Marketing
ROAS: o que você precisa saber sobre esse indicador?
Por: Matheus Souza
Atualizado há 2 anosPara ter sucesso em um e-commerce são necessários diversos fatores, que vão desde a escolha da plataforma até o pós-venda. Todas essas etapas têm algo em comum: os dados. Isso porque sem a gestão dos dados fica difícil acompanhar e tomar decisões.
Nesse contexto está o ROAS, uma métrica relacionada aos anúncios pagos, mas que faz todo sentido como um dos principais KPIs no e-commerce.
No comércio eletrônico existem diversas métricas que precisam ser acompanhadas pelo gestor. Podemos dizer que algumas são diretas, como a taxa de conversão, ticket médio e carrinhos abandonados e outras são indiretas, como o CPC e o ROAS.
O ROAS, mesmo sendo uma métrica indireta, é um ótimo indicador para medir a performance da operação do seu e-commerce. Pensando nisso, neste conteúdo separamos aspectos super importantes sobre ROAS, que podem fazer a diferença nos resultados do seu comércio eletrônico. Confira!
O que é ROAS?
ROAS é a sigla para “Return on Advertising Spend”, em português seria “Retorno Sobre o Investimento em Publicidade''. Esse KPI é calculado de forma semelhante ao ROI, a única diferença é que se considera apenas os investimentos em mídia (ex: Google Adwords, Facebook ads, etc).
O ROAS é ideal para avaliar quais campanhas de mídia são mais eficientes para gerar retorno no seu e-commerce. Comparando o ROAS de campanhas, o especialista de performance digital pode otimizar seus investimentos para trazer mais vendas gastando menos.
O objetivo do ROAS não é medir o desempenho total do negócio, mas sim a estratégia de divulgação. Por isso, empresas que trabalham com ações de marketing digital, como lojas virtuais e agências, dão tanta importância para esse indicador.
Quando o assunto é marketing digital, o ROAS é calculado através das plataformas de anúncio: Google Ads, Meta e LinkedIn Ads.
Por exemplo, no Google Ads o ROAS pode ser identificado como “valor conv./custo”. Para isso, você seleciona a métrica e tem acesso aos dados das campanhas, palavras-chave e anúncios.
Por que o ROAS é importante para o e-commerce?
O ROAS é um indicador importante para um e-commerce porque ele mede de forma clara o retorno dos seus esforços com foco em gerar receita.
É importante lembrar que o controle desse investimento está nas mãos de quem cria as campanhas de tráfego, ou seja, é você quem decide aumentar o reduzir os investimentos e, assim, impactar o ROAS.
Além disso, acompanhar a taxa de conversão e o ROAS é uma das principais maneiras de controlar o crescimento da operação do seu e-commerce. Para isso, você precisa identificar em qual etapa do ciclo ela se encontra e tomar as ações mais assertivas de acordo com o cenário.
Atenção: de modo geral as plataformas de e-commerce consideram como receita as vendas captadas, mas existe um volume dessas vendas que não são faturadas, devido a bloqueios do sistema anti-fraudes ou boletos não pagos, por exemplo. Então, nesse caso, o ROAS real acaba sendo mais baixo que o exibido nas plataformas de anúncios (Google Ads, Meta Ads, etc).
Como calcular o ROAS?
O cálculo do ROAS trata-se da razão entre a receita e o investimento publicitário, ou seja, receita dividida pelo custo publicitário vezes cem.
ROAS = (Receita / Custo Publicitário) x 100
Vamos dar um exemplo para ficar ainda mais claro! Imagine que o seu e-commerce vende camisas de times de futebol e cada unidade custa R$50,00.
Agora suponha que, no último mês, você gastou R$5.000,00 em anúncios pagos e a partir dessa estratégia, você vendeu 500 camisetas. Sendo assim, seu comércio eletrônico está recebendo 5 reais para cada 1 real gasto com campanhas online. Ou seja, tem 500% de ROAS.
Mas é claro que você não precisa fazer isso manualmente e nem usar planilhas arcaicas e complicadas do Excel. Com a PlanD é muito mais fácil analisar o ROAS e outros KPIs importantes do seu e-commerce.
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Existem três possibilidades para o resultado do ROAS:
ROAS maior que 1: A loja virtual fatura mais do que gasta com anúncios;
ROAS menor que 1: O investimento em mídia é maior que os ganhos do e-commerce;
ROAS igual 1: Tudo que se recebe em faturamento, se gasta em anúncios. Ou seja, empate.
Sendo assim, quanto maior o valor do ROAS, melhor para o seu negócio.
Dica de ouro sobre ROAS no e-commerce
Vale destacar que um valor mais baixo para o ROAS não significa que a estratégia de mídia paga está mal sucedida. Por exemplo, caso você busque aumentar as vendas e a receita da empresa, pode-se crescer o investimento em mídia paga sem que a receita aumente na mesma proporção.
Sendo assim, ainda que o ROAS reduza de 6 para 5 e a receita aumente de 30 mil para 60 mil, caso o ROI ainda esteja no positivo, pode ser uma estratégia bem assertiva!
Para facilitar a sua vida e acompanhar o ROAS e outras métricas importantes para o seu negócio em um só lugar, você pode contar com a PlanD. Uma solução para e-commerces que automatiza a análise de dados criando dashboards, gráficos e relatórios completos e personalizáveis.
Agora você já sabe como o ROAS é importante para o seu e-commerce e sabe como acompanhá-lo de uma forma muito mais fácil com a PlanD!
Lembre-se que existem outros indicadores importantes que também devem ser analisados para medir o desempenho do seu negócio!
Fique por dentro das principais métricas para a sua loja virtual e aprofunde as suas análises de performance e desempenho.