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4 Ações de marketing para a Black Friday 2023.

Christianne Bajon

Por: Christianne Bajon

Atualizado há um ano

A expectativa para a Black Friday 2023, que acontece no dia 24 de novembro, é otimista e promete aquecer o varejo online. De acordo com pesquisa realizada pelo Mercado Livre, metade dos brasileiros quer gastar mais nesta edição em comparação com a campanha de 2022. O e-commerce será ambiente de compra para 96% dos respondentes da pesquisa feita pelo marketplace. Entretanto, conquistar a atenção do público não é tão simples e requer ações de marketing bem planejadas e realizadas da forma correta. 

As campanhas de mídia, por exemplo, acabam tendo um custo mais alto por se tratar de um período no qual a procura e a oferta por produtos online aumenta. Neste cenário otimista, porém de alta competitividade, é fundamental planejar ações de marketing eficientes, que otimizem seus investimentos e tragam melhores resultados. 

Neste conteúdo separamos algumas dicas práticas relacionadas às ações de marketing que você pode aplicar ao seu e-commerce durante a Black Friday. Porém, antes de pensar em ações específicas, é importante conhecer bem seu público e definir seus canais de venda mais relevantes.

Conheça e se aproxime do seu público

A Propmark compartilhou um estudo da RTB House e da WGSN no qual apontou que 83% dos millennials afirmam ser importante compartilhar valores com as marcas. Já a pesquisa da Accenture, apurou que o consumidor brasileiro é o que mais está mudando no mundo, e 71% deles já consideram aspectos que vão muito além de valor e qualidade do produto na hora de fazer uma compra.

Isso mostra que os tradicionais descontos da Black Friday podem não ser suficientes para influenciar resultados de vendas expressivos, sendo necessário também investir em relacionamento e conexão com os consumidores

Então, antes de apenas definir a precificação dos seus produtos e os descontos que serão oferecidos, é importante pensar em estratégias que aproximem sua marca do consumidor, trabalhe awareness (consciência de marca) e consideração antes da Black Friday. 

Defina os principais canais de venda

Outro passo importante para definir suas ações de marketing, é escolher quais os canais de venda serão trabalhados por sua marca. Nessa etapa é fundamental conhecer bem quem são os consumidores do seu e-commerce, porque assim, você poderá começar a definir de forma assertiva quais serão os canais de venda durante a Black Friday. 

Lembre-se que não adianta querer estar presente em todos os canais ao mesmo tempo, pois nem sempre o seu público está em todos eles e também pode acabar sendo uma estratégia ruim para a logística do seu e-commerce. Então, escolha os canais onde realmente o seu público está e que podem impactar de forma positiva suas vendas.

Além de ter o seu e-commerce como o principal canal de vendas da sua estratégia, é necessário contar com outros para gerar vendas e atrair pessoas também. Para isso, existem dezenas de possibilidades de canais como Instagram Shopping, Loja do Facebook, Whatsapp Business, Google Ads, Google Shopping, Tik Tok Ads e YouTube.

Em meio a essas possibilidades, o Instagram Shopping, Whatsapp Business e o Google Shopping têm grande relevância. Por isso, fizemos uma curadoria de conteúdo com as melhores dicas para cada um desses canais. 

Para definir os canais de vendas, você pode olhar para o histórico de desempenho de cada um dos que já são utilizados no seu e-commerce. 

A PlanD, é uma solução de análise de dados que permite ter uma visão geral das diversas áreas do e-commerce, incluindo as vendas por canal. A partir de dashboards interativos e relatórios personalizados, você tem informações de diferentes canais para garantir melhores decisões baseadas em dados. 

Com os públicos bem traçados e os canais de vendas definidos, será o momento de planejar as ações de marketing. Confira no tópico a seguir algumas dicas valiosas!

4 Ações de marketing para Black Friday 2023

Além de definir a mecânica de descontos do seu e-commerce durante a Black Friday, é preciso determinar qual será a estratégia de divulgação das ofertas! Veja a seguir algumas ações de marketing para aplicar na sua loja.

1.Faça o básico bem feito

Antes de investir em ações que fujam do padrão e testar novas possibilidades, planeje e realize ações básicas com excelência. Crie cupons de descontos, que podem ser com um valor fixo ou porcentagem na compra de determinado produto ou categoria. Estude a possibilidade de oferecer frete grátis acima de um determinado valor.

