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Mercado do E-commerce

Os principais erros que afastam os clientes do seu e-commerce

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Segundo uma pesquisa feita pelo Google com a Euromonitor, a previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no Brasil, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas. Porém, mesmo em um cenário positivo, os gestores precisam ficar atentos aos erros no e-commerce

Isso porque, de acordo com o Sebrae, 60% das empresas online fecham no primeiro ano de funcionamento. Então, é necessário ter muita atenção aos detalhes quando o assunto é comércio eletrônico!

Tal qual o corpo humano, com funções visíveis e outras invisíveis aos nossos olhos, mas todas sendo importantes, o e-commerce também funciona assim. Existem muitos aspectos que podem atrapalhar a experiência de um usuário e fazer com que ele deixe de comprar na sua loja virtual. 

Para evitar essa situação, neste conteúdo separamos alguns dos principais erros que precisam ser evitados no e-commerce, para aumentar suas chances de ter sucesso nas vendas. Confira!

Ter um site lento e não responsivo

Não adianta apenas criar a sua loja virtual, cadastrar os produtos e pronto! É muito importante que o seu site de vendas seja responsivo e ofereça ao usuário uma experiência rápida de navegação.

Ter um site responsivo significa ter um site adaptável. Isso é importante porque a maioria das compras online são feitas com o celular e não no computador. Então, se a sua loja virtual não se adaptar às diferentes telas de acesso, você pode perder vendas.

Evite isso já na etapa de criação do e-commerce, prevendo essa responsividade, boa navegação e uma experiência positiva para os seus consumidores. 

Oferecer poucas opções de pagamento

Pix, cartão de crédito, débito, boleto, etc. Quanto mais opções de pagamento o e-commerce tiver, mais oportunidades de venda ele alcança.

Isso porque a opção de pagamento é um dos fatores que joga para cima as taxas de abandono de carrinho em uma loja virtual. Afinal, ninguém quer, após escolher um produto, chegar na página de checkout e não encontrar a forma de pagamento que pretende usar. 

Oferecer todas as opções de pagamento viáveis para o seu e-commerce é aumentar as chances do visitante do seu site de fato se tornar cliente.

Taxas de frete muito altas

Um dos grandes vilões do e-commerce sem dúvida é a taxa de frete. Segundo um levantamento global realizado pela Moosend, o alto valor do frete é responsável por até 60% dos carrinhos abandonados em lojas virtuais.

Então, fique atento a esse fator que pode ser decisivo nos seus resultados. Algumas boas práticas para diminuir o abandono de carrinho em virtude da taxa de frete:

  • Permita simulação do cálculo de frete antes de levar o produto para o carrinho;

  • Ofereça alternativas de prazos e valores de entrega;

  • Aposte em fretes mais competitivos, com diferentes transportadoras.

Veja como oferecer frete grátis no seu e-commerce sem ter prejuízo.

Não cumprir o prazo de entrega

Como comentamos logo no início, é fundamental oferecer uma boa experiência ao usuário em todos os aspectos. Isso inclui desde a navegação em seu site até a entrega do produto e o pós-venda

Para isso, é importante ter um bom relacionamento com fornecedores e transportadoras, unido a uma boa logística. Dessa forma você terá um maior controle sobre os prazos e consegue garantir que as entregas sejam realizadas no prazo informado para o cliente.

Lembre-se! A melhor forma de atração e retenção de consumidores é proporcionar um bom atendimento. Por isso, não frustre seus clientes ao estipular um prazo maior do que o previsto pelas transportadoras. Seja verdadeiro e busque alternativas para reduzir os prazos de entrega.

Produtos sem descrição

Pode até parecer óbvio, mas infelizmente não é! A falta de descrição nos produtos pode prejudicar suas vendas. Não só a ausência, mas também a descrição com poucas informações ou, até mesmo, com erros. 

O processo de compra online difere da compra em uma loja física. No digital, o cliente é mais independente e precisa ter mais informações disponíveis sobre os produtos para finalizar a compra. Afinal, ele não tem um vendedor por perto para ajudar. 

Além de descrições completas, é importante ter boas imagens dos produtos, que apresentem os detalhes e possibilitem ampliação da imagem (zoom)

Lembre-se que seu cliente não poderá ver o produto físico antes de comprar, então inclua todas as opções de visualização possíveis, para que ele tenha uma boa noção de como o produto de fato é.

Não analisar dados de desempenho do seu e-commerce

Todos os erros que já falamos até aqui para serem identificados e resolvidos precisam de algo em comum: análise de dados. Afinal, o que não é medido, não pode ser melhorado. O monitoramento das métricas precisa ser feito de forma prática e em tempo real, dessa forma as falhas podem ser identificadas e resolvidas em menos tempo.

Uma boa solução é incluir no planejamento análises periódicas dos KPIs e contar com uma ferramenta de análise de dados como a PlanD, que extraia e centralize todas as informações necessárias do seu e-commerce em um só lugar.

Conheça a PlanD, solução completa de análise de dados. Teste grátis por 15 dias ou, agende uma conversa com um especialista para te ajudar a montar os dashboards com os KPI's mais relevantes para seu e-commerce.

Processo checkout confuso

O checkout, ou seja, a finalização da compra é fundamental na experiência do cliente. Se o seu e-commerce oferecer etapas muito complicadas, o possível cliente pode desistir no meio do processo e você perder a venda.

Muitos e-commerces pedem o cadastro do cliente para finalizar a venda. Não existe problema nisso, até porque são dados importantes para conclusão da compra, mas esse cadastro não pode se tornar uma barreira.

Uma boa prática é oferecer um processo de compra linear, idas e vindas na sua página podem ser um problema. Por exemplo: você visitou um site, escolheu seu produto, clicou em finalizar, o site pede seus dados e você preenche. 

Logo depois, é solicitado que seja criado um login e senha, e você cria um. Mas de repente, após o login, o site pede de novo os dados e as informações de pagamento. Isso é não ter um processo linear e pode levar a desistência da compra. 

Anote essa máxima: menos cliques pode ser igual a mais compras. Facilite a vida do seu cliente e deixe as informações no checkout claras, sem barreiras e distrações.

Esses são alguns dos erros que precisam ser evitados no e-commerce e que podem te ajudar a ter bons resultados. Se quiser ler mais sobre esse assunto, confira 10 dicas rápidas para alavancar as vendas do seu e-commerce.

E então, o que achou do nosso artigo de hoje sobre os principais erros que afastam os clientes do seu e-commerce? Temos certeza de que agora você ficará mais atento a cada um desses pontos. Não se esqueça de analisar bem os dados usando a PlanD, certo!

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