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Transforme sua análise de dados em ação: Rotina diária e semanal para seu e-commerce crescer.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há um ano

No seu e-commerce, analisar os dados precisa ser uma tarefa leve e dinâmica. Com isso, sobra mais tempo para você planejar e executar suas estratégias, concorda? 

Sendo assim, o primeiro passo é escolher a PlanD para automatizar todo o trabalho, dessa forma você não precisará mais gastar tantas horas para extrair dados de diferentes fontes, organizar, limpar dados e calcular indicadores. Além disso, é importante estabelecer uma rotina do uso da ferramenta para ter mais produtividade e eficiência na gestão do negócio. 

Veja só uma sugestão de rotina diária e semanal para você adotar aí no seu e-commerce com a sua equipe:

Diariamente

Todos os dias, pela manhã, analise os dados do dia anterior e faça um comparativo com os últimos dias. Isso te ajudará a entender como está o cenário atual. As análises diárias são para acompanhar as métricas principais, como, por exemplo:

  • Faturamento
  • Quantidade de visitantes no site
  • Quantidade de pedidos
  • Custo por aquisição (CPA)
  • ROAS 
  • Ticket médio

Para facilitar ainda mais a visualização diária de todos esses dados, o ideal é criar um cartão para cada indicador e reuni-los em um único dashboard. Veja só:

painel de dashboards PlanD - Plataforma de Análise de Dados

Não recomendamos mudar estratégias de campanha tomando como base os dados diários, sendo assim, é importante aguardar pelo menos uma semana até que você possa ter mais clareza sobre a curva de aprendizagem da campanha, com informações mais robustas e maior volume de dados. 

Semanalmente

Defina um dia da semana para analisar os resultados das campanhas vigentes, veja como está a qualidade do público, o CPA, CPC e outras métricas importantes para saber se há ou não necessidade de “ajustar a rota”.

Em se tratando da elaboração de um dashboard padrão para criação de campanhas, muitos gestores destacam algumas métricas bastante relevantes para acompanhar e ajudar na tomada de decisão.

Veja quais métricas você pode analisar para ter insights na hora de criar e acompanhar campanhas:

Análise de resultados de vendas

Faturamento: acompanhe os dados de faturamento de suas vendas em um período específico de tempo, podendo selecionar a data e o período de análise. Na PlanD, essa métrica pode ser destacada por meio de Cards fixados para facilitar a visualização diária.

Ticket médio: saiba qual é o valor médio por compra. A métrica em questão, na PlanD é “Ticket médio por pedido pago” e sugerimos adicionar em Cards ou gráfico de barras.

Análise de vendas de produtos por categoria

Categoria de produtos: visualize as vendas de cada categoria de produto para saber quais produtos por categoria estão tendo mais sucesso, use essas informações para criar estratégias de campanha. Sugerimos criar uma tabela, na PlanD, com a dimensão “Categoria de Produto” e as demais métricas de sua escolha.

Análise de dados relacionados ao Frete 

Custo do frete: identifique quanto está sendo gasto em custos de frete, avalie se é preciso reduzir custos ou investir em opções mais rentáveis. Com a PlanD você pode acompanhar esses dados de forma simples e rápida em análises automatizadas.

Métodos de entrega: visualize quais métodos de entrega estão sendo mais utilizados, decida qual opção é a mais adequada para a sua loja. Na PlanD você pode visualizar esse indicador em análises automatizadas que aparecem na sua tela, de forma simples e rápida. 

Frete grátis: verifique se vale a pena oferecer frete grátis para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Na PlanD é possível acompanhar essa métrica em análises automáticas de frete prontas para você visualizar.

Faturamento por região

Regiões com mais vendas: Analise em quais localidade as vendas estão mais altas, identifique novas oportunidades de negócios e crie estratégias diferenciadas por região, estado, cidade e até mesmo bairros. Esta análise, na PlanD, pode ser visualizada na análise TOP 10; além disso, você pode criar filtros com os locais específicos desejados para um melhor acompanhamento.

E então, o que achou dessas sugestões para adotar uma rotina de dados diária e semanal no seu e-commerce? 

Tudo o que sugerimos acima não precisa ser uma regra, muito pelo contrário, os dados a serem analisados, diariamente ou semanalmente, irão depender das suas prioridades. Porém, é importante criar esse hábito em seu dia a dia de trabalho para fortalecer a cultura de dados no seu negócio e impulsionar a tomada de decisões cada vez mais eficazes!

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