Tudo que você precisa para começar a usar a PlanD, você encontra aqui nos Primeiros passos.
Análises
Aqui você irá encontrar uma uma série de análises para facilitar sua tomada de decisão e alavancar os resultados do seu e-commerce. As análises são automatizadas e organizadas por temas relevantes ao e-commerce como Operação, Vendas e Produtos:
Dentro de cada um dos temas/segmentos você irá encontrar uma análise específica e que irá te ajudar a:
• Acessar informações com maior rapidez para visualizar aspectos extremamente relevantes para o negócio;
• Compra assertiva dos produtos que mais contribuem para o seu faturamento;
• Planejar a cobertura de estoque;
• Entender o volume e as métricas de frete e frete grátis;
• Avaliar a eficiência das conversões das páginas de produtos;
• Entender melhor a venda conjunta de produtos e planejar ações faturas.
E ainda, a possibilidade de exportar a tabela para outro ambiente e agregar novos contéudos 😉
Operação
Em operação, temos os dados de controle de estoque, tanto por 'produto' quanto por "SKU".
Em controle de estoque por produto, é possível analisar, sempre considerando os últimos 30 dias, dos seguintes dados: "Faturamento", "Produtos Vendidos", "Ticket médio por produto", "Estoque" e "Duração Estimada":
É possívem também exportar estes dados. Basta clicar na "engrenagem" do lado direito e clicar em "exportar":
Em controle de estoque por SKU, é possível analisar, sempre considerando os últimos 30 dias, os mesmos dados, mas de forma ainda mais específica, considerando também o código do produto:
Em ambos controles, basta clicar em cima da coluna desejada para que as informações venham em ordem decrescente ou crescente.
De posse dessas informações é possível acompanhar de perto os produtos mais vendidos no período e a sua duração estimada (em dias). Você consegue planejar melhor a cobertura de estoque não deixando faltar os produtos de maior giro.
Vendas
Em vendas, temos os dados 'cupom de desconto' e 'frete'.
Em 'cupom de desconto', é possível analisar dados de um determinado cupom, como: "nome do cupom", "faturamento", "produtos (vendas)", "desconto total (sobre vendas)" e "ticket médio (por produto vendido):
Com estas informações, é possível identificar qual cupom está lhe trazendo maior retorno, se determinada campanha está indo bem, onde investir e como melhor direcionar seus recursos. Lembrando que estas informações também são exportáveis 😉
Produtos e Categorias
Em produtos e categorias, temos os dados 'Curva ABC e Cauda Longa', "Compra conjunta de produtos", "Acesso vs Vendas nas Páginas de Produtos", "Vendas por SKU" e "Compra conjunta de SKUs".
Em Curva do ABC e Cauda Longa, como o próprio nome já diz, te permite analisar a Curva ABC e a Cauda Longa de seus produtos:
A análise ABC de Produtos leva em consideração a análise de Pareto ou Regra 80/20, ou seja: é possível analisar o acumulado dos produtos A (aqueles que indicam o seu maior faturamento. São os 20% dos produtos que representam 60% do faturamento) + Produtos B (aqueles que indicam o seu faturamento médio. São os 30% dos produtos que representam 20% do seu faturamento) + Produtos C (podem ser chamados de cauda longa e são os 10% produtos restantes).
De uma maneira geral, o seu faturamento será composto majoritariamente pela soma dos produtos A+B (Aproximadamente 90% do seu faturamento) e a PlanD te auxilia a identificar quais são esses produtos para que você possa se organizar para nunca faltar seus produtos mais importantes!
Já na análise de Cauda Longa, vamos falar dos seus 50% de produtos que juntos somam aproximadamente apenas 10% do seu faturamento. Embora esses itens sejam os que menos contribuem para o resultado do e-commerce, eles não necessariamente devem ser retirados de sua estratégia comercial. Muitas vezes os itens de Curva C podem complementar a venda de outros produtos, aumentando o ticket médio do cliente.
O ideal é você analisar estes itens individualmente para ver como cada um se encaixa em sua estratégia de vendas.
Também é possível analisar os seguintes dados: "Curva", "Nome do produto", "Categoria do Produto", "Categoria do Produto Pai", "Quartil de produtos", "Curva ABC", 'Faturamento (Pagamento Aprovado)" e "Percentual de Faturamento":
Agora que você já aprendeu a utilizar o menu de Análises, vamos dar uma olhadinha em "sites"? Clique no botão seguinte para continuar seus treinamentos 😉
Em caso de dúvidas, basta enviar um e-mail para sucesso@pland.com.br
* Consulte as características do seu plano.