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Mercado do E-commerce

Checklist: Tudo o que você precisa para criar um E-Commerce

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 4 anos

Montar um e-commerce não é uma tarefa fácil, mas com as dicas da PlanD temos a certeza de que você conseguirá tirar os seus projetos do papel. Já mostramos aqui como criar um e-commerce do zero e te ajudamos com dicas de planejamento e até falamos sobre a importância das metas para as suas operações.

Mas se você ainda não conseguiu montar um e-commerce, preparamos um checklist de tudo o que você precisa para colocar em prática todos os seus planos. Destacamos quais são os pontos fundamentais para a construção da sua loja virtual e falamos sobre a importância de cada um deles. 

Você notará que o nosso checklist foi dividido entre 4 categorias. E em cada uma delas explicaremos um pouco dos desafios que você enfrentará enquanto estiver montando o seu negócio on-line. Confira:

1 – Planejamento sempre

O planejamento estratégico deve ser o primeiro passo. Aqui serão definidos desde o nome do seu e-commerce e segmento de atuação até estratégias operacionais. Se você já definiu tudo isso, parabéns! Você já avançou uma casa para montar um e-commerce.

Para quem ainda não tem essa definição, vale a pena relembrar alguns itens importantes como:

  •         Modelo de negócios: tenha um momento para estruturar o seu novo negócio, analise os concorrentes e encontre pontos fracos e fortes. Assim, é possível desenhar uma boa estratégia empresarial para a sua loja on-line;
  •         Conheça a sua persona: para montar um e-commerce é imprescindível que você tenha em mãos o desenho do seu cliente ideal. Esse fator ajudará na definição não só de um layout da loja, mas também nas estratégias de marketing;
  •         Conheça leis e regulamentos de funcionamento: assim como as lojas físicas, os e-commerces também precisam seguir leis e regras de funcionamento. Recomendamos que tome conhecimento da Lei do E-commerce (7.962/2013) antes de partir para a criação da loja no ambiente digital;
  •         Domínio do site (URL): se já escolheu o nome para o seu e-commerce é indicado que você já veja se está disponível para compra. Isso pode ser verificado no Registro.br;
  •         Burocracias necessárias: abra a sua empresa (CNPJ) no enquadramento correto e faça o registro da sua marca no INPI.

2 – Contrate fornecedores de confiança

Finalizadas as burocracias e as etapas que envolvem o planejamento, chega a hora de escolher o domínio da sua loja virtual e a plataforma ou servidor em que o seu e-commerce ficará hospedado. 

Não se esqueça de que o seu e-commerce será também o seu cartão de visitas, então quando estiver definindo os seus fornecedores avalie, principalmente, a qualidade do servidor em que o seu site esteja hospedado e a segurança que ele oferecerá para você e para os seus clientes. 

Pense na premissa básica: navegabilidade e segurança. Se o seu site estiver fora do ar ou apresentar empecilhos na navegação, isso certamente impactará nos resultados das suas operações.

 O consumidor precisa confiar que as suas informações pessoais estarão protegidas, uma das formas de garantir que isso aconteça é a contratação de certificado SSL (Secure Sockets Layer). Sites com essa certificação tem uma melhor visibilidade nos resultados de pesquisa Google e oferecem ao consumidor uma sensação de navegação segura e descomplicada. 

Passados esses pontos, é necessário escolher a plataforma em que o seu e-commerce estará hospedado. Pesquise as opções que existem e veja qual cabe no seu orçamento. Se você tem pouca experiência nesse mercado, recomendamos a utilização de plataformas de fácil configuração, como: Nuvemshop, Loja Integrada, entre outros.

Quando estiver definindo a plataforma, certifique-se de avaliar os recursos de marketplace, layout (design responsivo) e conectividade com sistemas de pagamento, soluções de gestão de dados e de relacionamento com o cliente. Lembre-se que a navegação precisa ser intuitiva, e trazer aspectos da identidade da sua marca.

