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Mercado do E-commerce

Compra conjunta: uma estratégia para aumentar o ticket médio do seu e-commerce

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Como já escrevemos em artigos anteriores, o ticket médio é um KPI essencial para o e-commerce. Acompanhar este indicador e buscar estratégias para elevá-lo é imprescindível para melhorar os resultados dos e-commerces

Quando o valor total gasto por consumidor em cada compra aumenta, os gestores rentabilizam melhor o investimento feito para adquirir clientes. Ou seja, melhora o ROI.  

Entenda melhor!

Ticket médio: o que é, quais as vantagens e como melhorar essa métrica?

O ticket médio, TKM, é a média do valor pago por cada compra realizada em determinado período.
Essa métrica é um indicador essencial para as lojas virtuais dos mais diferentes segmentos e portes e seu cálculo é bem simples:

Valor Total de Vendas ÷ Número Total de Vendas

(Deve-se considerar sempre o mesmo período para cada valor)

Acompanhar o ticket médio de um e-commerce é crucial por diferentes motivos. Abaixo listamos alguns dos principais benefícios:

  • Conhecer o comportamento do consumidor e seu poder de compra;
  • Analisar quanto cada consumidor está disposto a gastar na sua loja virtual
  • Entender quais produtos são mais vendidos;
  • Entender sua esteira de ofertas;
  • Criar estratégias de Upsell e Cross Sell.

Existem algumas maneiras de aumentar o ticket médio em seu e-commerce, um exemplo é através da venda de kits com produtos que se combinam entre si, como um caderno + agenda + canetas ou um kit de camisetas com cores diferentes. 

Além dos kits prontos, outra forma de aumentar o valor de cada venda é estimulando a compra conjunta de produtos.

Entenda melhor sobre a compra conjunta de produtos

A compra conjunta de produtos é uma ação que visa combinar e unir os itens mais vendidos em combos ou promoções. Nas lojas virtuais, essa estratégia costuma ser chamada de “compre junto”. 

É muito importante lembrar que a ideia principal da compra conjunta é sugerir a aquisição de 2 ou mais itens dentro do mesmo pedido. O cliente não é obrigado a adquirir o combo. O objetivo é sugerir, nunca obrigar. 

E além de trazer excelentes resultados ao ticket médio da empresa, essa ação visa oferecer uma experiência completa aos seus consumidores. E quanto melhor a experiência de compra, maiores as chances de o cliente voltar à loja virtual. 

E como funciona a estratégia de compra conjunta de produtos?

O e-commerce pode montar o combo para compra conjunta de diferentes maneiras. Entre as principais estratégias, estão:

  • Novos pacotes de produtos 

A loja virtual pode analisar os itens mais vendidos em conjunto e montar pacotes que instiguem o desejo de compra dos consumidores. A ideia é já oferecer esses combos e estimular a aquisição com apenas um clique. Veja o exemplo abaixo: 

  • Combos promocionais 

Uma outra estratégia que pode ser feita pelas lojas virtuais são as campanhas promocionais. É possível combinar os produtos mais vendidos pelos consumidores e oferecer uma condição especial para compra. 

Além de ofertar um combo que gere interesse no cliente, a promoção estimula ainda mais a compra, sendo vantajoso para o consumidor e também para as vendas do e-commerce. Veja o exemplo: 

Viu só? No exemplo acima é possível perceber que a compra conjunta vale muito mais a pena financeiramente para os consumidores. Aposte em ações assim, essas estratégias conquistam os clientes. 

Mas como saber quais produtos combinar em um mesmo pedido?

Uma ideia pode ser combinar os itens do portfólio da empresa e oferecer kits aos consumidores.  Vale ressaltar que, para montar esses kits, é fundamental analisar quais os itens mais vendidos. Essa informação é primordial para a estratégia da loja virtual. 

A oferta de kits e combos deve ser realizada na própria página do produto. É importante que ela esteja em um lugar de destaque para chamar atenção do cliente e gerar o interesse na compra. 

Também é essencial que os produtos oferecidos em conjunto se complementem. Ou seja, a compra precisa fazer sentido para o consumidor e captar sua necessidade e desejo. 

Veja algumas sugestões de compra conjunta de produtos: 

  • Vinho e taças 
  • Cadeira e mesa de escritório 
  • Roupa e calçado 
  • Shampoo e condicionador 
  • Impressora e papel
  • Tênis e meias 
  • Livros do mesmo segmento 
  • Entre outros exemplos 

O mais importante na hora de montar a compra conjunta é colocar-se no lugar do consumidor. Vale pensar qual sua necessidade na hora da compra e quais outros produtos complementariam essa carência. 

E quando falamos em estratégias de compra conjunta, o e-commerce pode realizar algumas ações, como: 

  • Criação de novos pacotes de produtos, unificando os itens;
  • Criação de campanhas de desconto ao comprar 2 produtos ou mais;
  • Divulgação de combos com os produtos mais vendidos.

Como começar?

Antes de montar esses pacotes é fundamental analisar quais produtos são os mais vendidos e quais produtos são comprados conjuntamente - dentro de um mesmo pedido.

Por exemplo: quem compra o produto A também compra o produto B em 80% dos pedidos; quem compra o produto A também compra o produto C em 60% dos pedidos e assim por diante…

Entender esse comportamento dos clientes é essencial para criar estratégias de kits e compras conjuntas, porém, é preciso conhecer os dados coletados e saber interpretá-los!

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