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Fotos de Produtos: 10 dicas que farão seu e-commerce vender mais

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 3 anos

A grande vitrine para o seu e-commerce são as imagens que você posta nas plataformas virtuais. Elas funcionam como um cartão de visitas para a sua loja virtual e para que você tenha bons resultados é importante que você saiba como tirar fotos que vendam os seus produtos.

Quando planejamos a divulgação de um e-commerce precisamos levar em consideração que o consumidor não terá os mesmos apelos visuais e físicos que ele teria se estivesse em uma loja física. Então, a primeira coisa que você deve pensar é em como apresentar todas as qualidades do seu produto apenas com algumas fotos.

A ideia é que você consiga se destacar nas buscas do Google. Mas, para conseguir vencer a concorrência você deve se preocupar com todos os detalhes: desde o ambiente em que estará armazenado o seu site até a qualidade das fotos e descrição dos seus produtos.

1. Aproveite a luz do Sol: natural e de graça!

Fotografe perto de uma janela e evite luz direta, pois geram sombras que deixam um efeito bem demarcado. A iluminação natural tem que ser ambiente.

Aproveite também os dias nublados ou com mormaço, sem que o sol esteja forte. A mudança na luminosidade dos ambientes pode gerar um resultado bem interessante.

2. Nada de treme treme nas fotos!

Se você tiver um tripé, utilize-o para que sua câmera fique no lugar e parada.

Caso não tenha, você pode improvisar grudando seu celular, por exemplo, bem reto com uma fita crepe ou apoiando-o em livros, vasos e caixas.

3. Evite que o flash reflita diretamente no produto

Cuidado com o flash, pois pode estourar a sua foto e não deixar que algumas características do seu produto apareçam.

4. Mude de posição

 Apresente o seu produto por diversos ângulos e pontos de vista. Isso ajuda o cliente a entender a dimensão e as características do produto.

5. Cuidado com a escala

Lembre-se que o cliente precisa ter a dimensão do tamanho do produto. Faça composições de imagens que ajudem o cliente a compreender a dimensão do que está exposto.

No texto de apoio, capriche na descrição. Valorize o que está sendo vendido.

6. Use modelos

Você pode também produzir fotos personalizadas para o seu e-commerce. Utilize modelos reais ou manequins para a composição das fotos.

Por exemplo, se você tem uma loja virtual de roupas. Crie produções que favoreçam o caimento das peças. Fotografe as estampas e invista em composições que favoreçam  as cores ou o tecido das peças.

7. Monte cenários para a suas fotos

Conhecido também como styling, a elaboração de cenários nada mais é do que a organização dos objetos em uma foto.

Inclua elementos que ajudem a contar  uma história. O objetivo é destacar o produto e despertar o desejo de compras no cliente.

Se você vende perfumes, por exemplo, crie um fundo neutro com elementos que façam referência a fragrância. Por exemplo, se o perfume for mais floral, utilize as flores e frutas para ilustrar o cenário.

8. Seja criativo! Brinque com texturas e fundos diferentes

Pense em um fundo diferenciado. Você pode utilizar cartolinas, couro, tecidos, madeiras. A ideia é combinar diferentes texturas que ajudem a vender o seu produto.

Trabalhe com o contraste de cores quentes e cores frias. Elabore cenários simples que ajudem a diferenciar o seu produto.

9. Depois que tirou as fotos, é hora de editá-las!

A edição é a parte principal para ter boas fotos. Se a disposição, sombra e luz dos objetos na sua foto estão certos, ajuste cores e nitidez da foto em programas de edição. 

Crie uma identidade visual sua. Faça algo personalizado que valorize as qualidades do que você está vendendo.

Se for possível, invista em designer e profissionais especializados na produção de materiais institucionais. No entanto, se não tiver condições, utilize ferramentas, como o Canva, que te ajudam no desenvolvimento de peças exclusivas.

10. Capriche na descrição dos produtos

Depois que postou suas fotos, não esqueça de atrelar textos originais, claros e objetivos e incluir todas as características dele nas descrições. Um texto bem escrito te ajuda a aparecer com maior facilidade no Google.  Então capriche nisso e aproveite para vender muito.

Encante seu cliente com fotos que vendem

Lembre-se sempre que as fotos são a primeira impressão do cliente sobre  sua empresa.  Com apenas uma boa foto você pode despertar o interesse e encantar o cliente. 

Imagens com boa qualidade e clareza de informações aumentam sua probabilidade de vendas. 

Mãos à obra então.  Capriche na sua próxima sessão de fotos!

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