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Processos na hora de criar seu E-commerce

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Construir uma loja online é um desafio, assim como ocorre em qualquer outro negócio. Independentemente do tamanho e poder de investimento, para que seu e-commerce tenha sucesso é fundamental definir processos claros e boas práticas.

Além de comercializar produtos com market fit, ou seja, itens que tenham uma boa aderência ao mercado (considerando qualidade, preços, competitividade e outros diferenciais), é preciso saber estruturar seu e-commerce com processos bem planejados e que gerem potencial de escalabilidade.

Da escolha do domínio e definição da plataforma até o planejamento de Marketing e de Logística, tudo deve ser pensado e medido para que as decisões não sejam tomadas baseadas em experiências pessoais ou achismos.

Como criar um e-commerce do zero em 2023

  1. Domínio

    Para começar o processo de criação da sua loja virtual, a primeira coisa a fazer é registrar o seu domínio (o endereço eletrônico do seu site ). Isso precisa ser feito através de um processo previsto em lei, que requer o pagamento de uma taxa de registro do domínio após a verificação da disponibilidade do mesmo.
  2. Hospedagem

    Estabelecido seu registro, procure um serviço de hospedagem para a sua loja, um servidor dedicado que manterá seu site funcionando 24 horas por dia e que suporte uma grande quantidade de visitas, uma vez que a expectativa é que sua loja cresça e tenha um alto volume de tráfego. Alguns desses servidores possibilitam negociações baseadas no número de acessos diários. Vale a pena pesquisar!

  3. Segurança

    Um serviço com certificado de segurança (SSL) é fundamental. É isso que autentica as conexões e criptografa informações sensíveis a respeito da visita na sua página e das transações de seus clientes. Esta certificação é essencial para que o usuário sinta-se confortável e seguro ao comprar.
  4. Plataforma

    Então, com o seu domínio registrado e hospedado, é hora de escolher a plataforma que melhor atenda às suas necessidades. Esta escolha é muito importante pois há diversas soluções no mercado.

Vamos falar um pouco mais sobre plataformas, pois a escolha delas pode impactar diretamente na performance e gestão do seu negócio online.

Há plataformas open source, ou seja, de código aberto, como WooCommerce e Magento - esta última foi adquirida pela Adobe Commerce, porém continua com código aberto. Essas duas plataformas são gratuitas, mas contam com alguns recursos pagos. O ponto negativo é que elas demandam conhecimento de programação para configurá-las e mantê-las. Portanto, se você quer uma solução para colocar logo sua loja no ar e começar a vender, não são as mais adequadas.

Existem também diversas outras plataformas de e-commerce com preços acessíveis e com soluções completas para quem quer vender online, como a NuvemShop, a Loja Integrada e tantas outras. Essas duas são as mais indicadas para quem quer começar a vender "amanhã" e ambas suportam um crescimento significativo, tanto no volume de transações quanto de cadastro de produtos.

Há ainda outras plataformas maiores para o seu e-commerce, com custos mais elevados para o investidor, onde o céu é o limite quando se fala em escalabilidade. Como exemplo temos a VTEX, que é, inclusive, dona da Loja Integrada. 

Esta última que citamos, a VTEX, conta com sistemas completos para operação de e-commerce que demandem alta complexidade. Integração com gateways de pagamento específicos, como sistemas de split de pagamentos, por exemplo. Além de, dependendo da configuração, setup, é possível criar integrações específicas com sistemas próprios.

Planejamento - Definida a plataforma, é hora de planejar. O planejamento precisa ser executado com eficiência, conhecendo bem seu segmento de atuação e definindo metas e objetivos claros e realistas, de acordo com seu potencial de mercado.

Para cada meta, ou seja, cada etapa rumo à conquista de seus objetivos, deve-se determinar indicadores-chave (KPI´s) que servirão para mensurar se os resultados são compatíveis com aquilo que foi inicialmente planejado. 

Um estágio muito importante nessa fase de planejamento é a famosa definição da Persona - um personagem semi fictício que replica o perfil do seu cliente ideal.

Deve-se conhecer a Persona nos detalhes, definindo:

  • Seu nome e dados demográficos, como: idade, gênero, região onde mora, estado civil, etc.

  • Seus hábitos e gostos: profissão, onde costuma ir, se gosta de academia, o que prefere assistir, etc.

  • Seus objetivos: como ela deseja se desenvolver profissionalmente; se quer empreender ou conquistar um emprego estável; se quer bater um recorde ou anseia viajar 2 vezes por ano com a família; se tem planos para morar no exterior, etc.

  • Seus desafios e dificuldades: se, para atingir seus objetivos, ela precisa aprender um novo idioma; criar uma reserva financeira para poder empreender; treinar 5 vezes por semana e comprar o melhor equipamento para corrida; surpreender sua companheira com uma viagem romântica para Paris, etc.

Diferente do público-alvo, que é algo abrangente, perceba que a persona é bem específica e representa a figura de uma pessoa real, com desejos, dores e valores.

Para além de vender mais e melhor, ao entender sua persona você conseguirá construir estratégias que geram identificação com seus clientes, transformando-os em verdadeiros promotores do seu negócio. Portanto, dedique um tempo de qualidade para esta etapa.

