Cases de Sucesso
Caso de Sucesso - Consultor Bruno Bastelli conduz lojas rumo a negócios mais lucrativos com a PlanD
Por: Christianne Bajon
Atualizado há um anoO Caso de Sucesso desse mês de junho traz um pouco mais da visão de negócio do nosso cliente Bruno Bastelli, da Bastelli Consultoria de e-commerce. Bruno é um consultor experiente e atua junto a e-commerces de diversos segmentos, como alimentício, vestuário, semijoias, decoração dentre outros.
Ele nos conta como a PlanD se tornou uma importante ferramenta em sua consultoria, contribuindo para conduzir seus clientes rumo a um negócio lucrativo a partir de uma visão 360° de toda a operação. Acompanhe e saiba mais:
1) Como funciona sua agência? Quais serviços você presta para os e-commerces e quais segmento atende?
Eu trabalho com e-commerces desde 2010, já atuei como gestor de lojas virtuais e em agências também. Em 2021 criamos a Bastelli Consultoria com foco em comércio eletrônico e focamos em 3 pilares de serviços:
Consultorias para gestores de tráfego que atuam na área de e-commerce e para empreendedores que querem investir no comércio eletrônico. Criação de lojas virtuais, para quem quer formatar um site de vendas online do zero, e serviço de gestão de tráfego para quem quer vender mais na sua loja virtual.
Todos os nossos serviços se complementam e nosso objetivo é fazer com que o comércio eletrônico cresça como um negócio bem estruturado, algo que vai muito além de somente ter um site na internet. Para isso é importante definir bem as metas e usar os dados para tomar decisões.
2) Na sua opinião, quais são os principais desafios que os gestores de e-commerce enfrentam em relação à análise de dados?
Quando o assunto é análise de dados no e-commerce, temos dois pontos bem desafiadores - primeiro é o grande volume de informações espalhadas, tanto no Google, como no Meta, Google Analytics, ERP, etc.
Então, por mais que o gestor tenha acesso a todas essas informações, o fato delas estarem em excesso e espalhadas em lugares distintos torna a análise muito complexa e atrapalha o gestor. Muitas vezes o profissional fica perdido, sem saber ao certo o que analisar, onde analisar e como unificar essas informações.
Além disso, muitos profissionais ainda usam planilhas, o que não é uma forma automatizada de lidar com os dados, isso acaba travando todo o processo, fica insustentável. Essa é uma realidade que vemos mesmo em empresas grandes, com equipes inteiras que não dominam a análise de dados na hora de tomar decisões.
Nesse ponto acredito que a PlanD seja uma excelente solução para essas dificuldades, pois de forma fácil ela consegue unificar esse volume de informações, apresentando todas as métricas e indicadores relevantes do negócio. Isso permite que o gestor e a equipe se organizem e façam análises com mais profundidade, de uma forma visível e simples de acessar via dashboards.
3) Como você ajuda a endereçar estes desafios?
O primeiro passo é trazer a consciência da importância das metas para o cliente. Então, nós definimos juntos as metas mensais de receita, meta de pedidos, meta de sessão, valor de investimento, meta de ticket médio, meta de retenção de clientes e outras.
Com as metas definidas, temos uma previsibilidade do que pode acontecer. Por exemplo, se não conseguirmos atingir a meta de sessão diária, provavelmente não conseguiremos ter venda por conta da baixa taxa de conversão.
Quantas vezes o gestor do e-commerce cria descontos e promoções achando que terá um bom resultado, mas se engana. Promoções podem até gerar vendas, mas não necessariamente geram lucro. Então, analisar os dados é essencial para identificar o foco do problema e criar a solução ideal, é isso que ressaltamos sempre para os lojistas e gestores.
Então, fazemos reuniões frequentes com nossos clientes para explicar os fatores que influenciam cada indicador, como eles se relacionam entre si e como isso impacta no resultado das metas.
Quando o cliente entende essa visão geral com os indicadores, ele percebe que os problemas do e-commerce podem não ser o tráfego ou uma campanha, por exemplo. Ele começa a interpretar todos os dados e tem um olhar mais abrangente do negócio, o que é ótimo para podermos pensar juntos nas melhores estratégias.
4) Nesses 3 meses usando a PlanD, quais resultados já obteve?
Como já pontuei, a PlanD nos ajuda primeiramente na organização de todos os dados em um só lugar e na agilidade da tomada de decisões. Além de um suporte bem próximo que sempre nos atende em nossas necessidades, inclusive com a criação de novos relatórios que precisamos.
Assim que contratamos a PlanD, nós adaptamos toda a nossa estrutura de análise de dados para a plataforma. Antes usávamos planilhas e outros recursos, e agora temos uma forma muito mais robusta e consolidada para acompanhar todos os indicadores e metas em uma única área logada. Esse foi o primeiro ponto que rendeu muita economia de tempo e otimização do trabalho, o que já é um resultado incrível para agilizar a operação com nossos clientes e focar melhor nas estratégias.
Outro fator bem importante é a facilidade para interpretar os relatórios de diferentes tipos e implantar respostas rápidas para os problemas. Por exemplo, temos um cliente do ramo alimentício que vende por atacado, quando percebemos que uma das campanhas estava estagnada fomos analisar a Curva ABC e, de forma muito simples, em apenas um clique, identificamos os melhores produtos para criação de novas campanhas. Esse ajuste rendeu ótimos resultados em vendas e lucro para o negócio.
5) Poderia dar alguns exemplos de como usa a PlanD com seus clientes? Tipos de análises, indicadores, etc.
Criamos os dashboards conforme os indicadores mais importantes para análise diária, então já deixamos em destaque no nosso painel uma tabela com a data, as impressões, as sessões, o faturamento, a quantidade de produtos, a taxa de conversão e as metas diárias que precisamos acessar.
Além disso, uma das plataformas que usamos com nossos clientes é a Tray, o que é excelente, pois a integração com a PlanD é muito completa e temos acesso a todas as informações de uma forma bem detalhada, rendendo vários insights importantes.
6) Quais recados gostaria de dar para gestores de e-commerce?
Muitos gestores e lojistas ainda acreditam que o sucesso ou o fracasso de um e-commerce depende do tráfego pago, mas existem muitas variáveis que influenciam em uma venda, como sazonalidade do mercado e do produto, grade do produto, estoque, otimização do site, check out, acompanhamento das metas e muito mais.
O gestor ou lojista que conseguir olhar para todos esses fatores, entenderá que ele não tem em mãos somente um site que vende online, ele tem um negócio, uma empresa com várias frentes que demandam atenção e estratégia, para muito além da gestão de tráfego.
Então, enfatizamos a importância de conhecer todas as métricas e ter uma visão 360° do negócio, e nesse ponto a análise de dados com a PlanD tem demonstrado ser uma ferramenta fundamental.
E então, gostou de saber como o Bruno utiliza nossa solução de dados para melhorar os resultados dos e-commerces que ele atende?
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