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Tecnologia

Impacto da cultura de dados para performance de e-commerce

Matheus Souza

Por: Matheus Souza

Atualizado há 2 anos

O mercado do e-commerce está, como sempre, competitivo e uma das formas de sair na frente é investir em uma cultura de dados que fortaleça a performance do seu e-commerce. Neste conteúdo você vai descobrir por que esse é um investimento vital para o comércio eletrônico.  

'Without data, you’re just another person with an opinion', ou em uma tradução livre para o português, “sem dados você é apenas outra pessoa com opinião”. Essa frase do estatístico, William Edwards Deming, nunca foi tão atual quanto agora. 

Considerado o “Pai da Qualidade”, Deming foi o grande responsável por parte dos avanços no gerenciamento de qualidade, que levaram as indústrias japonesas a um crescimento incrível no período do pós-guerra.

Essa premissa que Deming levantou há tanto anos, torna-se ainda mais fundamental em um contexto onde geramos e consumimos dados o tempo todo. 

Em 6 minutos, talvez o tempo que você leve para ler este conteúdo, são gerados 9,1 mil terabytes de dados no mundo. Ou seja, mais de dois milhões de stories publicados, 1,2 milhão de pessoas em reuniões no Google Meet ou no Zoom, 400 mil aplicações para vagas de emprego no LinkedIn e 250 milhões de mensagens trocadas no WhatsApp.

Esses milhões de dados gerados auxiliam estratégias de empresas ao redor do mundo. Isso porque, a partir deles, é possível conhecer informações valiosas relacionadas ao mercado e ao consumidor. Hoje, empresas que não têm uma cultura de dados forte acabam ficando para trás.  

Por isso, a seguir, mostraremos na prática maneiras de ter uma cultura de dados em um e-commerce e como ela pode impactar nos resultados.

Vantagens de investir em uma cultura de dados para o e-commerce

Além das vantagens que comentamos no início, existem outros benefícios relacionados a ter uma cultura data-driven no seu e-commerce. 

Decisões mais precisas

Quando você se debruça sobre dados reais do mercado e do seu próprio negócio, a empresa passa a contar com informações confiáveis para nortear a tomada de decisão com mais clareza, segurança e muito menos exposição a riscos.

Possibilidade de predição

Mesmo que você precise extrair grandes quantidades de dados e cruzá-los, métodos data-driven possibilitam identificar padrões e reconhecer tendências. 

Essa possibilidade permite ao e-commerce maior precisão para se antecipar aos movimentos do mercado ou, até mesmo, para prever e preparar o negócio para possíveis adversidades. 

A predição a partir dos dados ajuda a melhorar o planejamento estratégico, a direcionar ações e a reduzir custos. 

Autonomia para o time 

A falta de autonomia pode travar diversos processos em um negócio e, quando não existe uma cultura de dados, isso acontece com frequência. Acaba não existindo autonomia e os processos ficam travados. 

Neste cenário, como os dados não estão disponíveis, não são compartilhados e, muito menos, integrados entre todos, a tendência é que as pessoas tornem-se mais dependentes dos gestores e, por consequência, os gestores de seus superiores. Isso torna os processos muito mais burocráticos e morosos.

Já em um negócio com cultura de dados estabelecida, as pessoas têm mais autonomia para realizar suas atividades, otimizando a produtividade, fazendo priorizações assertivas, ganhando tempo e tomando decisões mais eficientes. 

Relevância e personalização

Os dados relacionados ao comportamento dos clientes ajudam a encontrar as respostas que todo gestor de e-commerce precisa. Mostram, por exemplo, com que frequência eles compram, o que mais consomem, quais promoções os fazem comprar, quais são as melhores fontes de tráfego, quanto os clientes estão dispostos a gastar em seus produtos e assim por diante.

Os dados extraídos a partir da relação do seu e-commerce com o cliente devem ser a base para a sua estratégia. Afinal, com a ajuda dos dados, você vai conhecer todos os detalhes, saberá como alcançar a confiança e dar a eles uma experiência encantadora.

Mais facilidade para determinar o ROI

Quando você passa a ter mais controle sobre os processos, haverá predição dos gastos e consegue antever movimentos de mercado, fica mais fácil calcular seu Retorno Sobre Investimento (ROI).

Infelizmente, muitas empresas acabam não conseguindo definir essa métrica com precisão simplesmente em função da falta de informações. 

Por outro lado, negócios que possuem uma cultura orientada a dados têm certeza de quanto cada ação executada lucrou ou deixou de lucrar. E tudo isso é fundamental para direcionar investimentos e reduzir desperdícios.

Como começar a aplicar a cultura de dados em um e-commerce?

Por se tratar de uma cultura, é necessário que comece na mentalidade das pessoas que fazem parte do e-commerce, para depois chegar à parte prática. Ou seja, é uma mudança de dentro para fora. 

Só depois que você e seu time entenderem a importância dos dados, então será o momento de colocar algumas ações em prática. 

Confira por onde você pode começar:

  • Tenha ferramentas que te auxiliem na gestão dos dados;
  • Aplique pesquisas de NPS tanto no atendimento quanto na entrega dos seus produtos;
  • Analise a quantidade média de itens por pedido e avalie o que pode ser feito para aumentar o ticket médio;
  • Estude o histórico de busca dos clientes em seu e-commerce para entender como você pode atender às suas necessidades;
  • Analise a performance geral do seu site, como: número de acessos, taxa de rejeição, tempo de permanência, etc.;
  • Analise o mapa de calor do seu site para saber quais são os itens mais clicados;
  • Avalie o CTR (taxa de cliques) dos banners principais;
  • A partir dos dados crie hipóteses para testes A/B.

Realizando uma análise mais estruturada de cada dado captado, é possível ir bem além dos tópicos citados acima. Por isso, é tão importante contar com ferramentas que te auxiliem, tanto na captação desses dados, quanto na análise.

A PlanD é uma solução que automatiza a análise de dados completa de seu e-commerce, dos canais de aquisição ao estoque. Com a ferramenta é possível ter acesso online aos dados de diferentes mídias e da sua plataforma de e-commerce. 

Além de tudo isso, você tem uma visão completa das diferentes etapas do funil de vendas, desde a campanha de mídia até a venda efetiva.  

Agora que você já sabe o impacto que a cultura de dados tem na performance de um e-commerce, você precisa dar um passo adiante e entender melhor o que fazer com os dados. 

Então, confira o conteúdo que criamos para te ajudar a definir metas para o seu e-commerce.

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