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Mercado do E-commerce

Black Friday em ano de copa do mundo: o que muda na sua estratégia?

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

A Black Friday em 2022 acontece no dia 25 de novembro, data que coincide com a Copa do Mundo de Futebol Masculino, que ocorrerá do dia 20 de novembro a 18 de dezembro. Por se tratar de datas que movimentam o varejo, é muito importante não ignorar esses eventos e realizar um planejamento específico para a ocasião. Alguns especialistas do mercado afirmam que o momento exige muita cautela, porém não deixando o otimismo de lado. Diego Santos, gerente sênior de Marketplace do Mercado Livre, falou sobre a necessidade de atenção redobrada no período, ainda mais porque as datas vão se entrelaçar, uma vez que o jogo de estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar será na quinta-feira, 24 de novembro. 

Fernando Baialuna, Business Unit Director na GfK, em conversa no Mercado Livre Experience, reforçou que “neste momento, precisamos ser otimistas, mas com cautela. O planejamento de curto prazo já passou, agora é aproveitar as oportunidades. Com a saída da pandemia, o consumidor chega com novas necessidades”. 

Além de atenção redobrada e aproveitar as oportunidades, antecipar as promoções também é uma tendência para essa união de datas. Analistas da XP, em conversa com executivos do Mercado Livre, identificaram esse comportamento. Embora os executivos tenham notado que a sobreposição da Copa do Mundo com a Black Friday é um ponto de atenção, eles acreditam que isso pode ser de alguma forma mitigado pela antecipação das promoções para o começo de novembro. Sendo assim, investir em Black November ou Black Week e produtos mais consumidos em períodos de Copa do Mundo, pode ser uma excelente estratégia para o seu e-commerce conquistar ótimos resultados. 

A seguir você vai encontrar algumas dicas para colocar isso em prática!

Conheça as tendências de consumo para Black Friday e Copa do Mundo de 2022

Conhecer o consumidor e o cenário em que ele está inserido é fundamental para desenhar uma estratégia assertiva

O grupo Globo mapeou o comportamento do consumidor para a próxima Black Friday e também fez um recorte específico relacionado à Copa do Mundo. A partir das informações levantadas, você pode observar o nicho do seu e-commerce e entender o que faz sentido para sua realidade. Os dados são os seguintes:

  • 50% dos consumidores pretendem comprar algum produto na Black Friday;
  • 56% dos entrevistados disseram que vão comprar algum produto por causa da Copa do Mundo;
  • Dos que desejam comprar algo em função da Copa, 72% também querem comprar na Black Friday, sendo as três principais categorias de consumo: roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%).

 

Segundo uma pesquisa realizada pelo Google com a Offerwise, 71% dos entrevistados, cinco meses antes do início do mundial de futebol, já estavam se preparando para acompanhar a Copa e ao menos 66% vão comprar algum produto ou contratar algum serviço antes do evento. 

Com as análises dos especialistas e os dados levantados nas pesquisas, vemos que antecipar as ofertas de Black Friday e investir em produtos relacionados à Copa do Mundo é uma excelente aposta para quem tem comércio eletrônico. Além de observar o mercado e conhecer as tendências de consumo, é fundamental você analisar o histórico do seu e-commerce no período da Black Friday e, se possível, em Copas do Mundo. Dessa forma você consegue desenhar uma estratégia baseada em dados e que pode potencializar ainda mais seus resultados. 

Uma forma simples e eficaz de analisar essas informações é contar com o apoio de uma ferramenta de análise de dados online, como a PlanD. Com ela você consegue, em poucos cliques, levantar as informações e fazer análises completas relacionadas ao comportamento de vendas do seu e-commerce em períodos específicos. 

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Crie ações de Black November para o seu e-commerce

Agora que já vimos alguns dados relacionados às tendências de comportamento do consumidor para Black Friday e Copa do Mundo, chegou o momento de vermos como é possível adiantar as ações e aproveitar todo o mês de novembro para não perder vendas em decorrência do mundial de futebol, já que as atenções dos consumidores podem estar divididas na data.

Sendo assim, neste ano, vale a pena pensar em um período mais longo de ações promocionais, adotando a Black November como estratégia para ter mais chances de impactar seus clientes ao longo dos 30 dias, criando picos de descontos que podem se intensificar nas datas mais aquecidas do mês.

Quando consideramos a Black Friday como apenas um dia, o planejamento é uma etapa fundamental para o sucesso da data, e isso se repete no Black November. O grande diferencial entre eles é que, por se tratar de um mês inteiro de ofertas para o Black November, é necessário um planejamento com mais antecedência e também levar em consideração o aumento da duração e possíveis acontecimentos externos. 

Um aspecto interessante, decorrente do aumento do tempo disponível para as ações, é a possibilidade de testar ofertas e produtos. Por exemplo, você pode começar o mês com ofertas de até 30% em uma determinada categoria de produtos, porém, se perceber que a ação não está tendo os resultados esperados, haverá tempo hábil para analisar os dados e testar um novo formato para recuperar os números.

Sendo assim, no planejamento, considere possíveis mudanças de rota nas suas promoções, seja por baixo desempenho, ou até mesmo por bom desempenho. Afinal, vender todos os produtos que você tinha no estoque antes do mês acabar é uma possibilidade e você precisa ter um plano de ação para isso. Por exemplo, trabalhar produtos que sejam similares, ou aplicar mecânicas de ofertas parecidas a novos itens.  

A melhor forma de deixar tudo bem organizado, planejar suas promoções com antecedência e acompanhar o desempenho do seu e-commerce ao longo do mês de novembro, é ter total controle das informações. Para isso, você pode contar com a PlanD, uma solução de análise de dados completa que proporcionará clareza antes, durante e depois da Black Friday.

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