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Mercado do E-commerce

Dia das Crianças no varejo: resultados esperados para o e-commerce.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Para muitos gestores de e-commerce do segmento de brinquedos, o Dia das Crianças pode ser considerado uma prévia para a Black Friday. Isso porque, assim como a data, o Dia das Crianças também movimenta bilhões de reais no Brasil e gera um dos principais aumentos de demanda para o segmento. 

Para ter uma ideia, em 2021, segundo a Rede (empresa de meios de pagamento do Itaú Unibanco), o faturamento do varejo online cresceu 57% durante o fim de semana que antecedeu o Dia das Crianças, em relação ao ano anterior.
Ao fazermos um recorte geral com vendas físicas e online, o crescimento se mantém chegando a 39%, no comparativo entre os anos de 2021 e 2020. 

Em valores absolutos, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estimam que, durante o Dia das Crianças em 2021, o faturamento total do varejo foi de 10,93 bilhões.

Diante desses números, reafirmamos a força do Dia das Crianças para o varejo online brasileiro, tal qual a Black Friday. Por isso, para o segmento de brinquedos, é possível ter uma prévia de como serão as vendas durante a Black Friday. 

Para enriquecer essa análise, a seguir separamos projeções e dados para o Dia das Crianças em 2022, que também podem ser úteis para a Black Friday. Confira!

Estimativa dos resultados para o Dia das Crianças no varejo em 2022

Vimos no tópico anterior que o Dia das Crianças em 2021 foi um sucesso. A boa notícia é que a projeção dos resultados neste ano é animadora. 

A CNDL e o SPC Brasil realizaram um levantamento que apontou uma projeção de vendas de R$ 13,68 bilhões no comércio e que 73% dos consumidores brasileiros devem ir às compras para presentear as crianças. 

Em média, os consumidores pretendem comprar 2,2 presentes e gastar cerca de R$ 241,60 na compra, um aumento de R$ 42 em relação a 2021. Entre os entrevistados que vão comprar presentes, 44% pretendem gastar o mesmo valor que no ano passado e 17% têm a intenção de gastar menos. Já 29% pretendem gastar mais do que no Dia das Crianças de 2021.

Em relação à forma de pagamento, 79% dos entrevistados pretendem pagar as compras à vista e 43% planejam pagar parcelado. As principais formas de pagamento são: cartão de crédito parcelado (39%), Pix (35%), cartão de débito (34%) e dinheiro (34%). Entre os que irão parcelar o pagamento das compras, o número médio de parcelas é de 3,8 prestações.

Segundo a pesquisa, os fatores que mais influenciam na escolha da loja, física ou online, são:

  • Preço: 52%
  • Promoções e descontos: 43%
  • Qualidade dos produtos: 41%
  • Frete grátis: 34%

Para ter um panorama ainda mais completo da projeção de vendas para o Dia das Crianças, no tópico a seguir separamos algumas oportunidades para a venda de brinquedos listadas pelo Mercado Livre.

Mercado de brinquedos em 2022

O Mercado Livre (Meli), um dos maiores marketplaces de varejo em operação no Brasil, a partir dos resultados do ano passado, preparou uma análise com as tendências de vendas nas categorias de brinquedos e itens para bebês.

Segundo o Meli, o segmento de brinquedos acompanha lançamentos de filmes, tendências em redes sociais, tradições e passatempo em família, então, sugere aos gestores de e-commerce ficarem atentos aos lançamentos do cinema. A procura e venda dos brinquedos dos filmes aumentam em torno de 20% um mês antes da estreia, e a curva se mantém durante o mês de ativação.

Sendo assim, a análise propõe que durante o Dia das Crianças haverá alguns focos e oportunidades de crescimento em relação ao ano passado:

Brinquedos para uso ao ar livre: +37%

Carrinhos e veículos de brinquedo: +5%

Jogos de tabuleiros e cartas: +10%

Fantasias: +81%

faz de conta: + 11%

Brinquedos eletrônicos: + 7%

Fonte: Mercado Livre

O Mercado Livre destaca que a categoria de bebês também entra no mundo de Dia das Crianças e faz parte da procura pelo presente ideal dos consumidores. Isso porque, cada vez mais, os pais se preocupam em trazer conforto, segurança e diversão para os bebês.

Assim como na categoria de brinquedos, o Meli apresentou na análise os principais destaques e oportunidades da categoria de bebês para ajudar os gestores de e-commerce a serem assertivos nas ações com foco nas crianças.

Neste quesito, destaca-se o crescimento das seguintes categorias em relação ao ano passado:

Quarto: + 15%

Acessórios: + 3%

Segurança: + 30%

Cuidados do bebê: +13%

Carrinhos de passeio: + 76%

Andadores: + 43%

Acessórios de alimentação: + 26%

Fonte: Mercado Livre

Dia das Crianças e Black Friday

Diante de todos esses números, vemos que o Dia das Crianças além de ser uma excelente oportunidade de vendas, de fato pode ser uma prévia para a Black Friday, no que diz respeito ao comportamento do consumidor. 

Por isso, é importante ter atenção redobrada durante o período para aproveitar em novembro o que deu certo em outubro, e assim evitar possíveis erros que aconteçam. 

Então, considere as tendências e projeções que listamos neste conteúdo, organize seu e-commerce, conte com uma ferramenta para extração de dados e de análise completa, planeje sua operação e coloque em prática ações de marketing bem estruturadas. 

Passando por todos esses aspectos, as chances de ter sucesso nas vendas em períodos como o Dia das Crianças e a Black Friday aumentam. 

Para analisar os dados e planejar ações mais estratégicas, você pode contar com a PlanD, uma solução completa que proporciona facilidade na hora de extrair e acompanhar os dados do seu e-commerce. Com ela você consegue ter uma visão 360° de todo o negócio, do funil de vendas à logística, podendo assim, tomar as melhores decisões. 

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