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Será que foi bom? 8 indicadores de e-commerce para acompanhar durante e após a Black Friday.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Conquistar boas vendas na Black Friday é o desejo de todo gestor de e-commerce. Além de realizar o planejamento correto, preparar as ações de marketing e deixar tudo organizado para a data, é fundamental ter domínio total dos indicadores durante e depois da Black Friday. 

Seja em uma estratégia de Black Friday, ou Black November, fazer o acompanhamento dos resultados em tempo real permitirá que você e o seu time façam as mudanças necessárias a tempo.A partir dos indicadores de e-commerce, será possível identificar se a sua estratégia está dando certo ao longo do período de oferta, ou não. 

Por isso, é tão importante saber quais os indicadores de sucesso do seu e-commerce você precisa acompanhar. Neste conteúdo, separamos duas listas de indicadores para você ficar atento durante e depois da Black Friday. 

Agora veja os 8 indicadores de e-commerce acompanhar durante e após a Black Friday: 

Indicadores para acompanhar durante a Black Friday

Custo por clique (CPC)

Por se tratar de um período quando diversas empresas realizam promoções e investem em mídia, a concorrência para as campanhas costuma ser grande. Por isso, é importante acompanhar o CPC das suas campanhas de perto.

Caso você identifique que o CPC está muito alto, analise a possibilidade de aumentar o lance oferecido pelas palavras-chave ou grupos de anúncios, para não perder oportunidades no leilão, com a redução da parcela de impressão.

As palavras-chave mais importantes são aquelas que representam maior volume de conversões, por isso, fique de olho nelas durante a Black Friday e faça as modificações necessárias.

Orçamento da Campanha

Caso na estratégia de mídia para a Black Friday, você opte por campanhas limitadas por orçamento, lembre-se que caso ela atinja o valor máximo diário, ela deixará de imprimir a partir daquele horário. Ou seja, seus anúncios não serão exibidos e boas oportunidades de venda poderão ser perdidas.

Por isso, uma dica é acompanhar o valor gasto por campanha, e segmentar por horário do dia. Fazendo isso, será possível identificar se a campanha parou de imprimir e se é necessário aumentar seu orçamento diário.

Tanto para acompanhar o CPC, quanto o orçamento das suas campanhas durante a Black Friday, a PlanD é uma excelente aliada. Isso porque a partir da solução você consegue criar dashboards interativos e acompanhar diversos indicadores, incluindo os de mídia do seu e-commerce. Conheça mais sobre a PlanD!

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), é um indicador muito importante para a saúde financeira do seu comércio eletrônico. Ele mostra o quanto você está gastando para adquirir um novo consumidor e se está atraindo os clientes certos.

Sendo assim, quanto maior o CAC, pior, pois isso significa que o seu negócio está gastando mais dinheiro do que deveria para gerar uma nova venda. 

Para melhorar o CAC, analise o investimento em cada uma de suas campanhas de mídia. É provável que algumas estejam drenando recursos sem trazer clientes. Caso isso aconteça, direcione os investimentos, foque nas campanhas que geram os melhores resultados.

Ticket Médio

De forma geral, quanto maior o Ticket Médio (valor médio dos pedidos), melhor. Quando analisado juntamente com outros indicadores, como o Custo por Aquisição (CAC), ele permite entender se o seu e-commerce está entregando os resultados esperados.

Para isso, compare o seu Ticket Médio, com o dos concorrentes. Caso os concorrentes estejam praticando um valor muito menor, por exemplo, pode ser que você não obtenha os resultados esperados.

Caso identifique isso durante a Black Friday, é possível oferecer descontos pontuais com banners, cupons de descontos, kit de produtos, ou organizar a sessão de “Compre Junto”.

💡Ações de marketing para a Black Friday 2022 - Não fique no 0x0!

Taxa de conversão

A Taxa de Conversão é um indicador que mostra quantas pessoas entraram em seu e-commerce e de fato compraram. 

Em um período como a Black Friday, de grande fluxo nos sites de vendas, converte mais quem oferece boas ofertas, uma experiência de compra rápida e descomplicada.

