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Mercado do E-commerce

Esquenta Black Friday: Uma ótima estratégia para o período que antecede a promoção.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Nos meses que antecedem a Black Friday, especialmente no mês de outubro, é comum que os consumidores tenham um comportamento mais contido devido à proximidade das promoções que chegam em novembro.

Quem está buscando comprar itens de desejo, por exemplo, acaba segurando a compra por alguns meses ou semanas para aproveitar os melhores preços de novembro.

Porém, é possível minimizar a queda nas vendas antes da Black Friday através de estratégias focadas nos clientes que estão com pressa e não querem esperar para comprar.

Sim, antecipar as vendas da Black Friday pode ser uma excelente estratégia para quem deseja aproveitar ao máximo essa data tão importante para o e-commerce e, para isso, uma sugestão são as ações de “esquenta Black Friday” que podem começar já em outubro.

Neste artigo vamos te apresentar algumas dicas para colocar em prática as ações antecipadas da melhor forma para o seu e-commerce fazer um “esquenta Black Friday”. Confira!

Por que antecipar as vendas da Black Friday?

Além dos motivos para realizar uma Black Friday antecipada que vamos apresentar a seguir, você também pode conferir um vídeo muito interessante do especialista em e-commerce Thiago Sarraf que responde à pergunta: é normal ter queda nas vendas antes da Black Friday?

Black Friday acontece durante a Copa do Mundo

Para entender o impacto dessa junção de datas, o grupo Globo mapeou o comportamento do consumidor para a próxima Black Friday e fez um recorte específico relacionado à Copa do Mundo. Alguns dos dados levantados nos ajudam a validar a necessidade de antecipar as ofertas. 

  • 50% dos consumidores pretendem comprar algum produto na Black Friday;
  • 56% dos entrevistados disseram que vão comprar algum produto por causa da Copa do Mundo;
  • Dos que desejam comprar algo em função da Copa, 72% também querem comprar na Black Friday, sendo as três principais categorias de consumo: roupas e acessórios (20%), eletrônicos (15%) e compras de supermercado (14%).

Além disso, de acordo com a pesquisa realizada pelo Google com a Offerwise, 71% dos entrevistados, cinco meses antes do início do mundial de futebol, já estavam se preparando para acompanhar a Copa e ao menos 66% vão comprar algum produto ou contratar algum serviço antes do evento. 

Sendo assim, uma forma interessante de aproveitar essa sazonalidade e antecipar a Black Friday é investir em ofertas que sejam focadas em artigos relacionados ao mundial de futebol. No Blog da PlanD você encontra um conteúdo completo sobre o assunto, com uma lista de produtos que estão entre os mais desejados pelos consumidores para a Copa do Mundo. 

Prevenir problemas logísticos

Com o aumento de pedidos durante a Black Friday, a demanda de logística do seu e-commerce será maior.

Esse crescimento repentino nos envios pode gerar uma sobrecarga de entregas, ocasionando atrasos por parte das transportadoras e dos Correios.

Para evitar esses contratempos, além de investir em bons parceiros logísticos e comunicar bem aos clientes os prazos de entrega, você pode antecipar as promoções do seu e-commerce, para distribuir as vendas ao longo do mês de novembro.

Fazendo isso, você pode evitar sobrecarregar os processos logísticos do seu negócio. 

💡 5 erros de logística do e-commerce que você não pode cometer na Black Friday 

Aproveitar o comportamento do consumidor

Por causa da pandemia, os consumidores tiveram muitas mudanças de hábitos que permaneceram mesmo com a diminuição da Covid-19.  Entre eles o comportamento de compra, que se tornou mais digital, já que até quem tinha receio de comprar online precisou aderir ao modelo online.

Sendo assim, com mais consumidores online e interessados pelas ofertas da Black Friday, antecipar as promoções é uma chance de sair na frente da concorrência, não brigar por espaço de mídia durante a data, vender mais e, assim, aumentar o faturamento. 

Outro fator interessante é que ao antecipar as condições especiais da Black Friday, você oferece ao cliente mais tempo de consideração e tem a possibilidade de trabalhar melhor esse consumidor ao longo do funil de vendas.

De acordo com dados do Google, as marcas que estão presentes desde o início da pesquisa dos clientes têm 30% mais chances de serem lembradas no ato da compra. 

Agora que você já viu alguns dos motivos para antecipar a Black Friday no seu comércio eletrônico, confira dicas práticas para realizar as ofertas.

Dicas para antecipar as ofertas no e-commerce

Crie kits de produtos

Essa dica é interessante principalmente para aqueles itens que não vendem com tanta facilidade. Crie kits com produtos que são carro chefe e os que demoram mais a sair do seu estoque. 

Fazer isso contribuiu para o aumento da rentabilidade do seu e-commerce, também incrementa o ticket médio e permite fazer giro no estoque mais rapidamente.

Ou seja, é uma excelente oportunidade para queimar o estoque daquele produto que está parado há algum tempo!

Promoções a preço de custo

Por falar em produtos encalhados, uma ótima opção é criar ofertas para vendê-los por preço de custo ou abaixo do valor que venderia para ter lucro. Dessa forma, o produto fica mais atrativo para a venda e você consegue girar seu estoque.

Atenção! Lembre-se que o lucro não será o mesmo. Porém, em contrapartida, você terá mais dinheiro em caixa para investir em produtos nos próximos meses que, de fato, tenham mais saída no seu e-commerce.

Ofereça descontos progressivos

O desconto progressivo é um método de venda que estimula o cliente a adquirir mais produtos para ganhar redução nos preços. A lógica é simples: quanto mais produtos uma pessoa comprar, maior será o desconto que ela vai receber.

Você pode trabalhar esses descontos antes da Black Friday e aproveitar os gatilhos que ela desperta para convencer o consumidor a antecipar as compras. 

Trabalhe gatilhos certos

Ao criar promoções antecipadas para a Black Friday, utilize os gatilhos de escassez associados ao tempo. Fazendo isso, você comunica ao consumidor que uma determinada oferta é válida apenas para um período fixo que seja antes da Black Friday e  possivelmente vai despertar nele o interesse de garantir a promoção de forma antecipada.

Aqui no Blog da PlanD você encontra um outro conteúdo super completo com ações de marketing para a Black Friday que também podem ser trabalhadas de forma antecipada. 

Agora que você já sabe por que é interessante para o seu e-commerce antecipar as vendas da Black Friday, que tal conferir como aproveitar a Cyber Monday? Data que é super importante para o segmento de eletrônicos. 

Para colocar tudo o que você leu em prática e antecipar as vendas do seu e-commerce para a Black Friday, conte com a ajuda de uma plataforma de análise de dados como a PlanD. Com ela você consegue ter uma visão completa do seu e-commerce, para traçar os melhores caminhos e conquistar excelentes resultados. Além disso, você consegue fazer um acompanhamento em tempo real de tudo o que está acontecendo com o seu negócio. 

E o melhor de tudo é que até o dia 15 de novembro de 2022 você pode aproveitar uma condição imperdível para testar a ferramenta. 

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