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Dashboards: A PlanD te ajuda a criar o ideal para o seu e-commerce

Matheus Souza

Por: Matheus Souza

Atualizado há 2 anos

Criar demonstrações visuais dos relatórios de desempenho de seu e-commerce é importante para interpretar da melhor forma pontos de melhorias, no entanto, depende de boas práticas e plataformas adequadas, como a PlanD.

Imagine poder registrar todo o processo, das campanhas de ads, do comportamento do usuário nas páginas do e-commerce, até a gestão de estoque e dados financeiros. Esta é uma das grandes vantagens do comércio eletrônico - captar mais informações para gerar valor com objetividade e clareza.

No entanto, percebe-se que a quantidade de informações geradas tem sido crescente. Então, devemos contar sempre com apoio de ferramentas automáticas para não haver ruptura na informação e alterações de dados.

Acessar diversos indicadores de Marketing Digital, Vendas, Logística consolidados em dashboards é uma das melhores soluções para melhorar os resultados de qualquer e-commerce.
Com a PlanD isso é possível, com a vantagem de você poder customizá-lo, cruzando dados para chegar em KPIs específicos e sensíveis para a evolução do seu negócio.

Entenda o que é um dashboard e quais as suas vantagens na implementação de melhorias gerenciais:

 O dashboard, na linguagem de negócios, é um painel gerencial com informações referentes aos seus resultados, composto por relatórios automatizados. Essa tecnologia, a partir da programação, une as facilidades do histórico do e-commerce com a ideia de Business Intelligence.

Dashboard é a materialização gráfica de um desenho estratégico

Antes de criar um relatório gerencial, é necessário que você tenha claro o que ele deve entregar.
Nosso CMO, aqui na PlanD, costuma nos direcionar para planejamentos backwards, em português "de trás para frente". Ou seja, a primeira etapa é definir os objetivos de cada ação, só assim, conseguiremos traçar o indicador necessário para mensurar a performance da ação. Ele nos indica um framework - método - chamado SMART:

  • S - Specific, ou específica.
    Meta específica é aquela que indica o que queremos alcançar com clareza; aponta quem serão os responsáveis por seu cumprimento; como e onde ela poderá ser alcançada e por que ela deve ser seguida.

  • M - Measurable, ou mensurável
    Ou seja, é possível medir a meta traçada? Ter que vender mais, por exemplo, não é uma meta mensurável. Vender 10% a mais que no período anterior é mensurável, além de ser específico.

  • A - Achievable, ou atingível
    É contraproducente criar metas inatingíveis. Frustra todos os envolvidos no negócio. Seja realista

  • R - Relevant, ou relevante
    A própria palavra já diz tudo. Ela deve ser relevante para toda a operação. Deve atender aos objetivos de negócio e, também, fazer sentido para o empenho dedicado dos responsáveis pelo seu atingimento.

  • T - Time Basedou temporal
    Indica o tempo para o atingimento da meta. O exemplo acima não era temporal, portanto, para sermos ainda mais SMART, fomos ainda mais específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais  "Crescer 10% em receita líquida em relação ao período anterior" não nos dá a orientação de que período é este. Portanto, determine prazo para o cumprimento da meta. 

Para compormos uma meta, de fato relevante para um negócio, citarmos apenas "Vender, no 1º trimestre, 10% a mais que no mesmo período no ano anterior", é S, M, A e T. Porém, apenas vender mais, normalmente, não é uma meta relevante. Há diversas adversidades que podem impactar neste resultado: investimento, situações macroeconômicas, etc.

Para termos uma meta SMART, onde há de fato relevância, podemos considerar: Gerar, no 1º trimestre do ano, 10% a mais do que no mesmo período do ano anterior. Simples, né?

Voltando a construção do dashboard, para termos em um painel eficiente, que nos faça entender se estamos no caminho certo para chegarmos em nossos objetivos e identificar possíveis gargalos, repetir ações de sucesso, precisamos determinar quais os indicadores-chave que irão mensurar a performance.

Considerando o exemplo acima, Gerar, no 1º trimestre do ano, 10% a mais do que no mesmo período do ano anterior, teríamos que considerar, no mínimo, 03 métricas:

  • Investimento
  • Volume de vendas
  • Ticket Médio

Com esses indicadores conseguimos chegar na Receita. Pronto, basta abrir seu dashboard PlanD, configurar o KPI receita e comparar com o mesmo período do ano anterior.

