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Parcerias com influencers: uma estratégia para seu e-commerce vender mais!

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há um ano

Atrair a atenção do consumidor para ele comprar um produto ou serviço tem sido cada vez mais desafiador. Isso porque ele recebe estímulos com muita frequência e de diferentes maneiras. Entre as estratégias utilizadas para superar essas barreiras estão as parcerias com influencers, que ajudam a atrair e gerar credibilidade junto ao consumidor. 

De acordo com o Valor Investe, do Globo, mais de 43% dos brasileiros já fizeram compras estimulados por influenciadores na internet, número que lidera o ranking mundial. Em segundo lugar, aparece a China com 34%, país considerado pioneiro no social commerce e live commerce, nos quais os influencers realizam divulgações e lives nas redes sociais para divulgação de produtos e serviços. Em terceira posição no ranking mundial está a Índia, com 33%. 

Diante desses dados, vemos a força que os influenciadores digitais têm no mercado brasileiro. Então, para aproveitar essa oportunidade, dedicamos este conteúdo para que você entenda um pouco sobre como as parcerias com influencers podem ajudar o seu e-commerce a vender mais. 

Panorama sobre influencers no Brasil

Além das informações que já apresentamos antes, vale destacar outros números e ter uma visão mais completa a respeito do assunto. 

De acordo com o Valor Econômico, a Nielsen fez um levantamento, entre 2021 e 2022, no qual apontou que atualmente existem 10,5 milhões de influenciadores no Brasil, com pelo menos mil seguidores cada, em média, nas plataformas Instagram, TikTok e YouTube.

Considerando essas três redes sociais, o Brasil fica em segundo lugar no mundo, perdendo apenas para os Estados Unidos, que chega a 13,5 milhões.

Ainda segundo a Nielsen, o investimento das marcas nas parcerias com influenciadores digitais cresceu 53% entre 2021 e 2022. Outro ponto interessante é que importantes agências de publicidade e as maiores companhias do Brasil já criaram departamentos específicos para trabalhar com os influenciadores.

Como a estratégia com influenciadores pode ajudar seu e-commerce?

Para o comércio eletrônico, existem muitos benefícios em realizar parcerias com influencers. Elas trazem mais relevância e autoridade para o negócio, fazem com que as pessoas confiem mais no discurso da marca, além de despertar o desejo pelo produto e, por fim, gerar mais vendas.

As parcerias com os influenciadores também tem o potencial de melhorar os seguintes pontos do seu e-ecommerce:

Gerar tráfego qualificado

À medida que o seu e-commerce fecha parcerias com influenciadores que gerem, de fato, conexão com a sua marca, o alcance do seu negócio tende a aumentar. Afinal, os seguidores dos influencers acompanharão mais de perto a sua marca, já que a imagem do influenciador está associada a ela.

Sendo assim, essas parcerias tendem a gerar tráfego mais qualificado para o seu e-commerce. Isso porque, na jornada de vendas, o topo do funil será preenchido com pessoas mais propensas a se conectar e confiar na sua marca. Em outras palavras, elas estarão mais preparadas para compra, ainda que estejam apenas no começo da jornada.

Melhorar a segmentação

Além de conquistar um tráfego mais qualificado, as parcerias com influenciadores permitem que seu negócio converse com o público certo, isto é, aqueles que já possuem algum nível de interesse no segmento do seu e-commerce. Outro ponto interessante, é a possibilidade de engajar os potenciais clientes à proposta do seu e-commerce com mais facilidade, desde que a audiência dos influenciadores escolhidos seja parecida com o público-alvo da sua marca. De nada adianta querer contratar um influenciador só porque ele tem milhões de seguidores, se o público dele não tem interesse nos seus produtos.

