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5 Erros de logística do e-commerce que você não pode cometer na Black Friday.
Por: Christianne Bajon
Atualizado há 2 anosSeja em uma estratégia de Black Friday ou Black November, a logística é um dos pilares fundamentais para que o seu e-commerce conquiste o sucesso esperado, por isso os erros precisam ser evitados. Para se ter uma ideia, de acordo com a pesquisa Reclame Aqui de 2021, durante a Black Friday do ano passado (2021), a principal queixa dos consumidores foi o atraso nas entregas, com 19,92% das reclamações. A entrega errada de produtos também consta entre os principais problemas na edição passada.
Ainda vale destacar que, de acordo com o levantamento da Compre&Confie, nos últimos anos, o prazo prometido para entrega cresceu 62,5% e o preço do frete teve um aumento de 39%.
Sendo assim, para diminuir as chances de falhas nas entregas, atender bem seus clientes e ter uma boa rentabilidade do seu negócio durante a Black Friday, é fundamental preparar seu estoque e organizar muito bem a logística do seu e-commerce.
A seguir, você encontrará algumas dicas para não cometer erros logísticos durante a Black Friday. Confira!
5 erros de logística do e-commerce para evitar na Black Friday
1- Ter um estoque desorganizado
Um estoque mal organizado pode gerar problemas desde a definição de quais produtos serão ofertados na Black Friday, até o dia a dia da operação durante a data, com falhas no processo de separação, preparação dos pedidos e falta de produtos.
Então, para evitar problemas com logística na Black Friday, seu estoque precisa estar organizado de forma lógica e eficiente. Você pode utilizar a metodologia da Curva ABC para classificar seus produtos por ordem de importância e, assim, saber exatamente a importância de cada um dentro do faturamento e preparar os produtos para o dia a dia da operação.
Para evitar erros e planejar o estoque do seu e-commerce para Black Friday, você precisa ter um panorama geral dos dados históricos do seu comércio eletrônico. Nesse aspecto, a PlanD pode ser sua grande aliada. Isso porque, com a solução, você consegue ter uma visão de todas as informações relacionadas aos seus produtos, criar dashboards interativos e fazer análises completas dos KPIs mais importantes para o seu negócio.
Colocando isso em prática, você diminui as chances de ter problemas logísticos, evita prejuízos financeiros e atende bem aos seus clientes.
2- Não escolher bons parceiros logísticos
Sejam fornecedores ou transportadoras, contar com bons parceiros é muito importante para não errar! Quando se diz respeito à logística durante a Black Friday, a definição das empresas que farão as entregas dos produtos é fundamental.
Isso porque os consumidores estão cada vez mais atentos às melhores oportunidades de negócio. De acordo com um estudo do Baymard Institute, 60% dos clientes desistem da compra por causa de custos com frete.
Além disso, a escolha das empresas que vão cuidar das entregas do seu e-commerce também impacta na experiência do consumidor com a sua marca. Já que, caso o produto atrase ou chegue danificado pelo transporte, é com o seu comércio eletrônico que o cliente ficará insatisfeito e irá recorrer.
Uma boa prática para evitar atrasos é estudar os prazos com as empresas de logística que fazem entregas em todo o país. Mesmo que os Correios ainda sejam a forma mais popular e simples de enviar produtos para todo o Brasil, infelizmente, a alta demanda e burocracia da empresa pode acabar atrasando as entregas dos seus produtos.
Outros pontos de atenção são:
- Disponibilize mais de uma opção de transportadora na sua loja virtual. Assim, o cliente pode escolher preços e prazos que melhor atendam às suas necessidades;
- Busque empresas de confiança, que sejam parceiras do seu negócio - garantindo que as entregas sempre cheguem a tempo e nas condições desejadas.
- Comunique previamente aos seus clientes os prazos de entrega dos produtos , caso aconteça algum atraso, entre em contato e avise também.
3- Definir estratégia de frete em cima da hora
Por falar em entrega de produtos e valor de frete, já sabemos que durante a Black Friday o frete grátis é um dos principais argumentos de conversão. De acordo com uma pesquisa da Opinion Box, 65% dos clientes apontam essa vantagem como o principal fator que os estimulam a comprar online.
Mas atenção! É necessário ter cuidado para calcular a viabilidade de fazer essa oferta no seu negócio e não deixar para fazer isso em cima da hora. Então, planeje suas ofertas com antecedência e estratégia!
Para analisar as possibilidades e tomar as melhores decisões em relação à estratégia de frete durante a Black Friday, você pode contar também com a PlanD, pois com nossos dashboards interativos e análises, você consegue visualizar informações importantes sobre valores de frete, uso dos cupons de desconto e muito mais.
💡Como oferecer frete grátis no seu e-commerce sem ter prejuízo?
4- Não definir a logística reversa
Não organizar o processo de troca e devolução de produtos, pode gerar vários problemas logísticos e de experiência do consumidor com o seu e-commerce.
Para evitar contratempos, invista em boas práticas de logística reversa para facilitar a vida do consumidor e aprimorar ainda mais a experiência de compra. De acordo com o estudo da Narvar, 96% dos consumidores voltariam a comprar de uma empresa que oferece uma experiência de devolução ágil.
Lembre-se! O processo de troca, por si só, já costuma ser desgastante, qualquer problema de comunicação pode afetar ainda mais a insatisfação do consumidor. Então, aposte em atendimento feito por pessoas para solucionar questões relativas a trocas e devoluções.
Quer entender melhor sobre o assunto? Então, confira algumas opções de logística reversa para o seu e-commerce.
5- Não ter visão em relação aos dados
Outro erro que precisa ser evitado é não ter a visão clara dos dados, tanto previamente para auxiliar na etapa de planejamento e organização do estoque, como durante e após a Black Friday.
Em um período de alta demanda e grande importância estratégica, como a Black Friday, é muito importante ter uma visão clara das informações e, principalmente, ter um acesso fácil a todas elas. Em um período como a Black Friday fica inviável acessar diversas planilhas ou ferramentas de dados diferentes.
Para evitar isso e ter uma visão clara e eficiente dos dados do seu e-commerce, você pode contar com a PlanD, a solução de análise de dados completa ideal para pequenos e médios e-commerces, que proporcionará clareza antes, durante e depois da Black Friday.
Ter sucesso na Black Friday e se destacar da concorrência não se limita a oferecer bons descontos. A qualidade do processo de logística e a apresentação do seu produto são vitais para a fidelização dos clientes.
Agora que você já sabe quais são os 5 principais erros de logística no e-commerce, poderá se planejar com mais eficiência e garantir melhores resultados em sua Black Friday!