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As melhores fontes de tráfego para ecommerce: de onde vem o seu cliente?

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 4 anos

Um dos mais importantes desafios das lojas virtuais é atrair potenciais clientes. Para ter sucesso nesta função você precisa avaliar quais são as melhores fontes de tráfego para o seu negócio. 

Fontes de tráfego são as diversas formas utilizadas para atrair clientes para o e-commerce. É como se você, caso tivesse uma loja física, realizasse várias ações para atrair clientes: poderia panfletar nas ruas ao redor da sua loja, fazer parcerias com condomínios para que o porteiro entregasse aos moradores uma pequena propaganda, divulgar seu negócio em mídia exterior, fazer parceria com outros varejistas, pedir que clientes e amigos indicassem sua loja, enfim, teria que promover o negócio para atrair clientes.

Com o e-commerce funciona de forma mais ou menos parecida: sem o tráfego, seu e-commerce simplesmente existe, mas não é visitado, porque ninguém sabe da existência dele e nem sequer encontra seu site.

As principais fontes de tráfego

Quer entender quais são as fontes de tráfego existentes para atrair clientes para seu e-commerce? Então, leia este texto até o fim!

Tráfego direto

É chamado de tráfego direto o ato de o consumidor digitar, em seu navegador, a URL de seu e-commerce. O estudo da Web Estratégica indicou que mais de 50% das visitas aos 100 maiores sites de e-commerce brasileiros são de forma direta. Outro dado importante: apesar de existir um número significativo de e-commerces em todo o Brasil, apenas 17 marcas ou grupos concentram 85% do mercado – prioritariamente os marketplaces.

Quando um e-commerce consegue ser lembrado pelo consumidor para compras por tráfego direto, ele tem a prova de que seu trabalho de branding está sendo bem feito. A construção de uma marca se faz em médio e longo prazos, com estratégias online e off-line, sendo as off-line importantíssimas para o tráfego direto. Dentre elas, podem-se citar os esforços de relações públicas, citações em reportagens, presença em eventos, patrocínios a esportes e ações sociais/comunitárias, entre outras.  

O tráfego direto é uma fonte importante de geração de clientes e difícil de construir, porém é duradoura e rentável.

Tráfego orgânico

É chamado de tráfego orgânico o conjunto de ações que levam o público ao seu e-commerce sem que você precise pagar por alguma campanha. A forma mais comum de gerar tráfego orgânico é a partir das buscas no Google e em outros buscadores, como Bing e Yahoo (sendo que o Google é responsável por 98% das buscas no Brasil).

Essa é a segunda maior fonte de tráfego para os 100 maiores e-commerces representando 24,7% do total, conforme apontou o estudo da Web Estratégica.

Como fazer com que seu e-commerce apareça entre as primeiras posições das buscas orgânicas? Esse não é um processo simples e, em breve, dedicaremos posts sobre o assunto. Mas, de forma geral, o primeiro passo é investir em um blog de qualidade e em vídeos que gerem bom engajamento e curadoria. É isso mesmo: empresas que geram conteúdo têm mais chance de ranquear bem.

As fontes de tráfego orgânicas trazem clientes de maneira lenta, mas os resultados são duradouros. Por isso, é imprescindível que se invista nelas e deixe seu e-commerce de acordo com as boas práticas de SEO (Search Engine Optmization - Otimização do Mecanismo de Busca).

Tráfego de referência

Quando você lê o conteúdo de um site ou de um blog pode reparar que existem referências a outros sites e blogs no texto. Essas indicações nada mais são do que o tráfego de referência: uma forma não apenas de enriquecer o post, mas de firmar parcerias e promover parceiros.

Quando um nutricionista, por exemplo, faz referência a uma marca de alimentos saudáveis, pode conseguir grande conversão de clientes. Essa é uma fonte importante de tráfego, já que constrói um trabalho de parcerias e indicações. Esse tipo de tráfego pode ser orgânico ou pago.

No estudo apresentado pela Web Estratégica, o tráfego de referência aparece com 7,7% das visitas aos principais e-commerces do Brasil.  Também são exemplos de tráfego de referência os cupons de desconto e sites de programas de fidelidade.

Mídias pagas

São os anúncios veiculados no Google Ads e Facebook Ads. É a forma de atingir o público de forma mais rápida, convertendo conforme suas necessidades. Em relação aos anúncios pagos de busca e em anúncios de display (banners exibidos para seu público-alvo), eles representam 13,3% do tráfego na média dos 100 sites analisados pela pesquisa aqui citada.

Tráfego social

É preciso estar presente nas redes sociais, atuando em cada uma delas conforme o perfil de seu público e sua marca. Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, Tik-Tok, todas elas têm características próprias e é necessário realizar um estudo que mostre quem é seu público e quais são as redes que ele mais acessa.

Uma loja de utilidades domésticas, que quer atingir donas de casa na faixa etária dos 50 anos, por exemplo, provavelmente terá seu público mais presente no Facebook. Já uma loja de moda jovem deve procurar seus clientes no Instagram, prioritariamente.

Em relação às redes sociais, quando se trata do alcance orgânico, ele está cada vez mais em queda, representando apenas 1,8% do total de visitas aos e-commerces. Segundo especialistas, a competição no feed de notícias e mudanças no algoritmo do Facebook reduziram o alcance médio.

E-mail

Trata-se de uma fonte de tráfego importante, porque tem baixo custo e reforça sua imagem com o público que já é seu cliente. O foco da comunicação é a consultoria: ofereça produtos personalizados, dicas e preste serviços, levando o cliente a clicar em ofertas, promoções e cupons de desconto.

Em qual fonte de tráfego investir?

Como as fontes de tráfego têm tempos diferentes para trazerem resultados é preciso equilibrar esforços entre elas. Para conseguir tráfego direto e orgânico, seu e-commerce precisará de tempo, então, é preciso investir em conteúdo. Já as ações de prazo imediato precisam de recursos financeiros alocados em mídia paga. Nenhuma ação deve ser negligenciada.

Para organizar todas elas, será preciso estruturar um plano de Marketing com datas e campanhas dentro de um cronograma.

A solução PlanD para otimizar as fontes de tráfego

É imprescindível que os gestores de e-commerce analisem as fontes de tráfego do seu negócio de forma recorrente.

A PlanD automatiza a análise de dados do e-commerce e proporciona que o gestor avalie suas diferentes fontes de tráfego de forma simples e ágil.

Nossa solução facilita a tomada de decisão e contribui para uma maior eficiência na gestão das campanhas de marketing.

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