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Mercado do E-commerce

Dia das Mães: como aproveitar essa data para vender mais no seu e-commerce.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Todos os anos o segundo domingo de maio movimenta o comércio e não é diferente com o varejo digital, que vem crescendo a cada dia, especialmente em datas comemorativas como o dia das mães. Se você se planejou para vender no Dia das Mães, mas não conseguiu dar vazão a todo seu estoque, ou se deseja começar a aproveitar as datas comemorativas para lucrar mais, precisa ficar atento a algumas informações importantes.

Avaliar o cenário de oportunidades e reconhecer as melhores práticas comerciais devem ser prioridade e nós vamos te ajudar a pensar em uma estratégia focada em maximizar seus resultados. 

Desde 2009 a celebração do dia das mães tem crescido no varejo online brasileiro, ultrapassando os R$ 2 bilhões. Os pedidos cresceram 20%, demonstrando que as pessoas estão mais dispostas a comprar a partir de marketplaces e e-commerces.

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O Dia das Mães é um dos feriados que mais movimenta o e-commerce no Brasil e foi responsável por um faturamento de R$ 7 bilhões no ano de 2021, somando todas as compras online realizadas na semana que antecede o segundo domingo de maio, do dia 24/04 a 08/05. Os dados são da empresa de inteligência de mercado Neotrust que também constatou que cada brasileiro gastou em média R$475,00.
O investimento em e-commerces mais responsivos e acessíveis, permitindo compras a partir de qualquer dispositivo móvel conectado à internet, somado ao aumento da malha de transporte, permitiu a expansão do comércio eletrônico em todo o território nacional. A praticidade atribuída ao ambiente virtual aumenta a competitividade, isso devido à facilidade dos clientes em realizar comparações entre os concorrentes, aumentando a sua responsabilidade de pensar em cada passo da jornada de compra. 

Sendo assim, entender quais as melhores épocas e se antecipar para criar estratégias de venda é essencial nas tomadas de decisões, atitude que todos os empreendedores deveriam ter, buscando alocar os recursos financeiros com responsabilidade.

A promoção é importante, mas comunicar a mensagem da sua marca é mais importante ainda. 

É inegável que alguns setores se beneficiam muito mais do que outros nessa data especial. Culturalmente, alguns itens são considerados presenteáveis e já estão no imaginário dos brasileiros na hora de escolher algum artigo. 

De acordo com o estudo feito pela Social Miner no ano passado (2021), determinadas categorias conseguem garantir um excelente faturamento no dia das mães. Beleza, cosméticos, acessórios e moda estão entre os mercados favoritos, marcados pelo consumo de perfumes, roupas, maquiagem e outros bens ligados ao autocuidado. 

No gráfico abaixo, feito a partir de cruzamento de dados sobre comportamento de compras online, é possível identificar que o setor “beleza e cosméticos” lidera, como sempre, a escolha dos presentes pelos entrevistados. Além desse, outras categorias de produtos, que não apenas as direcionadas às mães, também são beneficiadas pelas compras na data. Uma parcela dos compradores adquire produtos para si próprios, enquanto mulheres em outros papéis chegam a receber presentes nessa data.

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Por que entender ‘quais os segmentos mais  lucrativos no e-commerce’ ajuda você a aumentar as vendas do seu negócio? 

  • Primeiramente, se o seu e-commerce atua em um desses segmentos, atente-se ao posicionamento dos concorrentes e busque destacar o seu diferencial. 
  • De outra forma, identifique subsetores onde a demanda ainda não foi atendida ou que sejam espaços potenciais onde sua marca pode agregar valor aos consumidores. Por exemplo, ao observar o painel dos e-commerces que mais lucram, o ‘’vale presente’’ tem uma avaliação considerável. Em 2020 o Facebook investiu em uma plataforma de gift cards voltada aos pequenos empreendedores, procurando tornar mais acessível essa maneira de impulsionar vendas. 
  • Seja criativo e olhe as informações, analise quais o tipos de produtos, dentre os ramos promissores, têm abertura para ser adicionado ao seu portfólio. Com base no seu histórico de envios, quais as melhores alternativas de venda cruzada? 
  • Se a sua dificuldade é com o controle de estoque, procure fazer parcerias em consignação com fornecedores, adquirindo a mercadoria com prazo e pagando apenas o que foi vendido. 
  • Observar quais as tecnologias que os e-commerces de sucesso usam e suas estratégias, como e-fullfilment, cross selling, remarketing e as suas campanhas.
  • Considere os aspectos relevantes e trace um planejamento cujo objetivo será oferecer uma experiência diferente para as pessoas no Dia das Mães. Não esqueça de usar a ocasião e se aproximar dos seus clientes, envie um cartão, brinde ou ofertas exclusivas. 

Sabemos que não é fácil criar um plano de ação para vender em datas sazonais, mas usando ferramentas tecnológicas e analisando dados, certamente suas decisões serão tomadas com mais assertividade. Use ferramentas para recolher os dados mais importantes e criar relatórios pertinentes ao seu segmento, identificando com precisão os indicadores de performance, números reais de conversões, canais e campanhas com melhor performance e controle de gastos em geral a partir de uma plataforma otimizada. 

Conheça a melhor ferramenta para garantir bons resultados para o seu e-commerce e não perca a oportunidade de melhorar suas vendas no dia das mães e em outras datas importantes! Faça seu teste grátis hoje mesmo.

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