Caso você identifique que a sua Taxa de Conversão está baixa, verifique, por exemplo, se existe alguma lentidão no site, se a integração com o fornecedor de soluções de pagamento está funcionando, se há algum problema com a plataforma de e-commerce utilizada, ou se os preços dos seus produtos mais importantes estão muito acima dos praticados pela concorrência.

Esses são alguns dos fatores que podem interferir na sua taxa de conversa. Fique de olho!

Depois que passa a Black Friday, você também pode analisar esses indicadores que citamos, mas também será necessário acrescentar alguns outros para medir o sucesso do seu e-commerce. Confira a seguir alguns deles.

Indicadores para acompanhar depois da Black Friday

De nada adianta monitorar suas metas durante a Black Friday se, após a data, o gestor não continuar trabalhando os dados para aprimorar os resultados, certo?

Pensando nisso, selecionamos os principais indicadores para você acompanhar após sua campanha de Black friday, algo que a PlanD oferece de forma prática para os gestores terem seus dados sempre na palma da mão:

Vendas

Este é um dos primeiros passos para verificar se a meta total de faturamento estabelecida para a Black Friday foi atingida. Afinal, ela está diretamente ligada ao volume de vendas e o quão impactante a ação foi para o seu e-commerce. Se você montou um bom planejamento para a Black Friday, com certeza ao longo da ação já tinha uma boa visão se o caminho estava sendo positivo ou não em relação a bater a meta de faturamento.

O número das vendas pode ser comparado a outros indicadores, como o número de acessos ao site durante o período e o CAC. Essa comparação vai ajudar a entender o quão eficiente está foi a estratégia de Marketing Digital. 

Receita faturada e capturada

No e-commerce nem tudo que é vendido pode ser considerado faturado. Isso porque o cliente pode colocar o produto no carrinho, chegar à página de check-out, clicar em comprar, mas posteriormente a compra não ser paga.

Isso pode acontecer por problemas com o método de pagamento do cliente, desistência, ou até mesmo erros no checkout. 

Caso isso aconteça, essa compra pode ser considerada capturada, mas não faturada. Sendo assim, o dinheiro não vai entrar no caixa. 

Depois da Black Friday analisar esses dois indicadores é muito importante para entender o sucesso do seu e-commerce na data e também colocar em prática possíveis ações. Como de recuperação de carrinho, por exemplo.

💡 Receita capturada x Receita faturada no e-commerce: Entenda o que são e quais as diferenças

LTV (Lifetime Value)

Por fim, mas não menos importante, o Lifetime Value (LTV). Ele refere-se ao tempo de permanência de um consumidor como cliente no seu e-commerce em um determinado período.

Com esse indicador, você pode acompanhar para saber se as pessoas que se tornaram clientes durante a Black Friday, voltarão a comprar no seu e-commerce. Você pode estruturar campanhas de marketing específicas para essas pessoas depois de um determinado período. 

É importante manter um relacionamento com os clientes conquistados, afinal você se esforçou bastante para alcançar cada um deles!

Uma dica para o pós Black Friday é pensar nesses clientes como potenciais consumidores nas próximas datas aquecidas do mercado, como Natal e ano novo.

Com uma base de clientes bem trabalhada, você fortalecerá a comunidade de fãs da sua loja, conquistando cada vez mais um posicionamento na mente de seus clientes ao longo de todo o ano.Quer saber mais detalhes sobre dados e mensuração de resultados? Confira um conteúdo super completo que preparamos sobre indicadores para e-commerce.

Todos os indicadores listados neste conteúdo são importantes e podem te ajudar a entender o desempenho do seu e-commerce durante e depois da Black Friday. 

Para ter dados de qualidade e ganhar tempo nas análises, você pode contar com a PlanD! Uma plataforma que reúne todos os dados do seu e-commerce e permite a construção de dashboards interativos para análise completa. 

Tenha uma visão completa dos dados do seu e-commerce durante e depois da Black Friday e tome as melhores decisões para atingir suas metas.

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