Definidas as partes estruturais, criação do ambiente - domínio, servidor e plataforma, e com a persona desenhada, é hora de focar no design. 

Na verdade, hoje em dia falamos em UX - User Experience. Isto significa que, além de um design que transmita o diferencial e o espírito da sua marca - look & feel, deve-se levar sempre em consideração o comportamento de navegação do usuário e a experiência que ele terá em sua loja virtual.
Quão fácil é, para ele, selecionar um produto, colocar no carrinho, preencher o checkout, etc? As seções e categorias do seu e-commerce são claras e intuitivas? Está aí uma expressão muito usada no mundo digital: intuitivo.

Um design intuitivo, com foco na experiência do usuário, fará toda a diferença em suas vendas. Podemos garantir que será determinante para o sucesso ou fracasso de seu e-commerce.

Não podemos deixar de citar a responsividade do seu layout. Ou seja, o design escolhido deve priorizar a navegação em dispositivos móveis (mobile). Lembre-se que quase 75% dos acessos aos e-commerces no Brasil são via smartphones.

Com tudo isso pronto, é hora de definir sua estratégia de vendas.
Seja através de mídias pagas, como Google Ads e Facebook Ads, ou por meio de influenciadores, o mais importante é definir metas e métricas. Ou seja, indicadores para acompanhar se há retorno sobre o investimento em cada um desses canais.

Gestão de dados para um “e-commerce de sucesso” - como chegar lá com a facilidade dos dias de hoje?

Seja para tracionar as vendas de um e-commerce já existente ou criá-lo do zero, cada passo deve ser olhado com atenção. Isto significa que devemos estar atentos a qualquer indício de oscilação no seu negócio, seja de crescimento ou de prejuízo.

Como dizem, estamos na era da informação, onde dados são considerados o novo petróleo. Todas as áreas, sistemas, serviços, plataformas e ferramentas para e-commerces produzem dados. Transformá-los em informação é o desafio. Costumamos dizer que uma cultura data-driven, ou seja, orientada à dados, é fundamental para gerir qualquer negócio digital. Para um e-commerce ainda mais.

Como já mencionamos, há um ecossistema gerador de dados: Plataformas de Ads, Google Analytics, ERP, Gateways de Pagamento, Sistemas de Logística e sua própria plataforma de e-commerce que gera muitos dados.

A escala das vendas acontece com a repetição de estratégias e táticas que deram certo. Na mesma proporção, precisamos identificar os gargalos rapidamente e fazer os ajustes em tempo hábil. Por isso, absolutamente tudo deve ser mensurado.

Ainda hoje empreendedores e gestores de e-commerce de diversos segmentos e tamanhos - alguns com faturamento maior de R$ 10 milhões por ano - fazem sua gestão de dados em planilhas. Eles extraem dados de diversas fontes, consolidam em planilhas de Excel ou Google Planilhas e criam tabelas dinâmicas para tomar decisões.

Mesmo sendo um expert em Excel, esta operação, além de frágil e passível de erros, demanda horas do seu trabalho ou de alguém do seu time, para que os dados tornem-se legíveis e decisões sejam tomadas.

Muitas vezes você precisa agir rápido para corrigir o curso de uma campanha, uma baixa de estoque de um produto com alto giro e rentabilidade. Até conseguir buscar os dados na fonte certa, trazer para a planilha, fazer a tabela dinâmica e validar se não houve nenhum equívoco humano, você pode ter perdido algumas vendas.

Não precisamos de muito para que você compreenda a importância de um sistema confiável e ágil para a gestão de dados do seu e-commerce, certo?

O que considerar na hora de escolher os sistemas de gestão de dados para seu e-commerce.

Se você chegou até aqui, temos certeza de que deve estar questionando qual o custo para estruturar um e-commerce de forma profissional, por menor que seja a operação.

Da plataforma à operação logística, existem desde as soluções gratuitas até aquelas que demandam altíssimo investimento. Tudo tem seus dois lados. Sistemas gratuitos demandam maior esforço e recursos para desenvolver e operacionalizar, como no exemplo das plataformas.

Aqui na PlanD temos a missão de melhorar a performance de vendas de pequenos e médios e-commerces através de soluções de gestão de dados. Combinamos tecnologia com metodologia analítica para entregar uma solução fácil de implementar, amigável, customizável e segura para que você passe a tomar decisões precisas para acelerar suas vendas e rentabilidade. Tudo de forma bastante acessível para diferentes segmentos e com planos ajustados às necessidades do seu negócio. 

Ao optar pela solução PlanD, você dará um salto quântico na performance de sua loja online. Há planos mais básicos, com recursos mais simples, até o mais completo, onde você será capaz de fazer análises preditivas, obter e cruzar dados de vendas com dados do ERP, e muito mais.

Claro que queremos que você utilize nossa solução, mas, mais importante que isso é que você tome esta decisão de forma consciente. Seja por meio de planilhas, calculando custo/hora e agilidade, seja com um sistema como o da PlanD, é importante que você projete os prós e contras e mensure o impacto na rentabilidade do seu negócio. Afinal, somos todos orientados a ROI.

Utilize a gestão de dados a seu favor na hora de tomar decisões precisas e rápidas. Esta prática é crucial para a sobrevivência e o sucesso do seu e-commerce.

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