Fortalecer o posicionamento da marca

Os benefícios das parcerias com influencers vão para além da compra em si, pois também potencializam o posicionamento de marca do seu e-commerce. Elas fortalecem a imagem, princípios e valores do negócio, assim como o torna reconhecido no mercado, colocando-o próximo de iniciativas relevantes. Outras vantagens são:

  • maior retenção de clientes;
  • geração de valor;
  • mais impacto nas campanhas de marketing;
  • destacar-se em relação à concorrência.

Dicas para fazer parcerias com influencers

Antes de sair por aí contratando influenciadores para as campanhas de marketing do seu e-commerce, é importante considerar alguns fatores. Confira alguns deles:

Motivos da parceria

A princípio, você precisa ter bem claro quais são os motivos de realizar a parceria. Desde a visão do time de marketing, até a da equipe de vendas do seu e-commerce. O que se pretende ao contratar os influenciadores tem de estar bem definido. Confira alguns dos principais motivos para apostar na estratégia:

  • lançar novos produtos;
  • conquistar mais leads;
  • fortalecer a marca;
  • aproveitar as sazonalidades.

Influenciadores certos

Os dados e os porquês são o norte para a escolha dos influenciadores. Existem outras questões que também precisam ser consideradas para definir parcerias com influencers que sejam realmente efetivas.

Por exemplo, é fundamental que o público-alvo dos influenciadores seja igual ou parecido com o do seu e-commerce. Do contrário, os resultados vão ser baixos e prejudiciais para a imagem de ambos.Também é importante que todo o seu time conheça bem a persona da marca. Para ter bem claro todas as informações sobre o tipo de conteúdo consumido pelos clientes, quais canais digitais eles mais utilizam e quem são os influenciadores que mais impactam suas tomadas de decisão.

Outro ponto importante é contratar influenciadores que possuam os mesmos valores e os princípios da sua marca, como também para aqueles que já compraram produtos ou serviços e gostam da proposta da sua loja virtual.

Isso traz mais autenticidade para os conteúdos produzidos, pois os influenciadores mostram afinidade com o que estão anunciando.

Quantidade x qualidade

Como já comentamos antes, mais do que a quantidade de seguidores, o que mais importa na hora da escolha das parcerias é o quanto de engajamento e poder de influência os digitais influencers possuem no nicho do e-commerce.

Então, além de levar todos os pontos até aqui em consideração, lembre-se de analisar os dados e entender se a parceria faz sentido para o seu negócio. 

Medir o desempenho

Antes, durante e depois das parcerias acontecerem, é fundamental ter uma visão completa do desempenho do seu e-commerce, das estratégias de marketing e das redes sociais como um todo. 

Para fazer isso, é fundamental definir indicadores, analisar os dados do seu negócio de modo prático e mensurar os resultados para saber se suas metas estão sendo atingidas; isso pode ser realizado facilmente através da nossa solução em análise de dados, especialmente formatada para o crescimento de e-commerces.

Com a análise de dados, é possível descobrir se a estratégia realmente está valendo a pena para o e-commerce, observando os pontos falhos e aquilo que está dando certo em suas parcerias com os influenciadores. 

Uma das formas de mensurar resultados das ações realizadas com influencers é através do acompanhamento dos cupons de descontos oferecidos pelos parceiros.

Com a PlanD, por exemplo, é possível monitorar o desempenho de cada cupom, saber o faturamento que o influencer trouxe, bem como o ticket médio e outros indicadores relevantes para a estratégia. Assim é possível acompanhar o desempenho das parcerias e saber se realmente está valendo a pena mantê-las, bem como saber quais influencers geram mais resultados em vendas para seu e-commerce.

Para continuar se aprofundando sobre o assunto, conhecer outras formas de atrair público para o seu e-commerce e conquistar mais vendas, confira o conteúdo que preparamos sobre como melhorar as vendas do seu e-commerce usando as redes sociais a seu favor.

Gostou desse conteúdo? Compartilhe com outros empreendedores do e-commerce e ajude o mercado digital a se fortalecer por meio de estratégias baseadas na análise de dados.

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