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Cases de Sucesso

Caso de Sucesso: Lucas Martins - quadruplicou suas vendas logo no primeiro trimestre!

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há 2 anos

Hoje, fechando o primeiro trimestre de 2023, estamos trazendo um Caso de Sucesso com números impactantes para comprovar que a análise de dados através da nossa ferramenta realmente cumpre o que promete, com melhoria de resultados já no primeiro trimestre do ano, período desafiador para todo o varejo.

Lucas Martins é gestor de e-commerce há mais de cinco anos e, com a PlanD, ele pode impulsionar ainda mais os resultados de seus clientes.

Em uma das lojas que atende, Lucas multiplicou o faturamento em 4 vezes no primeiro trimestre de 2022, em comparação ao ano anterior, além de melhorar outros indicadores importantes, tais como:

  • Aumento do ticket médio em 30%
  • Aumento da conversão do funil de vendas de 1,82% para 3,44%

Fazendo um comparativo entre 2023 e o ano anterior (2022), também houve crescimento já no primeiro trimestre:

  • Aumento do faturamento em 25%
  • Aumento do ticket médio em 10%
  • Melhora da conversão de 3,44% para 3,80%.

Diante desses números tão positivos, conversamos com o Lucas para saber mais sobre como ele utiliza a análise de dados em sua rotina para melhor tomada de decisões. 

Acompanhe:

PD: Olá Lucas, em todos esses anos de experiência trabalhando como Gestor de e-commerce, o que você poderia dizer para quem está começando agora?

Lucas: Como certeza, minha primeira dica seria - Esqueça as planilhas e contrate uma boa ferramenta de análise de dados, como a PlanD, para poupar seu tempo e recursos (risos). É verdade, eu particularmente, gosto das planilhas, mas não dá para negar que elas são complexas e tomam tempo. Usar dashboards dá a possibilidade de uma análise muito mais visual e robusta, pois você consegue ir direto ao ponto e trazer mais relevância para o uso dos dados no dia a dia.

 

PD: Conte um pouco pra gente como é a sua rotina de análise de dados.

Lucas: Todos os dias, pela manhã, eu analiso os dados do dia anterior e faço um comparativo dos últimos dias, já que aqui estabelecemos uma meta diária. Nossas análises diárias são para acompanhar o resumo que aparece no nosso dashboard e ver algumas métricas principais, como faturamento, número de compras, custo por compra, ROAS - que é o que dá o norte pra gente - e o ticket médio, que também é uma métrica muito importante. Já a análise semanal serve para nos dar informações mais robustas, com um maior volume de dados. Por mais que você analise dados todos os dias, para medir a performance do e-commerce o ideal é você coletar informações em maior quantidade e por um período maior, e só assim tomar decisões mais bruscas. Em se tratando de um dashboard padrão para nossa rotina, posso destacar algumas métricas bem relevantes para nossa tomada de decisão:

  • Análise de resultados de vendas, como dados de faturamento e ticket médio.
  • Análise de vendas de produtos por categoria para saber quais categorias estão vendendo mais e quais produtos por categorias estão tendo mais sucesso. Fazendo essa análise, sei o que está tendo mais demanda, quais são as preferências e desejos do meu público consumidor e assim focar meus anúncios nisso.
  • Outra análise que gosto muito de fazer é em relação ao Frete para identificar quais canais de frete estão sendo mais usados e quanto estamos gastando com frete, se o frete grátis realmente está valendo a pena ou não.
  • Outro indicador que eu gosto bastante é o faturamento por Região, ao saber quais são as Regiões onde a gente mais vende, é possível identificar novas oportunidades de negócios e criar estratégias diferenciadas por Região.

 

PD: Poderia contar um caso interessante onde a análise de dados teve papel fundamental para resolver um problema?

Lucas: Claro. Temos um grande cliente com um volume alto de vendas e faturamento. Porém, ao analisar o funil de vendas, notamos que estava tendo uma diferença muito grande entre pedidos realizados e pedidos pagos. Com isso, fizemos uma verificação em todo o site e vimos que ele estava com alguns problemas, a partir daí fizemos melhorias e otimizamos o check out para não perder mais vendas, a estratégia deu resultado. Uma outra coisa que fizemos foi implantar uma estratégia de recuperação dos pedidos não pagos, usando e-mail marketing e WhatsApp, isso nos ajudou a recuperar muitos pedidos, uma vez que o cliente estava pronto para comprar e só precisa daquela “mãozinha” (risos).

 

PD: Na sua opinião, qual o principal desafio para criar uma cultura de dados no seu e-commerce?

Lucas: Logo de início, o principal desafio para criar rotina é saber estruturar e entender bem o funil de vendas para você analisar, porque são as métricas do funil que vão te dar base para você direcionar as campanhas. Para saber se uma campanha está indo bem, está indo mal, se corresponde com o planejado. Então, entender bem o funil é o primeiro desafio e a partir disso fica mais fácil entender os outros indicadores que vão ajudar na tomada de decisões.

 

PD: E sobre as campanhas de marketing, poderia dar mais detalhes sobre como pensá-las de forma mais estratégica?

Lucas: Acredito ser fundamental pensar que campanhas do e-commerce se dividem em duas frentes. A primeira é o tráfego em si - levar as pessoas para o seu site - a segunda é a estrutura do e-commerce, a preparação para vender para os visitantes. 

Não basta você fazer um bom tráfego, ter tem bons números e levar muitos visitantes para o site, o que influencia na venda é você ter um site rápido, organizado, boas imagens dos produtos, boa descrição, boa oferta, boas condições para o cliente (fazer um frete grátis, cupom de  primeira compra).

Então você tem que ter um olhar 360º para tudo, porque só a campanha em si não vai vender. São um conjunto de coisas que impulsionam o faturamento e nesse ponto contar com a solução e o suporte da PlanD faz toda a diferença!

 

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