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Tecnologia

Sistemas fundamentais para o bom funcionamento de um e-commerce

Matheus Souza

Por: Matheus Souza

Atualizado há 3 anos

É inegável que, para um comércio eletrônico funcionar bem, seja criado do zero ou através de uma plataforma, ele precisa contar com diversos sistemas e integrações. Elas são um dos pilares desse modelo de negócio, que possibilita o pleno funcionamento, desde a parte logística e de envio, até as vendas nas redes sociais. 

Ter um e-commerce sem integrações entre sistemas é como ter um foguete sem radar. Você pode até decolar, mas nunca saberá ao certo onde irá chegar. Pode ser que chegue apenas no quarteirão de baixo.

Então, por se tratar de algo tão importante, neste conteúdo você vai entender melhor sobre a integração de sistemas em um e-commerce, alguns tipos de sistemas disponíveis no mercado, como integrá-los com a PlanD, além de alguns desafios e soluções. Confira!

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O que é integração em um e-commerce?

A integração no e-commerce é uma maneira de transmitir informações da loja virtual para diferentes sistemas utilizados e vice-versa. Integrações podem ser feitas tanto em lojas online, físicas, quanto nos marketplaces. Isso evita a duplicação de dados e gargalos que geram erros em vários âmbitos da gestão do negócio.

Vale ressaltar que, com o aumento da complexidade das operações de um e-commerce, tem se tornado essencial fazer o controle de todos os dados gerados nesse processo e de preferência em um único lugar!

Algumas integrações de sistemas com o e-commerce que são importantes para o seu negócio: 

  • Gestão financeira e Contabilidade;
  • Meios de Pagamentos;
  • Plataformas de Anúncios;
  • Analytics;
  • CRM;
  • Marketing;
  • Canais de Comunicação;
  • Dentre outros.

Fique atento! Pior do que não contar com integrações em um e-commerce, é tê-las conectadas de uma forma errada. Isso pode gerar uma série de problemas, como dados duplicados, vendas não registradas, retrabalho e até situações mais complicadas, como vender um produto que já foi destinado para outro pedido em um canal diferente.

Todos esses pontos prejudicam o crescimento do seu negócio e podem gerar uma experiência de compra ruim para o seu consumidor. 

Sistemas fundamentais para a gestão do seu e-commerce:

CRM

Os sistemas de CRM - Customer Relationship Management, Gestão de Relacionamento com o Cliente em português, ajudam a gerenciar o relacionamento de uma empresa com o consumidor. Ele reúne informações relevantes sobre as atividades no negócio, conectando times responsáveis pelas vendas e até pós-vendas.

Esse tipo de sistema viabiliza uma experiência de compra personalizada, permitindo maior qualidade e personalização no atendimento desde o primeiro contato.

Ao integrar um e-commerce ao CRM, torna-se muito mais fácil desenhar estratégias e táticas para melhorar as experiências de vendas, atendimento e fidelização dos clientes.

ERP

Os ERPs (Enterprise Resource Planning) são soluções automatizadas que permitem gerir diversos setores de uma empresa, como gestão de pessoas, atendimento, administração, financeiro, estoque, contábil, dentre outros. 

Quando uma loja virtual utiliza um ERP integrado ao e-commerce, praticamente todos os processos internos são melhorados. Isso porque com o ERP é possível ter mais organização das atividades burocráticas, possibilitando assim uma melhor gestão completa do e-commerce.

Logística

Quando o cliente realiza a compra na sua loja virtual, ele espera receber pelo produto o mais rápido possível e sem qualquer tipo de problema. Sendo assim, integrar um ERP com sistemas de logística contribui para otimizar e acelerar o processo de expedição dos pedidos, diminuindo as falhas e os erros. 

Caso aconteça um erro, a equipe responsável é notificada via ERP a tempo de corrigir para que o cliente não seja afetado.

Ou seja, é possível ter facilidade para acompanhar todo o trajeto do produto e também pode oferecer diversas opções de entrega com o valor do frete referente a cada local.

Análise de Dados

Com uma ferramenta de análise de dados, como a PlanD,  é possível ter uma empresa com cultura de dados, automatizar análises, oferecer uma visão global do negócio e, por consequência, potencializar seu crescimento. 

Cada um dos sistemas citados acima geram uma infinidade de dados. O desafio está em cruzá-los de forma segura e confiável para que se possa entender onde estão os gargalos e as possibilidades de melhoria. Além de, claro, dar tração a processos com melhor desempenho.

O que é a PlanD?

A PlanD é uma plataforma SaaS que integra, de forma fácil e segura, todos seus sistemas geradores de dados, das plataformas de Ads, Google Analytics, até os dados transacionais, de estoque e o ERP que você utiliza em seu e-commerce, e transforma em painéis gerenciais - dashboards - intuitivos e customizáveis para que você possa tomar decisões consistentes e precisas para acelerar as vendas e o desempenho geral de todos os seus processos.

Com ela não é necessário manter uma rotina mecânica para levantamento de dados, limpeza, cálculo, construção de gráficos e relatórios. Isso porque é possível fazer tudo de forma automática em um único lugar, disponibilizando todos os KPIs online de um jeito prático.

A PlanD, com base na ciência de dados, utiliza modelos de machine learning para gerar previsões de vendas, investimentos, performance, entre outros.

Ou seja, reunimos de forma inteligente os dados das integrações de todo o ecossistema de seu e-commerce e transformamos em painéis de decisões certas e rápidas.

Integrações de e-commerce disponíveis na PlanD

Agora que você já viu o que são integrações para e-commerce e por que é tão importante contar com elas para que o negócio funcione bem, chegou o momento de descobrir quais são as integrações de e-commerce disponíveis na PlanD. 

Atualmente é possível utilizar a PlanD integrada a quase 30 plataformas diferentes, desde plataformas de e-commerce até softwares de gestão e mídias digitais. Confira algumas delas:

Até as integrações da PlanD com sua plataforma de e-commerce e suas fontes de dados são fáceis, rápidas e seguras.
Confira neste passo a passo quão simples é a integração que transformará a gestão de sua loja online em uma máquina de resultados.

Caso ainda não tenha criado sua conta e queira conhecer melhor a PlanD, você pode testar a PlanD gratuitamente por 15 dias  e descobrir a melhor solução para criar dashboards para seu e-commerce.

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