Mercado do E-commerce
Receita Capturada x Receita Faturada: quais as diferenças entre elas.
Por: Christianne Bajon
Atualizado há 2 anosAs métricas no e-commerce são importantes sempre, seja você um empreendedor que está começando agora seu negócio online ou um gestor experiente. É a partir dos indicadores que conseguimos acompanhar os dados e os resultados para melhor tomada de decisão.
Porém, caso você esteja começando agora, talvez algumas métricas não sejam tão simples de entender apenas de olhar, como é o caso da receita capturada e receita faturada. Mas já adiantamos que elas não são super complicadas e com certeza, ao final deste conteúdo, você vai entender bem a diferença.
No e-commerce é muito comum, ao extrairmos os dados, nos depararmos com uma receita totalmente diferente do valor faturado pela loja virtual. E é sobre isso que falaremos a seguir. Confira!
O que é captação de vendas no e-commerce?
Antes de nos aprofundarmos, precisamos definir o que é captação de vendas. Ela nada mais é do que tudo o que seu e-commerce vendeu em um determinado período. Ou seja, a receita total gerada pela loja virtual.
Exemplo simples: o cliente chegou até seu e-commerce, encontrou o produto, colocou no carrinho, selecionou a forma de pagamento e pronto, produto comprado.
Todas as vendas concluídas na página de checkout são consideradas captação de venda em um e-commerce.
O que é faturamento no e-commerce?
Já o faturamento, no e-commerce, consiste em todas as compras que realmente foram pagas.
Ou seja, o cliente passou por toda jornada de compra do seu produto e, depois de passar pelo checkout, teve o pagamento aprovado. Esse valor compõe a receita faturada pelo seu e-commerce.
Mas, por que esses valores podem ser diferentes?
Como dissemos, pode acontecer de parte da receita capturada não gerar faturamento real e vamos descobrir o porquê.
Isso costuma acontecer, na maioria das vezes, por algum dos motivos abaixo:
- Recusa do cartão de crédito;
- Não pagamento do Pix;
- Boleto não pago;
- Problemas com os intermediadores ou Gateways de pagamento;
- Dentre outros.
O percentual dos pagamentos aprovados é chamado de taxa de aprovação.
Ou seja, caso um cliente passe por todo o processo de compra, no e-commerce será considerado receita capturada, mas se, por algum motivo, o pedido não for pago, o valor não será faturado. Por isso, o indicador final da receita pode ser diferente.
Qual forma de pagamento com menor taxa de aprovação no e-commerce?
Neste caso, podemos dizer que o boleto é o grande vilão. Ainda que todos os meios de pagamento estejam suscetíveis a erros, precisamos destacar que o boleto é um meio de pagamento que geralmente causa alguns problemas.
O boleto permite que o cliente faça compras por impulso, de produtos que ele ainda irá pensar se vai ou não comprar. É uma maneira de “garantir” o produto, caso ele queira comprar até o prazo de vencimento do boleto, que em geral são três dias.
Ainda existem os clientes que compram, geram o boleto e se arrependem em seguida, ou até mesmo, esquecem de pagar o boleto antes da data limite. Os descontos significativos, facilidade, conforto e despreocupação em comprar por boleto, causam esse tipo de situação para os lojistas.
Mas ainda assim o boleto não deve ser abolido do seu e-commerce!
Ainda que as compras via boleto possam gerar uma falsa expectativa de faturamento, elas ainda são lucrativas para o comércio eletrônico, já que suas taxas são mais baixas do que a das operadoras de cartão de crédito.
Como melhorar a taxa de aprovação no e-commerce?
Pix
Não é segredo para ninguém que o Pix se tornou uma das formas de pagamento mais utilizadas no Brasil. Permitir que seus clientes paguem via Pix é uma excelente forma de aumentar a sua taxa de aprovação e aumentar diretamente sua receita faturada.
Segundo o Mercado Pago, a taxa de aprovação do Pix é 50% maior do que a do boleto bancário.
Boleto
Para aumentar a taxa de aprovação no boleto, você pode enviar e-mails ou mensagens via Whatsapp diretamente ao cliente, lembrando-o de que a data de vencimento está chegando e se colocando à disposição para esclarecer alguma dúvida que ele tenha.
Uma boa dica é gerar um gatilho de escassez e reforçar que o estoque daquele produto pode chegar ao fim e que, talvez, na próxima leva terá um preço diferente do que ele está prestes a pagar.
Faça o possível para que o cliente não se esqueça da compra, mostre o quanto aquilo será importante para ele. Lembre-se! Se faça presente, porém sem exageros.
Cartão de crédito
O cartão de crédito também é uma forma de pagamento que, muitas vezes, joga para baixo a taxa de aprovação de um e-commerce. Isso porque, às vezes, o cliente tenta efetuar a compra sem saber que ela ultrapassa seu limite de crédito. Ou até sabe, mas tenta da mesma maneira.
Uma forma de evitar essa situação é permitir que a compra seja realizada por mais de um cartão de crédito. Dessa forma, o valor é dividido em dois ou três cartões diferentes e as chances de pagamento aprovado crescem.
Essa prática é útil para você, cômodo para o cliente e principalmente para quem precisa fazer compras coletivas em grande escala.
Analise os dados constantemente
A taxa de aprovação ideal para o seu e-commerce precisa ficar acima de 70%, mas, quanto maior, melhor.
Para acompanhar os resultados e tomar as melhores decisões, faça um teste grátis de 15 dias na Solução de Gestão de dados da PlanD que foi pensada exclusivamente para e-commerces.
Na PlanD, é possível analisar o que sua loja gerou de capturado e de faturado. Você pode customizar o dashboard online com todos os indicadores necessários para identificar possíveis problemas e ajustar a tempo de não perder mais vendas.
Se o percentual da sua taxa de aprovação não estiver aumentando, reveja as ações e eventuais problemas de pagamento. Lembre-se de observar outros aspectos também como: página de checkout, valores de frete, usabilidade do seu site, comunicação com o cliente, etc. Tudo isso pode atrapalhar sua taxa de aprovação.
Vale a pena se esforçar para aumentar sua taxa de aprovação, quanto maior ela estiver, maior seu faturamento. Acompanhar as métricas do e-commerce faz parte da cultura data-driven, que precisa ser uma realidade no seu negócio online.
Confira qual é o impacto da cultura de dados para performance de e-commerce.