3- Configurações e setups da loja

Com a definição da plataforma mais adequada é chegado o momento de configurar as soluções e cadastrar os produtos em sua loja virtual. Nesta etapa, você vai inserir todas as informações institucionais e os materiais que se referem às políticas de segurança e de privacidade da sua empresa.

O cadastro dos produtos, a categorização deles e as fotos também são fundamentais para que você consiga concluir o checklist de como montar um e-commerce.

Defina as suas estratégias de logística e os custos operacionais que serão gerados. Tudo isso precisa ser planejado com cuidado. Não esqueça de avaliar os custos operacionais e encontre parceiros confiáveis que cumpram os prazos de entrega e assegurem que o seu cliente tenha um bom atendimento.

4 – Divulgue o seu e-commerce

Uma parte importante do checklist de como montar um e-commerce é a divulgação dele. Monte então um planejamento de marketing para a sua loja virtual.  As estratégias devem estar em sinergia com o período de lançamento e precisam estar alinhadas com as metas de negócios.

Defina quais redes sociais serão usadas, a verba para divulgação em mídia on-line (mensal e anual), mapeie ações promocionais e ofereça treinamentos para a capacitação da equipe que ficará responsável pela comercialização dos produtos. 

Com toda essa estrutura pronta é só acompanhar a performance do seu e-commerce. Não se esqueça de acompanhar diariamente os relatórios da sua web analytics e aproveite os insights da ferramenta para implementar melhorias no seu funil de vendas. 

Checklist para montar um e-commerce

1- Planejamento do seu e-commerce:

  • Qual o nome do seu e-commerce?; 
  • Qual será o segmento de atuação
  • Quais produtos serão vendidos?
  • Qual será o público-alvo?;
  • Elabore o plano de negócio da empresa; 
  • Registre o domínio da sua loja (www.lojacontrateapland.com.br); 
  • Registre a marca no INPI; 
  • Abra uma empresa.

2 - Selecione fornecedores:

  • Contrate uma plataforma;
  • Escolha um servidor de hospedagem com qualidade; 
  • Adquira um certificado SSL para o seu site; 
  • Contrate um designer e um programador para criar um layout dinâmico e intuitivo;
  • Escolha canais de atendimento ao cliente; 
  • Defina quais serão os meios de pagamento da loja virtual;
  • Estabeleça os horários de entrega e contrate uma empresa para fazer as entregas; 
  • Os processos de trabalho precisam estar bem definidos e documentados, para que todas as áreas saibam como proceder.

3 - Configurações e setup do seu e-commerce:

  • Cadastre as informações institucionais da empresa;
  • Desenvolva as políticas de segurança e privacidade;
  • Adeque o seu e-commerce para as regras da LGPD;
  • Capriche nas fotos e nas descrições dos seus produtos;
  • Precificação dos produtos (inclua todos custos operacionais e o lucro);
  • Faça o setup do Google Analytics e do Google Search Console.

4 - Promova o seu e-commerce:

  • Apresente todos os processos operacionais do seu e-commerce para a sua equipe;
  • Invista em soluções de atendimento. Treine sua equipe para que os seus clientes sejam bem recebidos;
  • Separe uma parte do orçamento para as ações de marketing e divulgação.

O trabalho continua…

Depois de seguir as nossas recomendações de como montar um e-commerce. Você ainda terá bastante trabalho pela frente. Para ter certeza de que tudo está acontecendo conforme o planejado é necessário avaliar os relatórios de vendas. 

Não esqueça de acompanhar o comportamento dos seus consumidores nas páginas do seu e-commerce. Essas informações te ajudarão com insights para a criação de conteúdos e campanhas de vendas.

Invista num diferencial para a sua loja. Acompanhe as tendências do comércio eletrônico e comece a planejar maneiras de destacar a sua marca. 

Se precisar de um reforço para a extração dos dados das suas operações e análise das informações, conte com a ajuda da PlanD Data Intelligence.

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