Tecnologia
Principais plataformas ERPs do mercado.
Por: Matheus Souza
Atualizado há 3 anosOs ERPs (Enterprise Resource Planning) são essenciais para a gestão de uma loja virtual; também conhecidos genericamente como plataformas de gestão integrada
Muito utilizado em grandes empresas para conectar informações de diversos departamentos, eles começaram a ganhar destaque nos pequenos e médios negócios graças ao boom do e-commerce em 2015 e se tornaram cada vez mais especializados, personalizáveis e flexíveis.
Com uma série de recursos dentro de suas plataformas, da Logística ao Marketing, das Vendas às Finanças, todas as equipes podem contribuir e acessar de forma integrada as informações que lhes forem permitidas de acordo com seus níveis de acesso.
Para exemplificar a eficiência dessa ferramenta, quando uma compra é finalizada em um e-commerce, o ERP aciona o estoque e envia os dados para a separação do produto e entrega para expedição. O meio de pagamento envia os dados para a plataforma, que notifica o sistema de emissão de nota fiscal automaticamente e entrega as informações contábeis às devidas áreas.
Por isso, ERPs são recursos muito valiosos que automatizam e compartilham o fluxo do trabalho e informações entre diversas áreas de uma empresa.
A maioria das tarefas que precisam do tempo e atenção de gestores são feitas de forma trivial com seu auxílio. Tempo e dinheiro muito valiosos gastos na comunicação manual de dados entre os setores, agora podem ser destinados a outros investimentos graças à simplificação garantida pelo seu ERP.
Tratando-se de e-commerces, ERPs são ainda mais necessários. Isso porque a fluidez das informações resulta em agilidade e diminuição do prazo de entrega do pedido, que passará por menos gargalos no fluxo de vendas — ou até num aumento de fidelização por possuir mais tempo para se preocupar com o funil; sem falar na segurança transacional para ambos, você e seu cliente.
Outra vantagem de serem tão atrativos é o sistema de segurança nada leniente e muito complexo que atua por trás de um ERP. Como são serviços terceirizados, os seus dados também caem sobre responsabilidade do contratante e estão sempre protegidos por ele em uma nuvem criptografada (Cloud Management).
Esses são apenas alguns exemplos de benefícios de contar com ERPs. Continue nessa leitura para descobrir que esses recursos estão disponíveis até mesmo de maneira gratuita ou muito acessível para os empreendedores iniciantes do e-commerce.
ERPs de destaque do mercado
Confira algumas opções que vão desde o complexo e caro até os gratuitos, ótimos para uma primeira experiência de integração dos diversos sistemas de seu e-commerce.
É importante destacar que os ERPs pagos têm maior eficiência na gestão, suportam maior volume máximo de tráfego de dados e têm processos de suporte melhores definidos.
É preciso alinhar aquilo que o ERP oferece à necessidade de sua loja, especialmente de tecnologia e automação.
Veja alguns nomes no mercado que merecem sua atenção e conseguem operar junto aos sistemas de e-commerce mais difundidos, como o Nuvemshop, Loja Integrada, WooCommerce, Magento, Tray e muitas outras.
Bling
A Bling é uma plataforma brasileira que procura atrair iniciantes e conta com uma funcionalidade básica para um ERP (na sua forma gratuita). Conta com todas as funcionalidades necessárias para um e-commerce: gestão de estoque, vendas, finanças e logística.
A forma de assinatura grátis permite que os MEI e pequenos negócios experimentem a integração de sistemas via ERP de forma muito prática, mas com armazenamento em nuvem um tanto limitado (3 MB).
A Bling possibilita automatizar funções como controle de contas a receber, fluxo de caixa, balancete e emissão de boletos registrados para os assinantes gratuitos.
Totvs
Plataforma nacional e muito robusta. É uma ótima ferramenta para quem procura uma análise de dados financeiros — a Totvs consegue analisar e estimar seu ROI de maneira acessível, por exemplo.
Um dos destaques da ferramenta é sua capacidade de oferecer outros serviços complementares além do ERP, como o CRM, por exemplo. Altamente versátil, a Totvs é complexa o suficiente para oferecer diversas oportunidades de alinhamento do seu crescimento às funcionalidades da plataforma.
Linx
Para quem está realizando uma transformação digital de sua loja física, ou procura investir numa estratégia Omnichannel, a Linx pode ser muito atrativa.
A empresa vem focando na expansão digital do varejo tradicional, fazendo com que haja maior integração da gestão de um ponto de venda físico com os sistemas digitais. No site da plataforma há uma série de clientes de diversos segmentos de atuação da plataforma, como: óticas, perfumarias e gift shops.
Atende as principais rotinas das lojas, como coordenar pedidos com parceiros internos e externos, manter o equilíbrio do estoque e do cadastro de produtos, repor suprimentos e absorver os processos financeiros e contábeis.
Que tal dar um passo adiante?
Como vimos, ter um ERP é vital para a gestão de informações entre os sistemas que você utiliza na operação de seu e-commerce.
Mais do que ter tudo de forma integrada, analisar os dados é importantíssimo, até porque, estratégias no mundo digital devem ser baseadas em dados.
A PlanD nasceu preparada para conectar todas as pontas do ecossistema de seu e-commerce. Uma dessas pontas é a integração com ERPs de forma simples e segura, para que os dados trafegados também sejam atribuídos às demais plataformas, como as de Mídias Pagas, Analytics e gateway de pagamento, por exemplo.
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