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Marketing

Melhore as vendas do seu e-commerce usando as redes sociais a seu favor.

PlanD Data Intelligence

Por: PlanD Data Intelligence

Atualizado há um ano

4,6 bilhões. Essa é a quantidade aproximada de pessoas que usa as redes sociais no mundo, número que representa 60% da população mundial. Aqui no Brasil, 159 milhões de pessoas acessam as mídias sociais diariamente, ou seja, em torno de 80% da população.

A expectativa é que esses números continuem crescendo. A previsão, até o final de 2026, é de que o Brasil acumule, em média, 184,76 milhões de usuários de redes sociais - o que equivale a 87,09% da nossa população.

Esses números grandiosos já são o suficiente para demonstrar a força das redes sociais como um todo. Porém, podemos ir além e observar o comportamento de compra dos usuários nas redes sociais.

Essas plataformas deixaram de ser apenas canais sociais e se consolidaram como canais de venda para diversos tipos de negócios, inclusive e-commerces. 

A seguir separamos alguns dados e casos de sucesso que nos ajudam a entender a força que as redes sociais tem e a forma como elas ajudam a melhorar as vendas no e-commerce brasileiro.

Brasileiros usam as redes sociais para comprar online

Como vimos na introdução deste conteúdo, o grande número de usuários das redes sociais, associado aos novos hábitos de consumo da população, transformaram as mídias sociais em um canal de vendas poderoso. 

Podemos reforçar essa importância a partir de alguns números. Segundo a pesquisa Social Commerce, 37% dos usuários acessam lojas online pelo menos uma vez por mês em busca de ofertas, e 23% acessam semanalmente para fazer compras.

Além disso, 76% dos consumidores recorrem às redes sociais para pesquisar itens desejados — 56% deles para ter acesso à avaliação de outros clientes, e 54% para comparar preços.

O Instagram é a rede social preferida para buscar produtos (62%), seguido pelo Facebook (61%), Google Shopping (61%) e WhatsApp (37%). Quando o assunto é concluir as compras, a maioria utiliza o Google Shopping (53%) e o Instagram (50%).

Entre os motivos pelos quais os consumidores optam por comprar nas redes sociais, existem diversas razões, que englobam desde o preço, facilidade e rapidez até o acesso a mais informações sobre os produtos.

E-commerce e redes sociais: casos de sucessos

Agora chegou a hora de conhecer histórias de alguns comércios eletrônicos que conquistaram excelentes resultados utilizando as redes sociais.

Alguns dos cases de sucesso listados a seguir foram apresentados recentemente pela Alexandra Avelar, Country Manager da Emplifi no Brasil, nova marca da Socialbakers, ao Portal E-commerce Brasil. Confira!

KitKat Austrália

A KitKat Austrália é um grande exemplo de inovação. A marca foi a primeira no país a apresentar uma experiência de live shopping no Facebook Live. O evento contou com a participação de chocolateiros demonstrando novos produtos, interagindo com convidados especiais, com ofertas exclusivas ao público.

A experiência inovadora incluiu um recurso de compras para os espectadores da transmissão ao vivo comprarem produtos simplesmente digitando palavras-chave. Um espectador podia digitar uma palavra-chave prescrita na caixa de comentários, acionando uma notificação do Messenger que incluía um link para comprar o produto online. 

Petco

A Petco usa lives, marketing de influência e lojas nas redes sociais para fornecer experiências inovadoras aos seus clientes. O primeiro evento de live shopping da empresa combinou um desfile de moda para animais de estimação com uma campanha de adoção de cães. O evento foi um grande sucesso, atingindo mais de 900 mil pessoas e aumentando as vendas em duas vezes o custo do evento.

A marca também trabalhou com o Facebook e o Instagram para estabelecer lojas sociais diretamente nas plataformas de mídia social. Além disso, a Petco aproveitou suas parcerias com influenciadores para lançar uma campanha do TikTok que atingiu mais de 28 milhões de impressões para sua marca de roupas destinada a animais de estimação.

Charlotte Tilbury

A Charlotte Tilbury, por exemplo, foi uma das primeiras marcas de cosméticos a criar uma vitrine digital usando realidade virtual (VR). Em novembro de 2020, a marca lançou uma loja digital 3D onde os compradores podem explorar, comprar e receber recomendações personalizadas. A marca também organiza eventos ao vivo, incluindo tutoriais de maquiagem e cuidados com a pele em sua loja digital, além de eventos de live shopping no TikTok.

A empresa também lançou um novo recurso, “Shop with Friends“, que permite que os clientes convidem amigos e familiares para participar de uma videochamada e navegar juntos pela loja virtual.

Walmart

Em 2022, o Walmart realizou um evento de Live Commerce no TikTok e os resultados superaram as expectativas. A rede de supermercados americana alcançou 7x mais espectadores do que a estimativa e teve crescimento de 25% da base de seguidores do perfil da empresa na rede social.

Vivo

A Vivo conquistou um crescimento três vezes maior no número de pedidos pela sua banda larga ao utilizar uma nova estratégia aos anúncios nas redes sociais e otimizar o pixel do site. Além disso, também conquistou resultados positivos em lembrança e associação de mensagem.

O pixel é um pequeno pedaço de código que, inserido no HTML do site, permite que o anunciante mensure as ações que os usuários realizam ali. No caso da Vivo, o pixel foi configurado para medir visitas ao site, pesquisas feitas, planos escolhidos, compras finalizadas, etc. Assim, a marca conseguiu mapear todas essas ações para entender a jornada do consumidor após ver um anúncio no Facebook. 

Conclusão

Investir de forma correta nas redes sociais, além de contribuir para que o seu e-commerce esteja presente em um ambiente online massivo, proporciona que sua marca fique próxima dos seus consumidores e conte com um canal de venda mais rápido e eficiente.

Porém, lembre-se! Não adianta apenas criar o perfil do seu e-commerce em todas as redes sociais, postar conteúdo às vezes e pronto. Para ter sucesso é necessário, assim como em tudo no seu comércio eletrônico, uma estratégia baseada em dados e ações táticas consistentes. 

Para saber como a PlanD pode te ajudar a mensurar seus resultados nas redes sociais, confira o vídeo explicativo que preparamos especialmente para você, gestor ou dono de um e-commerce:

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