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Tendências para o e-commerce para 2021

Matheus Souza

Por: Matheus Souza

Atualizado há 4 anos

O ano de 2020 impulsionou mudanças e transformou o comportamento dos consumidores e das empresas. Assim, uma das tendências para o e-commerce em 2021 é a consolidação das vendas on-line e o amadurecimento do consumidor em canais digitais.  

No último ano, um dos setores que apresentou maior crescimento foi o e-commerce. Os resultados foram percebidos logo no 1º semestre do ano, quando o setor apresentou um faturamento 47% superior em relação ao ano de 2019, conforme dados da Ebit/Nielsen.

Para entender o futuro devemos fazer uma breve reflexão sobre todas as mudanças que ocorreram nos últimos meses. Sabemos que o avanço da tecnologia e as redes sociais conquistaram um papel significativo nas estratégias de negócios das empresas.  E com base nessas informações chegamos a algumas conclusões do que pode ser uma tendência para o setor.

Expansão além da crise

Mesmo com o fim do isolamento social obrigatório e a reabertura do comércio vimos que muitas empresas decidiram investir em novos canais de vendas para ampliarem a sua atuação. Embora nesse período as vendas do e-commerce tenham reduzido, notamos também que os varejistas e empreendedores demonstraram um interesse maior por desenvolverem esse novo espaço.

Mas, para que isso aconteça é necessário arrumar a casa e investir em melhorias internas. Alocar investimentos em mídias digitais e produzir informações relevantes para os consumidores. Para evitar desperdício de tempo e de materiais, uma tendência do setor é a utilização dos dados em favor do seu negócio.

A ideia é que você conheça bem o segmento de atuação do seu e-commerce e desenvolva a sua empresa de maneira consistente. Existem diversas soluções que apresentam uma análise profunda dos dados do seu negócio e com o PlanD você automatiza e tem as informações de maneira muito mais rápida e precisa.

Com a solução, você terá um conhecimento mais amplo sobre a sua empresa e maior assertividade no processo de tomada de decisão. Você terá uma visão de todas as métricas que são importantes para o seu negócio dentro da plataforma, de uma forma intuitiva e organizada. E como informação vale ouro, porque não aproveitar para alavancar os seus negócios em 2021?

Cinco tendências para o e-commerce em 2021

O desenvolvimento do setor em 2020 fez com que tivéssemos algumas expectativas como gestores e como consumidores. 

Entre os resultados, vimos que os consumidores, durante o auge da crise do Covid-19, criaram altas expectativas em relação às empresas. Quem soube acompanhar as demandas teve êxito nas suas ações.

Diante disso, separamos aqui algumas tendências para o e-commerce em 2021. Confira, a seguir, algumas delas:

1. Tecnologia no comando das relações humanas

Embora esse título pareça ter saído de um filme de ficção científica. Em 2020, vimos como as mudanças provocadas pelo “novo normal” contribuíram para transformações nas relações humanas. Com o isolamento, as pessoas tiveram que encontrar alternativas diferenciadas para se entreterem e se relacionarem. 

Então, os consumidores tiveram que encontrar novas formas de interagir e consumir as suas marcas favoritas. Destacou-se da concorrência, o e-commerce que investiu em canais de atendimento e um site responsivo.

A tecnologia contribuiu também para o desenvolvimento e para a flexibilização de atividades, que antes tinham uma maior adesão presencial, tais como: aulas à distância (EAD), webinar, entretenimento online e home office.

2. Cliente no comando das experiências da marca

Quando utilizamos os dados na gestão dos negócios, uma das informações analisadas é o perfil do cliente e os gostos desse público. Estes requisitos, quando analisados em conjunto com o nosso planejamento e definição de estratégias, podem gerar insights significativos para o desenvolvimento das empresas.

 Invista em soluções que promovam o relacionamento da marca com os seus clientes. Publique informações que sejam úteis e descubra como fidelizar os públicos estratégicos.

 3. Maior interesse por Marketing Digital

A busca por estratégias que favoreçam a exposição da marca e contribuam para a criação de conteúdos diferenciados estarão entre os temas de discussão das empresas. Invista em estratégias que aumentem sua visibilidade nas redes sociais. A publicação frequente de informações sobre a sua empresa e o monitoramento das mídias te ajuda na aproximação com os públicos de interesse da sua marca.

Ao aumentar a exposição da sua empresa é importante desenvolver um trabalho que promova a reputação e aumente a confiança da sua marca com os clientes ou prospects.

4. Conteúdo coerente e estruturado

Uma outra estratégia que aparece entre as tendências para e-commerce é a produção de conteúdo.

Embora não exista uma fórmula para a empresa viralizar e/ ou conquistar mais espaço nos sites de busca ou nas redes sociais, uma recomendação frequente é aproveitar temas que estejam em alta para promover os seus produtos e chamar a atenção do seu público.

A ideia, portanto, é a de desenvolver materiais que favoreçam o engajamento e tenham como propósito a participação ativa do cliente.

5. A utilização dos dados na tomada das decisões

Ter uma análise de dados coerente com as estratégias de negócios sempre esteve entre os requisitos básicos do sucesso de uma empresa. Agora, mais do que antes, a interpretação dos indicadores é um fator decisivo para o sucesso ou fracasso de uma empresa.

A contratação de uma solução intuitiva e de fácil operacionalização pode te ajudar nesse momento. Gerencie o volume de vendas do seu e-commerce e saiba como otimizar os resultados da sua página com a PlanD. Temos planos para todos os tamanhos de empresas. Agora que você está ciente das tendências para 2021, que tal sair na frente e colocar em prática algumas delas?

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