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Marketing

O que é Bounce Rate e como ela afeta seu e-commerce?

Matheus Souza

Por: Matheus Souza

Atualizado há 2 anos

Quando criamos ou fazemos a gestão de um negócio, como um e-commerce, existem diversas métricas que precisam ser acompanhadas para que a análise dos dados seja feita com qualidade e o acompanhamento seja assertivo. Entre essas métricas está o bounce rate ou, em português, a taxa de rejeição

O objetivo, de modo geral, é reduzir as taxas de rejeição dos usuários. Os dados da CXL apontam que os e-commerces têm taxas médias de rejeição entre 20 e 45%, consideradas mais baixas do que outros tipos de sites. Isso significa que uma taxa de rejeição de comércio eletrônico abaixo de 20% é ótima, entre 20% e 45% é a média e acima de 45% pode ser preocupante.

Mas o que é exatamente o bounce rate e por que é necessário ficar de olho nele? Confira no nosso artigo de hoje!

O que é bounce rate (taxa de rejeição)?

O bounce rate ou taxa de rejeição é uma métrica de análise da web que quantifica a porcentagem de visitantes que visualizam uma única página em um site e depois saem sem interação adicional com o restante do site. 

Como vimos no início, quando o assunto é e-commerce, a taxa média de rejeição fica entre 20% e 45%, com taxas de rejeição inferiores a 20% sendo consideradas excepcionais.

No e-commerce, os exemplos de rejeição incluem visitantes que:

1. Acessam a página inicial da sua loja e saem sem fazer nenhuma ação;
2. Chegam a uma página de produto e não interagem com ela antes de sair do site;
3. Chegam à sua página de informações de contato, encontram as informações desejadas e saem.

Como você vê, no terceiro tópico a rejeição não foi problemática, porque o visitante conseguiu fazer exatamente o que queria. No entanto, uma alta taxa de rejeição em páginas que não são de serviços geralmente podem ser problemáticas. Veja porque:

  • Você não conseguiu convencer um cliente a fazer uma compra (e, como consequência, perdeu receita);
  • Aos olhos do Google e dos outros buscadores, suas classificações podem ser afetadas negativamente: como a taxa de rejeição é um sinal de classificação (quanto maior o número, pior sua classificação), menos pessoas encontrarão você no futuro. 

Por que é importante acompanhar o Bounce Rate?

Para uma boa gestão, todos os negócios precisam ter definidos objetivos em seus sites. Esses objetivos podem ser macro ou micro. Eles podem ser o download de um material, um pedido de orçamento, cadastro em uma newsletter ou, no caso de um e-commerce (um objetivo macro) a compra em si. 

Normalmente a realização destes objetivos exige ao menos um ou dois cliques. Então, quando acontece uma rejeição, quer dizer que, entre outras coisas, o site não conseguiu levar o visitante aos objetivos.

Sendo assim, quando você acompanha a taxa de rejeição, consegue extrair informações importantes sobre a eficiência do seu site e de aspectos isolados como os calls to action, UX e da mensagem em si. Com isso no radar é possível fazer otimizações e planos de melhoria para diminuir a taxa de rejeição.

Quando o assunto é mídia paga, o bounce rate é ainda mais importante, isso porque ter uma alta taxa de rejeição significa desperdício de dinheiro em cliques e, por consequência, um aumento de custo por lead.

Além disso, no caso do Google Ads, a taxa de rejeição é considerada no cálculo do índice de qualidade dos anúncios. O que isso quer dizer? Quer dizer que quanto maior for o bounce rate da página de destino dos anúncios, menor será o índice de qualidade e maior será o custo por clique da campanha.

Como acompanhar a taxa de rejeição? 

Agora que já vimos como é importante acompanhar de perto a taxa de rejeição do seu e-commerce, vamos mostrar de um jeito prático como calcular essa métrica.

A boa notícia é que para medir a taxa de rejeição da sua loja virtual você não vai precisar fazer conta. Isso porque com a PlanD você consegue saber essa informação bem fácil. Outra forma de acompanhar esse indicador é também através da ativação do Google Analytics no seu site. 

bounce-rate-taxa-de-rejeição                                                                        (Dashboard da PlanD te ajuda a identificar a taxa de rejeição do seu site de forma simples e descomplicada)

Pronto! Agora você já sabe o que é bounce rate, sabe qual a taxa média para e-commerce e sabe como acompanhar essa métrica. Chegou a hora de saber como diminuí-la caso ela esteja alta. 

3 dicas para diminuir a taxa de rejeição no E-commerce

Confira algumas das principais dicas para diminuir a taxa de rejeição do seu e-commerce listadas pelo Hotjar, uma das principais ferramentas de análise de dados que oferece informações sobre o comportamento dos usuários em um site. 

1- Reduza a velocidade de carregamento das páginas

O carregamento lento das páginas pode ser um dos maiores culpados por trás das altas taxas de rejeição. Isso porque possíveis clientes ficam frustrados ou perdem o interesse e clicam em sites que podem atender às suas necessidades mais rapidamente.

De acordo com Adam Pearce, chefe de marketing e parcerias da Blend Commerce, o acordo geral no setor é que um tempo de carregamento de três segundos é o máximo para qualquer página de destino em um e-commerce.”,

Testar a velocidade do seu site é uma parte fundamental de qualquer análise de site, e há uma variedade de ferramentas que você pode usar para fazer isso: por exemplo, o PageSpeed ​​Insights do Google pontua e compara o desempenho do seu site em dispositivos móveis e computadores.

2- Encontre e corrija problemas de usabilidade

Assim como as páginas de carregamento lento, os problemas de usabilidade são uma das maneiras mais comuns de afastar os visitantes: se as pessoas não conseguirem progredir em um site que não funciona, a rejeição é quase inevitável.

Alguns problemas comuns de usabilidade a serem observados incluem:

  • Sites que não renderizam ou não respondem bem em dispositivos móveis
  • Error 404
  • Falhas técnicas, como links quebrados ou menus suspensos defeituosos

O teste de usabilidade pode ajudá-lo a identificar erros técnicos em seu site, e uma das formas mais simples de teste de usabilidade é observar as gravações da sessão: inclua suas páginas de alta rejeição na revisão e tome nota de quaisquer problemas que os visitantes possam encontrar ou falhas que enfrentarem— e, em seguida, corrija-os imediatamente para uma melhor experiência do usuário.

3-Analise o tráfego pago

No Google Analytics, navegue até Comportamento > Conteúdo do site > Detalhamento de conteúdo e escolha Origem como uma dimensão secundária para qualquer URL de seu interesse. Dê uma olhada para ver de onde vem seu tráfego e a taxa de rejeição média associada a cada origem.

Se você estiver usando display, pesquisa paga ou campanhas de compras e não estiver satisfeito com a taxa de rejeição dos usuários que está atraindo, pode valer a pena reavaliar sua estratégia. 

Vimos como é importante acompanhar e analisar os dados para o sucesso de e-commerce. Confira a seguir o impacto da cultura de dados para performance de e-commerce.

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