Mercado do E-commerce
Cyber Monday: como aproveitar essa data estratégica para e-commerces de eletrônicos?
Por: Christianne Bajon
Atualizado há 2 anosA Black Friday é uma data que se consolidou no calendário do e-commerce brasileiro e a Cyber Monday está seguindo o mesmo caminho de sucesso.
Em 2021, a Cyber Monday gerou um faturamento de R$827,4 milhões no comércio eletrônico, número que representou um crescimento 17,7% em relação ao ano anterior, de acordo com a empresa de análise de dados Neotrust.
Para edição de 2022, assim como a Black Friday, a Cyber Monday também ganha o incremento da Copa do Mundo, que requer atenção, principalmente quando se trata de eletrônicos. Para entender um pouco melhor sobre isso, confira o conteúdo que criamos sobre a Black Friday em ano de copa do mundo e o que pode mudar na sua estratégia.
Mas antes de colocar suas estratégias para o período em prática, é importante entender o que é Cyber Monday e como a data pode contribuir para as vendas do seu e-commerce de eletrônicos.
Neste conteúdo você encontrará algumas dicas para alavancar os resultados durante a Cyber Monday. Confira!
O que é Cyber Monday?
A Cyber Monday (“segunda-feira cibernética”), surgiu em 2005, nos EUA, para promover vendas no e-commerce. A data acontece sempre na segunda-feira após a Black Friday e, por isso, uma data tem forte relação com a outra.
Em 2022, a Cyber Monday será no dia 28 de novembro.
No início, a data focava em alavancar ofertas de eletrônicos, mas com o passar dos anos começou a abranger também categorias como brinquedos e moda. A Cyber Monday se tornou mais uma oportunidade para quem perdeu as ofertas da Black Friday. Porém, mesmo com novos segmentos, o período ainda tem um apelo comercial muito forte voltado para itens de tecnologia. A princípio, a Cyber Monday acontece somente na segunda-feira, porém alguns e-commerces costumam oferecer ofertas durante toda a semana, gerando uma expectativa ainda mais positiva para a Cyber Week 2022.
5 dicas para vender mais na Cyber Monday
A etapa de organização para a Cyber Monday se assemelha muito à da Black Friday, sendo que ambas podem ser realizadas em conjunto.
Porém, existem algumas peculiaridades na Cyber Monday que precisam ser consideradas, tais como a mudança de identidade visual, criação de ofertas diferentes para produtos diferentes, realização de ações de remarketing, aposta em gatilhos de urgência, etc.
Se você ainda não planejou seu e-commerce para esse período tão importante, confira o conteúdo que preparamos e veja como se planejar para uma Black Friday de sucesso.
Abaixo, conheça os detalhes sobre a Cyber Monday que você não pode deixar de lado!
Faça o planejamento baseado em dados
Como comentamos no início deste tópico, a etapa de planejamento é fundamental para o sucesso das vendas do seu e-commerce. E, assim como na Black Friday, para a Cyber Monday também é muito importante ter uma estratégia baseada em dados.
Desde as definições logísticas, precificação de produtos, investimentos em mídia e estratégia de cupons, todos esses aspectos podem ser definidos a partir de análise de dados coletados através de diferentes KPIs.
Com a PlanD, uma solução completa para extração e análise de dados, essa etapa de planejamento leva menos tempo e é ainda mais assertiva. Isso porque, com a solução, você consegue ter uma visão das informações relacionadas ao seu e-commerce, criar dashboards interativos e fazer análises completas online.
Quer saber mais sobre como a PlanD pode te ajudar a planejar seu e-commerce para Black Friday e Cyber Monday 2022?
Produza identidades visuais diferentes
De modo geral, os e-commerces produzem campanhas com identidades visuais que caracterizam o período de promoções da Black Friday.
Para a Cyber Monday o ideal é produzir materiais e layouts diferentes para a campanha. Isso porque os consumidores entenderão que são ações diferentes e vão se interessar em visitar o site novamente para descobrir os novos descontos.
Crie ofertas diferentes
Já que a Cyber Monday é depois da Black Friday e quase no final de novembro, muito provavelmente os consumidores já pesquisaram bastante os produtos e preços no mercado, estando mais preparados e engajados para fazer compras.
Então, a Cyber Monday pode ser o momento ideal para conquistá-los com uma condição diferenciada para motivar a decisão de compra no seu e-commerce.
Por exemplo, neste contexto, o frete grátis pode ser uma boa estratégia. O estudo da Neotrust indica que 58,9% dos pedidos realizados na Cyber Monday 2020 contaram com essa facilidade, mostrando a importância do benefício para os clientes.
Invista em remarketing
Para a Cyber Monday, uma boa ação de marketing para alcançar os consumidores com uma maior chance de conversão é investir no remarketing. Seja utilizando anúncios pagos de Google Ads e Facebook/Instagram Ads ou através do envio de e-mail marketing.
Esse tipo de ação de marketing alcança pessoas que já tiveram algum contato com seu comércio eletrônico. Assim, você consegue incentivar os usuários que já demonstraram interesse na marca a voltarem no e-commerce e concluírem a compra.
Aposte em gatilhos de urgência
A Cyber Monday é um excelente momento de gerar urgência nos consumidores, afinal, a Black Friday já passou e a data pode ser a última oportunidade para aproveitar as ofertas.
Para explorar esse gatilho mental de urgência, você pode utilizar contagens regressivas no site e nas redes sociais do seu e-commerce, além de utilizar expressões como “Últimas unidades!”, “Última oportunidade!” e “Aproveite enquanto dá tempo!” nas suas peças de divulgação.
Viu só como você pode aproveitar a Cyber Monday de forma estratégica e conquistar mais vendas no seu e-commerce? Com um planejamento baseado em dados e ações de marketing eficientes, essa data pode ser decisiva para concluir o período da Black Friday com chave de ouro no seu comércio eletrônico.
Para isso, você pode contar com uma solução de análise de dados completa que proporcionará clareza antes, durante e depois da Black Friday 2022. Com a PlanD você consegue ter uma visão dos dados de todo o seu e-commerce - do funil de vendas à logística - podendo assim, tomar as melhores decisões.