Mercado do E-commerce
Ferramenta para E-commerce: Soluções para a sua loja virtual
Por: Christianne Bajon
Atualizado há 4 anosPara começar o ano com o pé direito, separamos aqui algumas dicas de ferramentas para e-commerce que te ajudarão desde a construção de uma loja virtual até a mensuração dos resultados.
Sabemos que existem diversas opções no mercado e nem sempre é fácil encontrar uma que atenda todas as suas necessidades como empreendedor.
Para te ajudar nessa missão, nossos especialistas da PlanD selecionaram aqui algumas opções com o melhor custo-benefício para você que tem um e-commerce e está se preparando para 2021.
Como encontrar as melhores soluções?
Separamos aqui um guia bem didático das ferramentas para e-commerce que poderão ser úteis ao seu dia-a-dia.
Vale lembrar que, as ferramentas para e-commerce foram desenvolvidas para atuar de forma integrada. Portanto, antes de tomar qualquer decisão é importante avaliar quais são as ferramentas compatíveis e quais não possuem integração com a plataforma de ecommerce escolhida. Nosso conselho é que você avalie bem a solução que pretende adotar e se certifique de que ela atenderá as necessidades do seu negócio.
Organizamos as soluções de acordo com a sua funcionalidade e como elas poderão ser utilizadas no seu negócio.
Para facilitar o entendimento, separamos as ferramentas por utilidade e categoria. São elas:
- Criar uma loja virtual;
- Chat on-line;
- Gerenciamento de redes sociais;
- Inbound Marketing;
- Gestão de projetos;
- Pesquisa e benchmark;
- Gestão de resultados;
- Análise de dados.
Ferramentas para criar uma loja virtual
As ferramentas mais usadas utilizam o sistema SaaS (software as a service), ou seja, a solução já vem pronta e só precisa ser adaptada à realidade do seu negócio. Dessa forma, você tem maior agilidade e menos erros durante a construção do seu e-commerce.
VTEX
A VTEX é líder em comércio colaborativo e suas soluções permitem que varejistas, marcas e fabricantes B2B tenham uma relação que favoreça a expansão dos negócios e também a atuação em marketplaces. A empresa não cobra por licença, os preços da solução dependerão da sua projeção de faturamento. Ao inserir essa informação no site da empresa, você será apresentado ao plano mais indicado para o seu negócio. Possui planos a partir de R$1.500,00 mensais.
Tray
É uma plataforma para você montar a sua loja virtual com agilidade e eficiência. Os planos da plataforma variam entre R$49,00 a R$749,00 por mês.
Nuvemshop
Ideal para empreendedores que estão ingressando no setor de e-commerce, a Nuvemshop também é uma excelente ferramenta para a criação da sua loja virtual. A empresa oferece planos a partir de R$49,90 (valor corresponde ao pacote de serviços mais simples).
Woocommerce
Para quem tem um site em Wordpress e pretende ingressar nas vendas online, o plugin WooCommerce pode ser uma boa alternativa. A plataforma tem uma versão gratuita, que pode ser utilizada por um determinado período. A WooCommerce trabalha com planos anuais, o plano básico custa R$630,00 e o mais completo está por R$1586,00.
Relacionamento com cliente e automação de Marketing
Não tem como falar sobre ferramentas para e-commerce e não citar as soluções que favorecem o relacionamento entre a empresa e seus clientes. Aqui separamos sugestões que ajudarão na gestão das redes sociais, gerenciamento e atendimento de clientes online, além de soluções de automação de relacionamento.
Ferramentas para gerenciamento de redes sociais
Mlabs – Ferramenta ideal para gerenciamento de redes sociais. A solução possibilita desde a criação e agendamento de posts para as principais mídias sociais e também responder mensagens privadas, tudo em uma única ferramenta.
Para contratar o serviço, o usuário pode escolher planos a partir de R$14,90 mensais.
Ferramentas para chat online
Zendesk - Quem nunca desistiu de uma compra por falta de suporte online, não é mesmo? Então, caso você precise de uma solução para chat online, a empresa disponibiliza a ZenDesk Chat.
O serviço é disponibilizado em pacotes que variam de acordo com a demanda do cliente, os valores devem ser consultados diretamente com a empresa.
Ferramentas de Inbound Marketing e E-mail Marketing
- RD Station – Plataforma de automação de marketing voltada para empresas que desejam aumentar sua atuação no digital, com estratégias de inbound e CRM.
- Hubspot é uma plataforma de gestão de vendas e marketing. Com a solução você passa a acompanhar de perto todos os contatos que chegam até o seu site. Ideal para empresas que pretendem trabalhar com estratégias de Inbound Marketing e ter uma comunicação específica para cada etapa do funil de vendas.
