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Mercado do E-commerce

Como alcançar a maturidade em seu E-commerce

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Assim como a maturidade é fundamental para o desenvolvimento humano, em uma empresa que vende online, alcançar o nível mais avançado de maturidade digital também é algo imprescindível.  

Porém, antes de conquistar esse nível mais avançado de maturidade digital, é necessário saber onde o seu negócio está hoje.

Entender a maturidade digital da sua empresa é o primeiro passo para gerar valor e superar metas – por meio de tecnologias digitais.

Por que é importante saber o atual nível de maturidade do seu e-commerce? 

Sem entender seu estado atual e colocar um plano em prática, você corre o risco de tomar decisões de alto custo e baixo retorno ou investir em iniciativas que sua tecnologia existente não pode suportar.

Então, antes de tomar qualquer decisão, conheça o seu negócio, analise os dados e, assim, crie um plano estratégico eficiente. Neste conteúdo você vai conhecer os níveis de maturidade de um negócio e quais são os fundamentos para alcançar os níveis mais avançados. Confira!

O que é maturidade digital?

De acordo com Dave Rutkowski, CEO da Performance Improvement Partners, “A maturidade digital é a capacidade de responder rapidamente ou aproveitar as oportunidades do mercado com base nas tecnologias atuais e profissionais capacitados”.

Dave Rutkowski reforça que a maturidade digital é a capacidade de uma empresa de assumir a transformação digital não apenas do ponto de vista da tecnologia digital, mas em toda a organização, incluindo pessoas, cultura e processos.

Embora haja uma forte ênfase na tecnologia, o nível de maturidade digital de um negócio também é afetado pela velocidade e adaptabilidade, em grande parte devido aos recursos em capital humano e processos automatizados. Ou seja, é um esforço que depende de várias frentes!

Então, quando falamos sobre maturidade digital com foco em e-commerce, pensar que investir em recursos tecnológicos já será o suficiente para conquistar os níveis mais avançados, é um engano. É fundamental investir também em profissionais que irão operar essas ferramentas e treinar o time.

Qual a importância da maturidade digital para o crescimento dos negócios

A pandemia do COVID-19 levou gestores a adotarem a transformação digital mais cedo do que o esperado, resultando na implementação de tecnologias digitais em um ritmo nunca antes visto. Podemos confirmar esse comportamento a partir de alguns dados: 

  • 63% dos gestores afirmam que adotaram a transformação digital antes do planejado originalmente devido à pandemia do COVID-19.
  • 85% dos executivos disseram que seus negócios aceleraram um pouco ou muito a implementação de tecnologias digitais que permitem a interação e a colaboração dos funcionários desde o início do COVID-19.
  • 97% dos diretores globais de TI disseram que suas empresas passaram pela transformação digital devido ao COVID, com 60% deles afirmando que a transformação trouxe uma grande quantidade de mudanças.

Para fazer essas rápidas transformações digitais, as empresas com um alto nível de maturidade digital conseguiram se adaptar melhor e mais rapidamente, dando-lhes uma vantagem competitiva.

A Deloitte relata que 43% das empresas maduras digitalmente obtêm lucros líquidos significativamente maiores do que as médias do setor.

Ao avaliar as iniciativas de maturidade digital, é importante lembrar que ela em si não é o objetivo, mas sim um meio para alcançá-lo de forma mais eficiente.

Quais características devemos analisar na maturidade digital?

  • Facilidade de acesso
  • Automação
  • Foco no cliente
  • Eficiência
  • Flexibilidade
  • Inovação
  • Eficácia operacional
  • Entendimento
  • Qualidade

Conheça os Modelos de Maturidade Digital

Um modelo de maturidade digital é uma estrutura usada para avaliar e entender o nível atual de maturidade digital de uma empresa. O modelo também fornece um roteiro para atingir as metas de maturidade digital, planejar o crescimento e medir o sucesso.

Há muitos modelos para escolher, mas todos eles fornecem informações orientadas por dados sobre os níveis atuais de maturidade digital.

Um e-commerce pode empregar um modelo de maturidade digital em vendas e marketing, outro pode adotar um modelo focado em atendimento e outro ainda em logísticas de envio.

Um dos modelos de maturidade digital mais populares foi produzido pelo Google e pelo Boston Consulting Group; concentra-se principalmente em dados e sua importância para alcançar a maturidade digital.

Este modelo destaca quatro estágios de maturidade digital: Nascente, Emergente, Conectado e Multi-Momento. Conheça mais detalhes sobre cada um deles a seguir!

Estágios de maturidade digital

1. Nascente

Usa a qualidade dos dados para conectar os silos de dados entre os departamentos e exige uma forte adesão da liderança e envolvimento das partes interessadas.

2. Emergente

Focado em melhorar experiências, implantar novas tecnologias e desenvolver estratégias para escalar entre departamentos.

3. Conectado

Usa processos orientados por dados para melhorar a produtividade, empregando dados offline e online para impulsionar as vendas e apoiar objetivos comuns em toda a empresa.

4. Multi-momento

Utiliza integrações totalmente orientadas a dados; otimizando em todos os canais, pontos de contato e departamentos.

Como melhorar a maturidade digital do seu e-commerce?

Avalie onde você está hoje e determine qual é o seu alvo. A partir daí, concentre-se nas lacunas para ajustar e melhorar seus níveis de maturidade. Descreva processos, defina suas oportunidades, metas e estratégias para minimizar tais lacunas e defina os principais processos necessários para percorrer sua jornada de transformação digital.

Converse com as partes interessadas da empresa sobre os processos atuais de integração de novas tecnologias e como elas podem ajudar a definir fluxos de trabalho eficientes. Analise as táticas digitais atuais e a lista de desejos daquelas que tornariam a produção, a interação com o cliente, as equipes automatizadas, simplificadas e mais ágeis. Aprofunde-se nas táticas atuais para saber se elas estão lhe dando uma vantagem competitiva.

Conheça alguns aspectos que você precisa se atentar, independente do estágio atual de maturidade do seu e-commerce:

  • Cliente no centro da estratégia;
  • Cultura de dados;
  • Apoio de profissionais qualificados;
  • Parcerias de sucesso.

Como já comentamos, para atingir maturidade no e-commerce, é importante planejar e estruturar o negócio da forma certa para, assim, conseguir competitividade digital.

Esse trabalho inclui tecnologias e cultura data-driven em todas as estratégias da empresa, como planejamento, precificação, gestão financeira, marketing e por aí vai. Para isso, é fundamental contar com suporte das ferramentas certas. A solução de gestão de dados da PlanD é um ótimo exemplo, pois foi pensada exclusivamente para e-commerce. 

Para mergulhar em soluções para sua maturidade digital, é importante extrair as informações, analisar os dados e tomar as melhores decisões no seu e-commerce, para isso, faça um teste grátis de 15 dias e crie dashboards para seu e-commerce com as principais métricas e KPIs que você precisa..

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