Neste mesmo caso, com esses mesmos 03 indicadores, conseguimos chegar no ROI.

Portanto, validando o que nosso CMO nos diz, para construirmos relatórios relevantes para tomada de decisão temos que pensar na meta. Tendo-a clara, saberemos a quais indicadores deveremos ficar atentos para tomar decisões precisas que levem a o negócio aos objetivos traçados.

No exemplo acima, podemos agir com orientação à melhoria do indicador Ticket Médio. Direcionar os esforços para que comprem produtos de valores mais altos; ou até direcionar meus investimentos para produtos com ticket médio menor mas que gerem maior volume de vendas.
Conseguindo equalizar esses indicadores com diferentes táticas, chegaremos à meta SMART planejada: Gerar mais receita

Fica claro que de nada adianta construir um dashboard visualmente atraente se não for pensado estrategicamente.

Os dashboards PlanD têm todos os recursos necessários para você começar a gerir com mais precisão o seu e-commerce. Conheça as nossas vantagens:

  • Controle diário, com visibilidade quase em tempo real, para manter o alinhamento de medidas estratégicas, táticas e operacionais.
    Com todos os seus sistemas geradores de dados conectados e integrados via API da PlanD, a visão de todos os indicadores para tomada de decisões permite ações diárias de prevenção, melhorias e escalada. Portanto, falhas operacionais tendem a ser corrigidas rapidamente e ações de direcionamento de esforços repetitivos onde os resultados são melhores previnem falhas e gargalos, além de acelerarem resultados em canais de melhor performance.
  • A tomada de decisão é feita com base em fatos.
    Qualquer decisão em uma empresa tem o potencial de promover impactos positivos ou negativos. Analisando dados e comparações de indicadores reais e seguros, as iniciativas passam a ter uma justificativa embasada e, de certa forma, indiscutível. 
  • Evita erros que podem comprometer os demonstrativos.
    Um sistema integrado, com visualização em dashboards, realiza um cruzamento de referências retiradas diretamente das origens, sem interferência humana. O que garante a veracidade das informações. 
  • Business Intelligence é questão de sobrevivência para um e-commerce.
    Gestores de E-commerce que não se preocupam com a inteligência de negócios acabam falindo. Entender as melhores escolhas envolve método, aplicação de tecnologias e aprimoramento constante da forma de se posicionar. Com a PlanD você tem a ferramenta certa para a aplicação do Business Intelligence, possibilitando uma abordagem analítica e comprometida com a realidade. 
  • A integração entre as mais importantes fontes de dados
    Não será preciso ficar horas em frente ao computador digitando as informações mais pertinentes do engajamento das redes sociais, movimento do tráfego e outras entradas e saídas. Nossa aplicação busca automaticamente os dados de plataformas de mídia como Facebook Ads e Google Ads, além de toda base digital do comércio eletrônico, facilitando o CRM (Customer Relationship Management) e o ERP (Enterprise Resource Planning).  
  • Níveis de acesso para cada usuário cadastrado.
    Para que haja garantia de segurança quanto a sensibilidade dos dados e informações, muitas vezes confidenciais a determinadas áreas e pessoas, você pode controlar os acessos aos tipos de dados que cada usuário pode ter. Além de garantir segurança, permite que cada área visualize apenas as informações relevantes à sua atividade, evitando dispersão.
  • Gráficos customizáveis.
    Totalmente customizável, você pode criar KPIs unificando os dados capturados de suas próprias fontes e criar painéis com as formas gráficas que desejar e que seja mais fácil para identificar as ações que precisam ser tomadas.
  • Condições acessíveis
    Nascemos com a missão de oferecer aos nossos clientes a melhor, mais eficiente, acessível e inovadora solução em gestão de dados. Confira nossos planos.

Como dissemos, de nada adianta você ter uma solução se ainda não tem metas claras, com KPIs, indicadores e métricas traçadas. 

Agora, se você quer já transformar sua gestão de e-commerce em uma gestão de alta performance, tomando decisões precisas que transformarão seu e-commerce em uma máquina de vendas: Teste Grátis por 15 Dias.

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