- Mailchimp - é uma das ferramentas mais populares do mundo e é destinada a ações de e-mail marketing. A ferramenta te permite criar e-mails de forma personalizada e te oferece um painel para gestão e monitoramento dos envios.
Focando em uma gestão de projetos mais eficiente
Só quem já criou um e-commerce sabe das dificuldades e desafios existentes. Para entregar o site funcionando e habilitado para as transações online é necessário planejamento e organização.
Zoho Projects
Para essa tarefa, recomendamos duas ferramentas. A primeira sugestão é o Zoho Projects. A ferramenta disponibiliza aplicativos que possibilitam gerenciar todas as áreas de uma empresa. A ferramenta custa a partir de 12 dólares mensais e os preços da utilização dos serviços variam de acordo com a quantidade de usuários e funcionalidades da ferramenta que o gestor pretende utilizar.
Trello
A outra ferramenta para gestão de equipes e projetos bastante utilizada é o Trello. Aqui você consegue fazer o acompanhamento das tarefas de maneira organizada e eficiente. A solução tem um plano gratuito que possibilita o arquivamento de até 10 MB de arquivos. A versão paga custa entre 9.99 a 17.50 dólares mensais, e oferece suporte, personalização nos quadros de projetos e outras funções que te ajudam a ter um gerenciamento mais eficaz de um projeto.
Benchmark: Potencializando resultados da sua marca
Acompanhar a concorrência e analisar a abordagem das empresas é uma das técnicas mais utilizadas para estudar o mercado. Para compreender as potencialidades e as fragilidades de um determinado produto ou serviço, você precisa conhecer muito bem as empresas que atuam no mesmo segmento.
As ferramentas te ajudarão a identificar palavras-chaves e termos mais utilizados pela concorrência. O objetivo é aparecer nos mesmos canais e com a mesma frequência que as outras empresas do setor. E, para que isso aconteça de forma bem-sucedida, você precisará de ferramentas que te ajudem a avaliar também as campanhas que estão sendo divulgadas pelas empresas.
Google Trends
Com o Google Trends você consegue avaliar a sazonalidade de um tema e tem informações úteis sobre o volume de busca de uma determinada palavra-chave ou assunto, além de trazer conteúdos prontos sobre tendências. E é uma ferramenta gratuita do Google.
Semrush
Auxilia na pesquisa e definição de palavra-chave, termos específicos e dados de sites concorrentes com base na relevância e no volume de buscas no Google. A ferramenta disponibiliza um acesso gratuito, limitado a 3 pesquisas por mês. Para conseguir explorar todas as funcionalidades, você pode contratar planos a partir de 100 dólares mensais.
Google Alerta
Outra ferramenta do Google que te ajuda no monitoramento de notícias relacionadas ao seu setor. Mantenha-se informado e saiba o que estão falando sobre a sua empresa e sobre as suas concorrentes, adicione um alerta com as palavras-chaves de interesse e receba a notificação diretamente no seu e-mail.
Hotjar
A solução traça um mapa de calor, identificado os pontos mais vistos pelos usuários, identificando assim quais são as áreas mais vistas. Com esse recurso você poderá diagnosticar, por exemplo, se as pessoas estão localizando ou não o botão de compras ou inclusão de produtos ao carrinho de compras. A ferramenta custa a partir de 100 dólares mensais para a gravação de 500 sessões/dia.
Captura de dados, gestão de resultados e promoção da marca
Em um e-commerce os números são os principais indicativos do que está ou não funcionando na sua loja virtual. Por esse motivo, ter soluções que te ajudem a mensurar os resultados é fundamental.
Google Analytics
Ferramenta gratuita de captura de dados do Google é também a mais popular e conhecida do mercado. Para que você tenha as informações de tráfego no seu site você deverá instalar um código, conforme as recomendações da plataforma.
Facebook Business
É o gerenciador de negócios do Facebook. Ideal para empresas que querem investir em anúncios ou acompanhar o tráfego da página da sua rede social de maneira mais eficiente (Facebook Insights).
Para promover a sua marca e obter dados sobre os seus clientes, as soluções do Facebook para empresas podem ser boas alternativas. A ferramenta te possibilita criar anúncios focados em públicos específicos, fazer postagens e analisar dados das mídias sociais Instagram e Facebook.
Ferramenta para análise de dados
Para quem busca soluções para a análise de dados, a PlanD oferece uma alternativa inovadora para e-commerce.
Aqui, você encontrará as principais informações sobre o funil de vendas da sua empresa e poderá encontrar as respostas que você precisa para aumentar o faturamento e reduzir os custos.
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