Crie combos de produtos exclusivos para data (Leve 2 e pague 1) e ofereça brindes aos seus clientes em determinadas compras (podem até ser cupons de descontos para compras futuras). Faça ações de remarketing e e-mail marketing para recuperar carrinhos abandonados!

Com o básico bem planejado, você terá segurança para criar ações inovadoras para o seu e-commerce durante a Black Friday. 

2.Aposte na Black November e amplie suas ações

Você pode antecipar a divulgação e o período de vigência das suas ofertas para aproveitar a sazonalidade e trabalhar campanhas para diferentes produtos ao longo de todo o mês. Para isso é fundamental conhecer os produtos que se destacam e geram maior impacto em suas vendas para criar campanhas específicas para eles.

A PlanD é a ferramenta ideal para mais essa estratégia, já que temos análises exclusivas que te ajudam a entender esses números. Veja só:

Previsão de estoque - As análises da PlanD te ajudam a saber quais são os produtos mais importantes para seu negócio para que você não os deixe faltar.Também mostram a previsão do seu estoque com a duração estimada em dias para cada item do seu estoque. Assim fica mais fácil você identificar os produtos que estão acabando e precisam de reposição, ou até mesmo produtos em excesso que você poderia fazer campanha de queima de estoque.

Rejeição do site - Com a PlanD, você analisa todas as etapas do seu funil de vendas e a conversão de cada uma delas. Acompanha em qual etapa existem oportunidades para melhorar a conversão. Uma análise muito interessante que a PlanD disponibiliza é a comparação dos acessos em cada página de produto e sua respectiva venda. Esta análise é fundamental para identificar se determinado produto está vendendo pouco porque está com poucos acessos (pouco visualizado pelos usuários do seu site), ou se está sendo muito acessado, mas com pouca conversão. Isso pode ser a diferença entre você criar uma nova campanha para o produto (e aumentar os acessos), ou reduzir o preço para aumentar conversão.

3.Invista em Live Commerce

Esse formato de venda tem deixado de ser uma tendência e está cada vez mais perto de se tornar uma estratégia obrigatória para e-commerces de todos os segmentos e tamanhos, principalmente em datas como a Black Friday.

Para se ter uma ideia, a McKinsey prevê que, até 2026, o formato será responsável por 20% das vendas mundiais do e-commerce.

Em 2022, o Live Commerce foi um grande sucesso para e-commerces de diversos segmentos e com o crescimento nos investimentos e familiaridade do consumidor, a expectativa para a Black Friday de 2023 é que o formato supere os números passados. 

💡Live Commerce: conheça dados sobre uma tendência que veio para ficar

4.Venda para quem já é seu cliente

Quando o assunto são as campanhas de mídia, além de buscar usuários novos, também é interessante encontrar maneiras de reengajar a base de consumidores mais antigos.

E quer saber qual a ferramenta ideal para criar estratégias para reengajar seu público? A análise de compras recorrentes da PlanD!  Essa análise foi criada para que você possa saber o nível de recompra dos seus clientes no e-commerce. Com a PlanD, você analisa o histórico das suas vendas para identificar os clientes novos, ou seja, que fizeram o primeiro pedido pago no período, e os clientes recorrentes, que fizeram dois ou mais pedidos pagos no período selecionado. Você pode, inclusive, exportar uma tabela com o nome dos seus clientes recorrentes e criar campanhas exclusivas para eles. Essa funcionalidade faz total diferença na geração de insights importantes na hora de criar suas ações e aprimorar ainda mais a experiência dos seus clientes em sua loja. Muito bom, não é?

Saiba mais sobre esta funcionalidade CLICANDO AQUI.

A Black Friday é um período muito importante para as vendas online e para ter sucesso é necessário pensar de forma estratégica, desde o planejamento até o pós-venda . 

Para cumprir todas as etapas do seu planejamento com mais facilidade e assertividade, você pode contar com a solução da PlanD! Com ela você tem uma visão completa dos dados do seu e-commerce antes, durante e depois da Black Friday e, assim, tomar as melhores decisões para atingir suas metas.

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