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Por que o seu e-commerce precisa estar no TikTok?

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 3 anos

Aposto que você já assistiu a um vídeo de dancinha no Tik Tok e achou que é uma rede social somente para os jovens. Está na hora de rever alguns conceitos. A ferramenta vai muito além do entretenimento e aos poucos conquista pessoas das mais diversas faixas etárias, empresas e principalmente e-commerces. Mas, afinal, por que o seu e-commerce precisa estar no Tik Tok?  

Para você ter uma ideia da popularidade dele, segundo a Sensor Tower,  só nos três primeiros meses de 2020 o Tik Tok bateu o recorde de downloads atingindo um total de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo. Durante o isolamento social obrigatório, causado pelo Covid-19, por exemplo, o app foi o mais baixado do mundo e registrou 2 bilhões de downloads concluídos.

A popularidade da rede social já é um excelente motivo para que você invista algumas horas do seu dia para planejar conteúdos específicos. Sabemos que o formato pode não ser adequado para todos os modelos de negócio, mas se você puder apostar nessa plataforma solte a sua criatividade. 

Aproveite para criar um conteúdo diferenciado. Mas, antes disso, não se esqueça de estudar bem a rede social e ter um planejamento estratégico da sua atuação nessa mídia.

 

Como surgiu o Tik Tok

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O Tik Tok foi desenvolvido por uma empresa chinesa em 2014, sob o nome Musical.ly. O aplicativo era destinado para as pessoas postarem vídeos dublando músicas.  

Em 2017, o Musical.ly foi comprado pela ByteDance e se transformou em Tik Tok. De lá para cá muitas mudanças aconteceram nessa rede social. Mas foi em 2019, que a plataforma conquistou a Índia e os Estados Unidos e ingressou na lista dos aplicativos mais baixados.  

Em 2020, a rede social ficou atrás apenas do WhatsApp como a rede social mais baixada.

Por que divulgar o seu e-commerce no TikTok?

Se você analisar a audiência do Tik Tok, perceberá as vantagens em divulgar o seu e-commerce na rede social. Diferente do Facebook e do Instagram, a rede permite que marcas alcancem o volume maior de pessoas sem a necessidade de um investimento financeiro. 

Aparentemente, o sucesso dos vídeos não tem relação com a popularidade de quem publicou o conteúdo. Há casos de pessoas não famosas que emplacaram suas produções com criatividade e ousadia.

Se você tem um e-commerce focado no público mais jovem, o TikTok pode ser uma boa alternativa para que você amplie a sua visibilidade. Para estes casos, inclusive, recomendamos investir em estratégias de Topo de Funil. 

E para conseguir um bom volume de seguidores, a estratégia é investir nas trends - temas mais falados do momento - e na popularização da sua conta. Com vídeos, músicas e áudios falados que ajudam a criar uma comunicação mais divertida. 

O TikTok pode ser uma boa vitrine para a venda de produtos, de serviços ou até para promover parcerias. Mas, antes de apostar todas as suas estratégias nessa rede social, é fundamental ter um planejamento bem estruturado, com públicos e metas bem definidos. 

Planejamento antes de qualquer coisa

Antes de criar uma conta no TikTok para o seu e-commerce é importante que você saiba muito bem aonde pretende chegar. Você precisa conhecer a rede social e precisa entender  que o público vai esperar da sua empresa ou produto naquele canal. 

Conhecendo melhor o que o TikTok tem a te oferecer, você terá mais condições de entender a linguagem e quais abordagens poderão ser adotadas para que você consiga os resultados planejados.

Aproveite a rede social para criar conteúdos divertidos e com um visual diferenciado. Evite argumentações sérias demais ou que possam gerar polêmicas. Por ser uma mídia mais jovial e com uma ampla faixa etária é importante que você encontre uma forma criativa e descontraída para se comunicar na plataforma.

Que tal uma dublagem explicando sobre o seu produto? Ou então, uma dancinha mostrando looks descolados de roupas da sua loja? Você pode apostar também em vídeos DIY (faça você mesmo)

Esqueça formalidades, a parte boa da rede é que você não precisa criar vídeos profissionais, cheios de recursos ou edições. 

Já ouviu falar em conteúdo lo-fi? A definição é: estilo de produção musical que usa técnicas de gravação de baixa fidelidade. Nada mais é do que uma forma mais popular e acessível para aparecer. E o mais legal: aparecer de maneira autêntica! A ideia é produzir conteúdos sem refinamento!

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Veja mais exemplos clicando aqui

Vale a pena refletir sobre tudo isso e começar a planejar os seus próximos vídeos.

Promova o seu e-commerce no TikTok

Para que você alcance os resultados de vendas planejados, a nossa sugestão é que você utilize o Tik Tok como um canal para atrair leads, promover a sua marca e vender. 

Sim, é possível vender pela própria plataforma através do TikShop Ele permite marcar produtos em seus vídeos e que você tenha uma visão geral do tráfego da sua conta, bem como quem comprou um produto seu. 

Outro recurso legal do TikShop é que você pode colocar vídeos do seu próprio perfil ou dos seus clientes, em sua loja virtual. 

E, se você tiver metas agressivas de vendas, invista também em anúncios patrocinados no Tik Tok for Business . O mais bacana é que diferente de outras redes sociais, nesta o usuário não pode pular anúncios.

Seja original! Invista em um conteúdo diferenciado. Aposte na simplicidade e em uma comunicação focada no seu público estratégico. E para manter o engajamento do seu perfil, diversifique o seu conteúdo. 

Faça desafios de hashtags! 

Aliás, as hashtags também te ajudam a conseguir seguidores e você deve sim usá-las, pois servem para direcionar seu conteúdo para as pessoas certas. Se você souber usar as hashtags para determinado conteúdo, seus vídeos entrarão em destaque em resultados de hashtags relevantes.

Você pode até ficar de olho na sua concorrência através das hashtags. 

Aproveite, conquiste e engaje seguidores e se destaque no seu nicho através das hashtags!

E aí, o que você achou dessa proposta de divulgar os seus produtos no Tik Tok? Espero que este post tenha feito sentido para você que tem um e-commerce.  Sabemos que esse é um universo um pouco nebuloso, mas tenha a certeza de que ele pode ser bastante promissor quando adotamos as estratégias adequadas.

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