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Mercado do E-commerce

Como vender no pós Black Friday? - Formas de ampliar os resultados do seu e-commerce após o fim da promoção.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há um ano

Gestores de e-commerce sabem que a Black Friday é um momento de grandes oportunidades. Além de ter um potencial para movimentar milhões de reais no comércio eletrônico brasileiro, a data também é excelente para atrair novos clientes e continuar vendendo mesmo depois da tão esperada sexta-feira. 

Isso porque, com condições mais atrativas, o número de novos clientes aumenta e, por consequência, as chances de conquistar recorrência desses consumidores também. 

Além disso, o final de ano é um momento propício para vender mais, afinal, estamos próximos do Natal, uma das datas mais aquecidas do e-commerce brasileiro. Para ter uma ideia, em dezembro de 2021 o faturamento das vendas no e-commerce foi de R$6,6 bilhões, segundo dados da Neotrust — o que representa um aumento de 17,9% em relação ao ano anterior.

Outro dado interessante é que 60% dos consumidores que têm uma experiência de compra positiva na Black Friday retornam ao e-commerce para comprar no Natal.

Então, é o momento ideal de aproveitar a intenção de compras natalinas para fidelizar os clientes conquistados na Black Friday. Confira a seguir dicas práticas para continuar vendendo muito neste fim de ano!

Invista em uma estratégia de pós-venda eficiente

Lembre-se daquela máxima de Philip Kotler: “Conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual”.

Então, quando seu e-commerce realiza um bom pós-venda, além de diminuir o seu CAC (Custo de Aquisição), você consegue melhorar o LTV (Life Time Value), mantém uma boa relação e, assim, consegue fidelizar clientes, aumentando as chances de recorrência.

💡Além do LTV, conheça ainda 8 indicadores do e-commerce para acompanhar durante e após a Black Friday

Quando falamos sobre pós-venda, vale destacar que o processo contempla desde a comunicação sobre a primeira compra do cliente, até novas ações para impactar esses consumidores outras vezes. 

A seguir, separamos algumas dicas para você colocar em prática para melhorar a experiência do cliente e potencializar os resultados do seu e-commerce - mesmo depois da Black Friday!

Organize o processo de trocas e devoluções

Lembre-se que, segundo o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, o consumidor pode desistir da compra em até 7 dias após o recebimento do produto, sem precisar apresentar uma justificativa em relação à devolução.

Então, além de manter seu negócio dentro da lei e conquistar a credibilidade, criar uma política de trocas e devoluções transparente e organizada também auxilia na experiência pós-venda dos clientes com seu e-commerce.

Seu comércio eletrônico precisa estar preparado para receber e atender essas necessidades de trocas. Invista em boas práticas de logística reversa para facilitar a vida do cliente e melhorar ainda mais a experiência de compra.

💡5 erros de logística do e-commerce que você não pode cometer na Black Friday

Peça avaliações e crie condições exclusivas

Outra forma de oferecer ao consumidor uma boa experiência no pós-venda e aumentar as possibilidades de fidelização, é pedir que o cliente avalie o produto comprado.

Além dessa atitude mostrar que seu e-commerce se importa com a opinião do consumidor,  avaliações positivas, quando exibidas no seu site, aumentam a confiabilidade dos produtos e geram novas vendas. No processo pós-venda, além de se colocar à disposição do consumidor e abrir espaço para ouvi-lo, também é uma boa prática oferecer vantagens e condições exclusivas, como

cupons de desconto para uma nova compra e também conteúdos relacionados ao produto comprado ou segmento da loja.

Utilize bem os canais de comunicação 

Para ter um relacionamento saudável e próximo com o cliente do seu e-commerce, é fundamental manter contato. Para isso, as redes sociais e o e-mail marketing são canais de comunicação muito relevantes.

Por exemplo, no Instagram, sua marca pode interagir e criar relacionamento com os usuários por meio de enquetes ou até mesmo divulgando condições especiais para uma lista exclusiva de clientes na função de amigos próximos dos Stories. Você pode trabalhar desde cupons de desconto, divulgar página exclusiva com produtos em promoção, brindes e muito mais. 

Além das redes sociais, o e-mail também é um canal que se destaca no pós-venda da Black Friday. A partir dele é possível fidelizar clientes e conquistar novas vendas.

Você pode utilizar o e-mail para pedir avaliações da compra feita pelo cliente na Black Friday e, neste momento, divulgar novas promoções, produtos complementares ao vendido anteriormente e outros benefícios.

Defina uma periodicidade de envios, tanto nas redes sociais como por e-mail, e compartilhe informações e ofertas que realmente sejam relevantes para a sua persona. Lembre-se que é fundamental agregar valor e não somente divulgar produtos e serviços.

Invista em comunicações e anúncios segmentados

Aproveitando que estamos falando sobre e-mail marketing, outra prática interessante para ter um bom desempenho no pós-Black Friday é trabalhar disparos de e-mails direcionados. Essa segmentação pode ser por: tipos de produtos, região, idade, gênero, interesses, entre outros.

Fazer essa divisão a partir dessas informações permite que você selecione os produtos e ofertas certas para enviar aos clientes de uma lista específica; essa estratégia favorece a taxa de abertura de e-mails e, por consequência, melhora sua conversão em vendas.

A base segmentada de clientes é relevante, também, para fazer públicos de lookalike no Facebook Ads durante o período pós-Black Friday.

A segmentação também é uma boa estratégia nos anúncios de mídia. Isso porque ela permite que seu anúncio atinja um público de comportamento semelhante ao da lista que você tem registrada - o famoso lookalike no Facebook (Meta). Por exemplo, imagine que você tem um e-commerce de produtos eletrônicos e conta com uma lista de clientes que compraram Iphone durante a Black Friday. Você pode subir esses

contatos na plataforma de anúncios do Facebook e direcionar anúncios de promoções em em produtos Apple para o público com interesse semelhante.

Conte com uma ferramenta de dados

Todas essas ações de pós-venda para a Black Friday precisam ser baseadas em dados reais do seu negócio. Não adianta ir pelo que o senso comum diz, ou até mesmo pela sua própria percepção superficial, já que, sem os números reais e métricas bem definidas, dificilmente você conseguirá chegar aos resultados que precisa. 

Então, para trabalhar com decisões mais precisas e baseadas em dados, você pode contar com uma ferramenta de análise de dados como a PlanD

Com a PlanD você consegue reunir, em apenas um lugar, todas as informações do seu e-commerce, desde dados sobre envios e valores de frete, até métricas de anúncio e redes sociais. 

Além disso, você consegue visualizar todos os seus KPIs de forma super prática, criando dashboards interativos que te permitem uma visão 360° do seu negócio e mais assertividade na hora de tomar decisões.  Muito bom, né?

E sabe qual é o melhor de tudo? Até o dia 15 de novembro de 2022 você pode aproveitar uma condição imperdível para testar a ferramenta.

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