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Mercado do E-commerce

Frete Grátis: como oferecer sem ter prejuízo?

PlanD Data Intelligence

Por: PlanD Data Intelligence

Atualizado há 2 anos

O preço dos frete está entre as principais objeções dos clientes ao comprar em um e-commerce.

Um estudo realizado pela Rakuten Advertising apontou que 43% dos consumidores brasileiros se sentem motivados a comprar se o frete for grátis. Além disso, outra pesquisa, feita pela Voucher Cloud, levantou que 59% dos consumidores consideram o valor do frete antes de decidir concluir uma compra, ou não.

Combater essa barreira do frete tem sido o foco de muitos gestores, mas para isso é necessário estratégia e cautela. Isso porque, não adianta apenas oferecer frete grátis e pronto! 

Caso a estratégia de frete grátis seja utilizada, o custo do frete precisa ser levado em consideração na operação do e-commerce. Com análise de dados, inteligência de mercado e organização é possível oferecer frete grátis sem ter prejuízos no seu e-commerce.

No artigo de hoje nós te mostramos como criar uma campanha de frete grátis, e como facilitar esta tarefa usando as soluções da PlanD. Confira!

Por que oferecer frete grátis no seu e-commerce?

Além de ajudar a quebrar as objeções citadas na introdução deste artigo, oferecer frete grátis aos clientes do seu e-commerce gera outras vantagens

O frete grátis ativa um gatilho mental poderoso no consumidor. Ao analisarmos com um viés psicológico, algumas palavras têm o poder de convencer e incentivar a tomada de decisão. 

Quando o consumidor lê “frete grátis” no lugar de “taxa de entrega”, tem a sensação de que está ganhando algo e não pagando por isso. E vale deixar claro que os consumidores adoram sentir que a compra foi vantajosa para eles.

Confira como seu e-commerce pode se beneficiar em oferecer frete grátis:

  • Conquistar mais tráfego no site;
  • Reduzir as taxas de abandono de carrinho;
  • Aumentar as conversões;
  • Fidelizar clientes;
  • Ganhar em competitividade no mercado.

Quer saber como a PlanD te ajuda no acompanhamento de todas essas métricas?

Veja na imagem abaixo um exemplo de visualização de KPIs  de forma simples e descomplicada através de um dos nossos dashboards. O melhor é que ainda existe a possibilidade de customização dos painéis de acordo com as métricas, indicadores e estratégias que o gestor de e-commerce desejar.

frete-grátis-e-commerce

                              (Dashboard de tráfego da PlanD facilita a análise de KPI´s com a possibilidade de customização de painéis.) 

Você pode até ter um tráfego alto, mas o que fazer antes de anunciar frete grátis?

Defina uma estratégia

A primeira atitude que um gestor de e-commerce precisa tomar antes de anunciar o frete grátis é estabelecer uma estratégia que seja coerente com o objetivo da ação, com o seu modelo de negócio e, principalmente, com orçamento disponível. 

Por exemplo: se  você tem o objetivo de  aumentar as vendas de determinados produtos, você pode oferecer o frete grátis apenas para esse grupo de itens, limitando para qualquer outro produto.

Mas caso seu objetivo seja atrair mais pessoas para o seu e-commerce, é possível oferecer frete grátis para todo o site por um determinado período, mas desde que tenha margem de lucro para isso. 

Outra possibilidade é definir um valor mínimo de compras. Por exemplo, o frete grátis ficará disponível apenas para os clientes que realizarem compras acima de R$ 200,00.

Também tem a estratégia de oferecer a entrega sem custos para clientes recorrentes. Assim, você consegue motivar a recompra e a fidelização dos clientes. 

Lembre-se sempre! As melhores estratégias são as que fazem sentido para o seu negócio.

Uma boa notícia para quem busca fazer campanhas de frete é que, com a PlanD existe a possibilidade de saber a quantidade de pedidos pagos com frete grátis, além do Valor Médio de Frete por pedido e muito mais.

(Com a PlanD há possibilidade de criar um dashboard de vendas de acordo com o frete, tudo de um modo simples e intuitivo)

(Com a PlanD há possibilidade de criar um dashboard de vendas de acordo com o frete, tudo de um modo simples e intuitivo)

Leve em consideração o valor dos produtos

Esse aspecto é super importante para a saúde financeira do e-commerce! Ao analisar os valores dos produtos você saberá exatamente se pode oferecer a entrega grátis, sem comprometer a sua margem de lucro. 

Isso porque você terá a visão de quanto o seu e-commerce pode bancar para colocar a estratégia em prática.

Neste momento, entenda também a sua margem de lucro para que você saiba até onde pode chegar sem gerar prejuízos a operação do seu comércio eletrônico, deixando assim as estratégias de frete de fato lucrativas.

Separe por regiões

O nosso país tem uma grande extensão, o que pode deixar a frete grátis inviável para algumas regiões, dependendo da estratégia que você pretende adotar e da localização de origem do seu negócio.

Por esse motivo, definir uma zona de abrangência da promoção é importante para não prejudicar as finanças do seu e-commerce. 

Para poder entregar em regiões mais distantes sem ter prejuízos é fundamental contar com bons parceiros de envio que garantam preços baixos e bons prazos de entrega. Um modelo interessante que pode te ajudar nesse desafio é trabalhar com Dropshipping. 

Uma boa dica é mapear as regiões do Brasil onde você mais vende e calcular quanto custa o valor médio de frete para esses locais. Tendo conhecimento dessas informações, você consegue descobrir se terá condições financeiras para arcar com os custos de entrega e quais regiões vale mais a pena oferecer o frete grátis.

Atenção! Caso vá oferecer devoluções e trocas gratuitas, leve também em consideração os possíveis gastos com logística reversa.

Com a PlanD fica mais fácil acompanhar suas vendas por região, veja só:

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Dicas para aproveitar o frete grátis

Além das dicas já apresentadas aqui como definir mínimo de compra, segmentar por regiões e por determinados tipo de produtos, existem algumas outras formas de trabalhar a estratégia de frete grátis no seu e-commerce. Confira!

Aproveite as datas comemorativas

A sazonalidade do varejo é um dos grandes segredos dessa estratégia. Essa é uma das principais oportunidades logísticas dos gestores de e-commerce em datas comemorativas, já que são bastante atrativas para os consumidores.

Segundo a pesquisa Webshoppers, 34% do faturamento no e-commerce em 2020 veio a partir das vendas em datas comemorativas e feriados, como: Dia do Consumidor, Dia do Frete grátis, Páscoa, Dia das mães, Dia dos Namorados, Dia dos pais, Black Friday, Natal e entre outros.

Outro dado interessante sobre o assunto é que segundo a Neotrust na Black Friday de 2021, 66% das entregas tiveram frete grátis. Já no Dia dos Pais, 50% das compras foram entregues gratuitamente. 

Aumente 5 ou 10% do valor dos produtos

Analise se é possível aumentar em até 10% o valor dos seus produtos. Ao embutir parte do custo do frete no valor da venda, seu e-commerce não vai precisar arcar com um custo que pode acabar reduzindo sua margem de lucro.

Ainda que o objeto às vezes acabe ficando mais caro do que o dos concorrentes, o gatilho mental relacionado ao termo “frete grátis” pode ser suficiente para o consumidor optar pelo seu e-commerce.

Neste conteúdo você pode perceber como oferecer frete grátis no seu e-commerce é importante, desde que seja colocado em prática do jeito certo.

Além disso, viu que com a PlanD fica muito mais fácil de analisar os KPI´s certos para criar uma campanha de frete grátis e acompanhar as métricas em tempo real.

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