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Mercado do E-commerce

Planejamento estratégico 2023: use as tendências de mercado a favor do seu e-commerce!

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Você já sabe onde seu e-commerce deve investir para crescer em 2023? 

Para manter um crescimento constante ou recuperar resultados que ainda não foram satisfatórios, é fundamental realizar um planejamento estratégico para o seu e-commerce, o qual deve ser feito baseado em dados reais coletados criteriosamente, além de conhecer também as tendências do mercado.

O planejamento estratégico para um e-commerce precisa contar com objetivos bem definidos, sendo que ele é um dos pilares quando falamos sobre o processo de desenvolvimento, manutenção e controle de um negócio. Além disso, quando falamos em planejamento, é importante encontrar um equilíbrio entre as características de mercado e as metas organizacionais da empresa.

Por falar em mercado, a expectativa do e-commerce para 2023 em todo o mundo é positiva; de acordo com um levantamento do Shopify sobre o futuro do comércio eletrônico, a estimativa de vendas até o final de 2022 é de US$5,4 bilhões. Já para 2023, a pesquisa aponta um crescimento para US$5,9 bilhões. 

No Brasil os dados também são promissores, uma pesquisa realizada pela Mundi Map e E-commerce Brasil mostrou que, em 2021, o comércio online foi responsável por 58% das vendas dos lojistas. A previsão é de que, até 2025, o e-commerce cresça 42% no país, com o varejo sendo responsável por 39% desse crescimento de vendas.

Diante de um cenário de mercado aquecido em 2022 e com as grandes expectativas para a Black Friday e o Natal que se aproximam, é fundamental colocar a casa em ordem e desenvolver o planejamento estratégico do seu e-commerce para começar bem o próximo ano.

Neste conteúdo separamos algumas dicas e tendências para consumo online que vão te ajudar a desenvolver o planejamento estratégico do seu comércio eletrônico. Confira!

O que o planejamento estratégico de e-commerce precisa ter?

Um planejamento estratégico para um comércio eletrônico é um documento onde as principais variáveis da empresa são apresentadas de forma organizada e detalhada. 

Existem diferentes formas de planejar suas ações futuras e você pode adaptá-las para seu processo de planejamento de e-commerce. 

Em um cenário ideal, é importante que seu planejamento mantenha algumas estruturas básicas. A TrayCorp faz a sugestão das seguintes:

  • Análise do negócio: o que será realizado no próximo ano e quais as atribuições de cada setor da empresa;
  • Plano de marketing: quais as ferramentas e estratégias para a divulgação do e-commerce e aumento das vendas;
  • Análise de produto: o que será oferecido ao mercado e quais são os principais diferenciais;
  • Planejamento financeiro: qual a origem dos recursos e como será sua aplicação para a viabilização do negócio;
  • Análise do mercado: quem é o público-alvo, concorrência e tendências de consumo;
  • Cronograma de objetivos e metas: quais são os principais objetivos do negócio para o próximo ano, quais as metas a serem atingidas para alcançá-los e como será o cronograma de implantação dessas ações.

Vale ressaltar que para traçar todas as etapas do seu planejamento estratégico, é fundamental ter clareza da realidade do seu negócio e do seu mercado de atuação. Nesse ponto, a análise de dados realizada de modo sistemático e criterioso é de suma importância, caso contrário você tomará decisões inconsistentes e sem base.

Agora que você já tem em mente os pontos necessários para construir o planejamento estratégico do seu e-commerce, é importante ter conhecimento das tendências para investir de forma assertiva. Confira algumas delas a seguir!

Tendências de mercado para o e-commerce em 2023

Decisões baseadas em dados

Conforme já citamos anteriormente, destacamos a necessidade de investir em uma cultura guiada por dados, por ser um pilar fundamental para toda a estrutura do negócio. Isso porque, a partir de dados corretos e bem coletados, é possível ter uma visão real do seu e-commerce e saber onde e como investir em 2023.

Sendo assim, antes de qualquer coisa, organize os dados do seu negócio. Para isso, você não precisa acessar dezenas de plataformas ou preencher várias planilhas. Com a PlanD é possível ter uma visão completa dos dados do seu e-commerce de um jeito fácil e eficiente.

O mais legal é que com a PlanD você consegue avaliar o desempenho da loja dos períodos anteriores.  Quem começar 2023 com a PlanD, por exemplo, chegará ao final do ano com um histórico de dados de todo o ano, com isso é possível conhecer as datas que foram mais relevantes para o seu negócio e organizar seu cronograma para o próximo ano de forma muito mais prática e eficiente. Além disso, você também terá conhecimento de informações relacionadas ao comportamento dos seus clientes, ticket médio, receita faturada e capturada, valores de frete, investimentos de mídia e muito mais. 

💡10 dicas para implantar uma cultura de dados no seu e-commerce

Físico e digital caminham juntos

O futuro do varejo é figital, combinação do físico e do digital. O portal Mercado e Consumo destaca que, depois de 2020, em virtude da pandemia, os consumidores adquiriram uma maturidade digital maior e o mercado cresceu 10 anos em 2.

