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Mercado do E-commerce

E-commerce: 10 dicas infalíveis para impulsionar as suas vendas.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Em meio a um cenário tão concorrido, como o do e-commerce no Brasil, empreendedores buscam formas de se destacar em meio à concorrência e alavancar suas vendas online. 

Esse aumento na concorrência tem acontecido como um processo natural de crescimento do próprio setor que, mesmo em um momento instável da economia, mantém o espaço que ganhou nos últimos dois anos. 

De acordo com o MCC-ENET, as vendas do e-commerce brasileiro registraram aumento de 20,56% em janeiro de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. O levantamento também mostrou que as vendas do comércio eletrônico registraram crescimento de 0,63% entre janeiro de 2022 e dezembro de 2021. E que, no acumulado dos últimos 12 meses, a expansão foi de 16,14%.

Então, com um modelo de negócio funcionando bem e a concorrência aumentando, o desafio para alavancar as vendas é real. Mas não se preocupe, vamos te ajudar a superar esse desafio e aumentar as vendas da sua loja virtual.

Neste conteúdo você vai encontrar 10 dicas para alavancar as vendas do seu e-commerce dadas por empreendedores de verdade. Confira!

Cuidado com produto estrela

O produto estrela é aquele conhecido por gerar um grande volume de vendas para seu e-commerce e, por consequência, uma boa margem de lucro. Em outras palavras, é o iPhone para a Apple, ou o Big Mac, para o McDonalds.

Mas nem sempre dedicar tantos esforços em busca de um produto estrela faz sentido. Segundo Gabriel Bollico, fundador da ShopB, que está desde 2009 no mercado, não adianta você querer “seguir uma fórmula mágica” para encontrar um produto estrela e pensar que seus problemas já estão resolvidos. 

Bollico ainda reforça que o e-commerce é um conjunto de vários fatores e não existe uma cartilha pronta. Você precisa estudar, usar as ferramentas certas e ter constância. 

Entregas mais rápidas

Outro ponto importante que Gabriel Bollico destaca é a necessidade de ser cada vez mais rápido nas entregas. 

Em um primeiro momento pode parecer que esse aspecto não impacta diretamente nas vendas, mas não podemos esquecer que a entrega é uma etapa fundamental da jornada de compra

Então, foque na qualidade e também na rapidez. Sempre que possível, faça o envio do produto no mesmo dia da compra, ou no máximo, no dia seguinte. 

Se o cliente tiver uma boa experiência com a entrega, as chances de recompra aumentam e também a possibilidade dele indicar o seu negócio para familiares e amigos. 
Não é à toa que grandes marketplaces vêm investindo pesado em e-logística.

Foco total no atendimento

O atendimento ao cliente engloba vários pontos na jornada de compra. Por isso, se torna um ponto decisivo para conquistar vendas e também trabalhar o pós-venda, com foco na fidelização do cliente. 

Em seu vídeo no Youtube, Bollico reforça a necessidade de trabalhar bem e de forma rápida o atendimento. Principalmente via Whatsapp e redes sociais. 

Segundo ele, essa rapidez pode fazer toda a diferença no resultado das vendas e, por isso, merece muito a nossa atenção! 

Não faça só porque todo mundo faz 

Outro nome referência no mercado de e-commerce é a Sabrina Nunes, CEO da Francisca Jóias, que conquista milhares de vendas todos os dias.  

Um ponto relevante que a Sabrina Nunes destaca é “não fazer porque todo mundo está fazendo”. Ou seja, não investir em determinados canais de venda, ou estratégias, simplesmente porque na internet estão dizendo para fazer isso. 

Sabrina reforça que: “Vender na internet não é sorte, é estratégia”. Então, na hora de fazer campanhas de divulgação é necessário ter estratégia, planejamento, análise de dados e entender o porquê da escolha. Dessa forma, a chance de você não perder dinheiro e ser assertivo é muito maior.

Conteúdo humanizado

Quando o assunto é produção de conteúdo para as redes sociais, Sabrina destaca a necessidade de criar conteúdo feito “por pessoas para pessoas” - o famoso conteúdo humanizado.  

Não fale apenas sobre preço! Sua marca precisa compartilhar conteúdos que sejam realmente relevantes. Mostre os bastidores da produção, fotos reais, como usar o seu produto, curiosidades, clientes reais usando, etc. 

Invista em coleções

Mesmo que a sua marca não seja de moda e acessórios, criar estratégias baseadas em coleções é uma ótima oportunidade. Isso porque você estimula o cliente a partir de um determinado tema e, também, aumenta as possibilidades de aumentar seu ticket médio. 

Exemplo: uma loja virtual de produtos de casa e decoração pode criar uma coleção baseada em uma determinada série de televisão e, assim, vai conquistar um nicho de mercado que se sentirá motivado a comprar mais de um item. 

Analise os anúncios dos concorrentes

Quando o assunto é Marketing Digital e Growth Hacking, Raphael Lassance é um dos nomes que se destacam no Brasil. Recentemente ele compartilhou dicas super interessantes para alavancar as vendas.

Entre elas está a análise de concorrência usando a Biblioteca de Anúncios da Meta (Facebook). Lá você consegue pesquisar por tema, ou pelo nome da marca, e visualizar todos os anúncios ativos do seu concorrente, ou, até mesmo, de grandes players do mercado. 

Capture o tráfego do seu concorrente

Essa dica do Raphael Lassance pode ser colocada em prática no Youtube. Ao criar uma campanha na plataforma é possível dizer ao Youtube em qual vídeo exatamente você quer que o seu anúncio seja veiculado. 

Isso mesmo! Então, ao criar uma campanha de vídeo, você pode dizer ao Youtube que deseja que os anúncios apareçam nos vídeos do canal do seu concorrente. Assim, você consegue “capturar o tráfego” da sua concorrência. Confira mais detalhes sobre o assunto na aula do Raphael Lassance

Recuperação de carrinho abandonado

No e-commerce existem várias integrações e automações super importantes, entre elas uma que pode ajudar no aumento das vendas é a recuperação de carrinho abandonado. 

Isso porque, quase 70% dos consumidores abandonam os carrinhos sem concluir a compra. Então, ao ter uma automação pronta no seu e-commerce, será possível trazer de volta esse consumidor e motivá-lo a concluir a compra que ele havia deixado para trás. 

Confira algumas dicas e ferramentas para recuperar clientes e coloque em prática na sua loja virtual. 

Invista no Whatsapp

Além de ser um excelente canal de atendimento, o Whatsapp também pode ser um ótimo aliado nas comunicações transacionais e na recuperação de carrinhos abandonados.

Por ser um canal de amplo uso no Brasil, o consumidor brasileiro está acostumado a usar a ferramenta no dia a dia. Este hábito ajuda as empresas, que utilizam bem o Whatsapp, a aumentar as vendas. 

Mas lembre-se! Nada de enviar spam e colocar as pessoas em grupos. defina a função estratégica da ferramenta e construa de automações de boa qualidade. 

Tão importante quanto saber o que fazer para obter melhores resultados, é saber o que não fazer. Pensando nisso, preparamos um conteúdo riquíssimo com 08 erros recorrentes que geram grandes perdas de performance nos e-commerces brasileiros. 

Além disso, para tomar a decisão de direcionamento de esforços, é fundamental acompanhar a performance de cada canal. O comportamento do usuário indicará sempre onde você deve investir recursos.
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