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Mercado do E-commerce

6 dicas para seu e-commerce vender bem após o Natal

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há um ano

O último trimestre do ano é bastante agitado para os gestores de e-commerce. Afinal, acontecem datas super importantes como o Dia das Crianças, Black Friday e o Natal. Além disso, grande parte dos gestores estão criando o planejamento estratégico para o ano seguinte.

Em meio a tantos acontecimentos, o foco precisa ser redobrado para que as vendas sejam positivas. Um período que merece atenção é o pós-Natal. Isso porque, segundo o Serasa Experian, janeiro e fevereiro costumam ser os piores meses do ano para o varejo brasileiro. Setores de vestuário, calçados e acessórios são os mais afetados.

Sendo assim, que tal conferir algumas dicas para organizar as vendas pós-Natal do seu e-commerce e não ser pego de surpresa? 

Confira neste conteúdo 5 dicas para seu e-commerce ter boas vendas após o Natal.

Analise a situação do seu estoque

Um dos pilares para o bom desempenho de um comércio eletrônico é ter um estoque estratégico. Isso porque, a boa gestão de um estoque permite equilibrar o fluxo de compras, definir um espaço de armazenamento dos produtos e até identificar quais têm maior e menor saída.

O que costuma acontecer depois do Natal, é que seu estoque tenha pouca ou nenhuma disponibilidade de determinados produtos e também estagnação de itens que não tiveram bom volume de vendas.

Neste cenário, é importante contar com soluções de análise de dados e gestão, que ajudem você a entender o estoque do seu e-commerce, para identificar, registrar e selecionar quais produtos precisam ser alvo das estratégias de venda pós-Natal.

Com a PlanD, esse tipo de organização fica muito mais fácil, pois é possível ter um histórico detalhado sobre o seu estoque, com informações de produtos mais vendidos por categoria, ticket médio, estoque atual e duração estimada do produto, etc. Tudo de forma bem prática e simples, a partir de dashboards interativos e de fácil leitura. 

Defina um plano de vendas

Após analisar e entender o cenário do estoque do seu e-commerce, é o momento de desenvolver um plano de vendas levando em consideração os produtos que não tiveram saída e devem ser trabalhados. 

O plano de vendas pós-Natal é o processo que vai organizar todas as etapas antes da comercialização dos produtos em si. Isso engloba desde a definição das ofertas, até as etapas logísticas, da separação à entrega dos produtos. 

Com o plano de vendas para depois do Natal bem definido, o gestor saberá com precisão quais são as suas metas e como desenvolver as estratégias de aquisição, além de analisar as tendências do mercado e acompanhar os resultados.

Pontos que não podem faltar no seu plano:

  • Análise de estoque
  • Definição de ofertas
  • Análise de canais de aquisição
  • Logística
  • Pós-venda.

Crie condições especiais e promoções

No plano de vendas pós-Natal, você vai precisar definir as ofertas que serão trabalhadas para conquistar mais clientes. Afinal de contas, reduzir os preços e oferecer  condições especiais de compra pode representar um atrativo para motivar a conversão do consumidor.

As ofertas e condições precisam ser planejadas de acordo com a situação do seu e-commerce e a margem de lucro para evitar prejuízos. Faça as contas e veja  qual o preço mínimo que pode ser oferecido e qual seria o diferencial da sua empresa em comparação com a concorrência, que também espera vender muito. Uma boa dica é utilizar cupons de desconto em produtos específicos e também no caso do cliente comprar mais de um item (o que ajuda aumentar ticket médio).

Mantenha seus clientes informados 

A frase “a comunicação é a alma do negócio” pode ser antiga, mas continua sendo uma verdade. Afinal, de que adianta ter ótimos produtos, condições especiais, se ninguém sabe disso? 

Então, invista em uma comunicação estratégica e eficiente, tanto de aquisição quanto de relacionamento. Para os consumidores que já estão na sua base de clientes, é interessante enviar um e-mail, uma mensagem e até mesmo fazer uma ligação para informar sobre as novidades da loja e os descontos.

Uma maneira de falar com seus clientes sem parecer que está forçando a compra desde o início é associar o seu contato a uma solicitação de feedback. Pense no cliente que comprou com você no fim do ano, pergunte a ele se o produto atendeu as expectativas, se ele está satisfeito? E por aí vai… Capriche no atendimento pós-venda, e o retorno pode ser surpreendente.

Invista campanhas segmentadas

Outro aspecto interessante para ter um bom desempenho nas vendas pós-Natal é investir em ações de marketing segmentadas, com e-mails e anúncios, por exemplo. Essas segmentações podem ser por: tipos de produtos, região, idade, gênero, interesses, entre outros.

Fazer isso permite que você escolha os produtos e ofertas certas para enviar aos clientes de uma lista específica; essa estratégia favorece as de conversão em vendas. Já que você está falando de forma direta.

Pensando nos anúncios, criar uma base segmentada de clientes é importante, também, para fazer públicos de lookalike (lista semelhante) no Meta Ads durante o período de vendas depois do Natal.

A segmentação também é uma boa estratégia nos anúncios porque permite que seu anúncio atinja um público de comportamento semelhante ao da lista que você tem registrada. 

Por exemplo, imagine que você tem um e-commerce de artigos para esporte e conta com uma lista de clientes que compraram skates durante a Black Friday. Você pode subir essa lista de contatos na plataforma Meta Ads e direcionar anúncios de promoções em produtos de itens de proteção para andar de skate.

Acompanhe os resultados

De nada adianta você cumprir todos os pontos listados até aqui do jeito certo, se você não faz o acompanhamento dos resultados. 

Não deixe para saber se deu certo só em fevereiro. Lembra que analisar os dados para entender o cenário do estoque é uma etapa importante? Então, fazer a análise de alguns pontos durante as ações também é fundamental. 

Entre eles podemos citar: vendas, estoque, campanhas de mídia, performance dos cupons, canais de aquisição e desempenho do site.

Isso porque, ao ficar atento nos resultados, você consegue mudar as estratégias, caso seja necessário, otimizar campanhas, ou até mesmo, investir mais em ações que estão dando certo. 

Para acompanhar os resultados, você pode contar com uma solução completa como a PlanD, que permite você ter uma visão 360° a respeito do seu e-commerce antes, durante e depois das ações de vendas pós-Natal. Quer saber mais? Então, teste grátis durante 15 dias!

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