RecursosPlanosQuem SomosParceriasBlog

Marketing

Como criar uma Persona?

Matheus Souza

Por: Matheus Souza

Atualizado há 4 anos

Você conhece as etapas que envolvem a criação de uma persona? A persona nada mais é do que a representação do cliente real de uma empresa. Diferente do que conhecíamos como público-alvo ou o cliente ideal, ela é a caracterização da sua empresa para se comunicar com o seu mercado-alvo.

A definição de uma persona, portanto, é fundamental para o seu negócio. Se você trabalha com e-commerce, por exemplo, uma recomendação é a utilização das estratégias de marketing digital para a construção de um funil de vendas e engajar o seu público-alvo.

Para captar leads, atrair clientes, e consequentemente, gerar vendas, você precisa saber qual é o discurso mais adequado para cada fase do relacionamento deste cliente, com a sua empresa.

Então, a pergunta que fica é: Você sabe quem é o seu cliente?  Quais são seus desejos? E as suas necessidades? Será mesmo que você tem todas essas respostas ou apenas acha que sabe? 

Reflita bem sobre esse tema. Lembre-se de que achismos ou percepções internas não são suficientes para o sucesso dos seus negócios. Para te ajudar nessa importante missão, produzimos um checklist com algumas dicas. Confira esse texto completo e boa leitura!

Importância de uma persona nas estratégias de marketing

A criação de personas é um dos alicerces da sua estratégia de Marketing Digital. Elas são utilizadas para que as empresas consigam levar as suas informações adiante. E então, conquistarem mais engajamento com as suas respectivas mensagens. 

Sabe aquela velha história, que diz sobre a importância de conhecer o seu cliente para definir as suas estratégias? É esse o nosso objetivo ao ensinar a fazer um checklist para criar uma persona.

O que acontece, na maioria das vezes, quando não há uma definição de persona é que nos comunicamos de forma equivocada com o nosso público. E com isso, as vendas diminuem ou tendem a não atender as expectativas planejadas no período. 

Aos estudar com profundidade a persona da sua marca até a prospecção de novos clientes fica mais fácil, uma vez que serão eles que irão atrás da sua empresa ou produto para consumi-lo.

8 dicas para criar uma persona

A criação de persona é mais do que apenas a definição do público-alvo. Você precisa da definição de características singulares sobre o comportamento. 

Estude os dados disponíveis sobre o mercado de atuação da sua empresa e faça as devidas anotações para conseguir promover a sua marca de maneira assertiva.

Confira, a seguir as dicas de como criar uma persona:

  1. Faça o benchmarking: Ele serve principalmente caso você não tenha clientes para entrevistar e também para se diferenciar da concorrência. Basicamente você irá realizar um estudo preliminar com informações de clientes, incluindo quais são as dores e características deles, no mercado em que você atua.
  2. Recupere dados prévios: Antes de realizar entrevistas, recupere dados que você já tem. Isso porque algumas informações já estarão armazenadas em ferramentas que você já utiliza. Não utiliza nenhuma? Conheça a PlanD: solução completa de análise de dados para alavancar os resultados do seu e-commerce.
  3. Faça entrevistas e colete as informações sobre o público-alvo: Este passo é para quem já tem clientes. Não esqueça de ouvir a opinião de quem está na operação da sua empresa. Use, por exemplo, as redes sociais, para fazer as entrevistas.
  4. Interprete os dados das entrevistas: Analise essas informações obtidas nas entrevistas e identifique pontos em comum para, assim, poder materializar uma ou mais personas.
  5. Estruture os perfis: Esse é o momento de dar vida ao personagem. Para isso, de um nome, idade e profissão para ele. Descreva seu cotidiano, desejos, interesses e hábitos, bem como sua história de vida. Humanize sua persona! 
  6. Compartilhe as personas: Para que cada funcionário, além do marketing, saiba lidar com seus clientes, é importante que você compartilhe todos os dados da sua persona com eles.
  7. Não se limite a uma persona: Não existe uma quantidade certa de número de personas para o seu negócio, até no máximo cinco é um bom número.
  8. Organize as suas prioridades: Checklists servem para organizar as informações de uma forma muito mais rápida e objetiva. Quando estiver criando a sua persona, certifique-se que não está esquecendo nenhum detalhe.

Todas as informações são importantes, mas você deve organizar as prioridades para saber quais características terão maior a atenção dos seus clientes.


Faça o seu checklist para criar uma persona com a PlanD

É hora de colocar a mão na massa e preparar o checklist como manda o figurino. Vamos lá!

Informações da sua persona

Sexo:

 

Idade:

 

Cargo/ocupação:

 

Classe Social:

 

Onde vive:

 

Estado Civil:

 

Filhos:

 

Informações sobre os seus interesses

Quais são os temas de interesse?

 

Quais são os seus hábitos?

 

O que motiva a compra de algum produto?

 

O que faz nas horas vagas?

 

Como se mantém atualizada?

 

Informações que correspondem à sua empresa (como ela poderá atender essa persona):

Cite os principais objetivos de negócios

 

Quais os desafios enfrentados pela sua persona?

 

Como a sua empresa vai ajudar a sua persona a solucionar os problemas?

 

Depois de tudo o que falamos, acreditamos que você já compreendeu a importância de se criar uma persona. Então, quando estiver montando o perfil do seu cliente ideal, certifique-se de que o seu produto ou solução atendam às necessidades dele.

Se você tiver a oportunidade, entreviste os seus clientes. Conheça-os e analise os seus interesses. Dessa forma, você terá informações mais concretas sobre comportamentos e gostos pessoais. 

Quando estiver planejando as suas estratégias de marketing digital não esqueça de criar conteúdos direcionados para as personas que foram criadas.

Está precisando de uma solução que te ajude na automação dos dados do seu e-commerce?
Visite o nosso site, conheça os planos que a PlanD oferece e faça um TESTE GRÁTIS por 15 dias

Veja como a PlanD pode aumentar os resultados do seu e‑commerce

Teste grátis por 15 dias. Não é necessário cartão de crédito