A consequência desse crescimento é que a perspectiva fundamental dos consumidores é ser bem servido a partir de um elemento-chave: a conveniência. Hoje, o e-commerce e todo o segmento digital trazem a conveniência do imediatismo, respondendo de forma direta ao desejo da recompensa imediata.

Mas isso não quer dizer que o consumidor só espere conveniência do digital. O mundo físico também tem esse papel.

Do ponto de vista do consumidor, a conveniência deve estar inserida na oferta do negócio, seja ela on ou offline – por isso, figital. Ele não faz separação se a conveniência vem de uma loja digital ou física. Então, na hora de montar seu planejamento, lembre-se de considerar essa conveniência, oferecendo boas experiências em todos os pontos de contato do seu negócio com o cliente.

Compras por voz 

De acordo com a pesquisa da Statista, as compras feitas no e-commerce por meio de assistentes de voz em 2021 totalizaram US$4,6 bilhões em todo mundo. Para 2021, a  expectativa é de US$19,4 bilhões, um crescimento de mais de 400% em apenas dois anos.

O crescimento é causado pelas oportunidades crescentes para assistentes de voz, especialmente por meio de smartphones e dispositivos inteligentes em casas, como Alexa e Google Home.  

Algumas plataformas de e-commerce desenvolveram recursos que permitem o consumidor adicionar e remover itens dos carrinhos de compra usando apenas o comando de voz. Esses programas processam pedidos e os enviam para a loja. Interessante, não é mesmo?  

Logística com foco na experiência

Como você já deve ter percebido, todas as tendências para o e-commerce englobam a experiência do usuário. Contar com uma logística para e-commerce eficiente é um dos pontos fortes do seu negócio dentro da chamada “economia da experiência”.

A eficiência e conveniência do seu e-commerce deve começar pela velocidade da entrega, com o menor tempo possível entre a compra e a chegada do pedido até o seu cliente. Por isso, frete expresso, entrega no mesmo dia ou em até 48 horas e retirada em loja física são as opções que devem fazer parte do planejamento para o e-commerce.

Trabalhar com mais de uma modalidade de envio também é muito importante. O consumidor precisa ter opções. Ofereça possibilidades como Correios, transportadoras, retirada em loja física ou em lockers e delivery de diferentes formas. Isso tudo, além de fornecer o rastreamento do pedido, ajuda a enriquecer a experiência do usuário e contribui para a retenção de clientes.

A embalagem é outro ponto de atenção no planejamento do seu comércio eletrônico. Isso porque, além dos aspectos estéticos, ela deve ser resistente para manter o produto íntegro e ser de material e tamanho adequados aos artigos comercializados no site. 

💡Como oferecer frete grátis no seu e-commerce sem ter prejuízo?

Foco no usuário + dados = comunicação eficiente

Assim como em outros aspectos e tendências para focar no seu planejamento, quando o assunto é marketing e comunicação, focar na experiência do usuário a partir de dados é fundamental. 

De acordo com a WGSN’s Future Consumer 2023, o chamado Marketing da Interface por Voz do Usuário (VIU) está no foco do crescimento para o próximo ano e impacta diretamente a produção de conteúdo para interações entre usuários e máquinas.

Também é esperado um incremento das vendas realizadas em plataformas sociais, o chamado Social Commerce, ou S-commerce. Essa mudança se faz cada vez mais presente nos desafios do  e-commerce tradicional, que passa a abranger também o espaço das redes sociais, antes mais voltadas para consumo de informação e entretenimento.

Para Isabela Pimentel, consultora e especialista em mídias digitais e planejamento de comunicação, em 2023 uma estratégia integrada precisa considerar:

  1.   Diversidade e inclusão em campanhas, ações e projetos digitais;
  2.   Acessibilidade na oferta dos conteúdos e na construção dos canais;
  3.   Experiência do usuário e consumidor integrada (On e offline em sinergia);
  4.   Postura omnichannel, em que os canais orquestrados complementam a jornada do usuário;
  5.   Uso da inteligência artificial para aprimorar o relacionamento com cliente;
  6.   Business Intelligence (B.I.);
  7.   Marketing de influência, tendo os influencers como cocriadores e não meros ‘garotos propaganda’;
  8.   Investimento em branding (marcas tradicionais precisam se reposicionar diante de causas urgentes da sociedade atual e gerações futuras);
  9.   Reestruturação da cultura organizacional e dos modelos organizacionais muito hierarquizados, em prol de uma mentalidade ágil e mais fluida.

Esses pontos e outras tendências para o marketing em 2023 estão disponíveis no portal Mundo do Marketing.

Essas são algumas das tendências para o e-commerce em 2023 que precisam ser contempladas no seu planejamento. Além delas, é importante que você tenha pleno conhecimento das peculiaridades do seu negócio e saiba analisar o que faz ou não sentido. 

Lembre-se de estudar bem o mercado e investir análise de dados, para construir seu planejamento e conquistar bons resultados. 

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